A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett




Resenhas - A Princesinha


456 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Ester 25/08/2020

A princesinha - da infância para vida
Não sei nem como vou começar a falar de A Princesinha. Esse livro, que faz parte da minha história literária, e que finalmente tenho uma edição para chamar de minha.

🔹Todos os livros da série "O diário da princesa" da Meg Cabot trazem uma frase dessa história em suas aberturas.

A princesinha é um dos livros mais marcantes da minha infância, eu nunca o tinha lido por completo, mas sempre que estava disponível na biblioteca da escola eu o levava para casa.

Sara, a personagem principal me inspirou desde meus sete anos e estimulou minha imaginação de tal forma que assim como ela, as vezes não sabia diferenciar o mundo real do imaginário.

💭"Ela gostava de livros mais do que qualquer outra coisa..."
Essa é uma das frases que melhor me descreve!

Além do amor pelos livros, o orgulho sem prepotência, a imaginação e educação de Sara Crewe me fazem querer ser uma princesinha, mesmo como ela, em trapos e farrapos.

💭"É um triunfo bem maior ser uma princesa o tempo todo, quando ninguém sabe disso"

Se você tiver oportunidade, leia esse livro! Te desejo o mesmo quentinho no coração que tenho e tive com essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CCeQz_vDHRB/
comentários(0)comente



Fê.Almeida 26/08/2020

Representatividade
Esse livro representa para mim muito mais do uma história, ele foi o primeiro livro que eu li! O que me fez gostar e começar a dedicar a leitura, eu li ele bem novinha e entender ele antes e hoje já adulta em uma nova idade e por já ter visto várias coisas de como a vida é, ele me emociona e mostra que tudo tem o seu tempo certo. Ele significa muito para mim e tenho um sentimento de gratidão! Vale a pena a leitura e releitura porque é extremante atual a cada dia ?
comentários(0)comente



Elani Araújo 05/09/2020

Mesma autora do "Jardim secreto"
A autora que tem já história de vida muito interessante, traz a menina sara, com ingredientes já presentes em outros livros seus, como a Índia, a menina rica que passa a conviver com uma pobre e que sabe sobreviver nas adversidades que a vida lhe empregou. A leitura é muito gostosa e super vale a pena como leitura de cabeceira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camelo's 13/09/2020

A princesinha
Misericórdia como eu chorei lendo esse livro.
Teve momentos que meus olhos embaçaram completamente. A história é bem simples e linda! Me encantou como fazia muito tempo não acontecia.
comentários(0)comente



Coruja 15/09/2020

Esse livro está na minha lista para ler desde que descobri que a história dele se originara de um livro, e não do filme que assisti vezes sem fim na Sessão da Tarde. Não lembro quando fiz tal descoberta (talvez quando li pela primeira vez O Jardim Secreto?), e estive mais de uma vez para ir atrás da edição em inglês, mas adiei tanto que o livro afinal saiu traduzido, numa bela edição da Martin Claret. Em um caso clássico de paixão à primeira vista pela capa, coloquei ele no topo das minhas prioridades para aquisição… e aí levei quase um ano para finalmente lê-lo.

Estou feliz, contudo, por tê-lo adiado. Isso significou descobrir o livro pela primeira vez num momento em que andava precisando de uma história exatamente como essa: de esperança, superação, sobre como ser gentil não significa ser fraco; um daqueles contos para aquecer o coração, como uma boa xícara de chá (ou chocolate, a depender de sua preferência) e meias nos pés num dia de chuva e ventania. A Princesinha é um abraço, um livro que te acolhe; um mundo em que existem injustiças, sim, mas a bondade é recompensada. Ele não é um livro feliz sempre, mas é genuíno, com coisas que, às vezes, precisamos ser lembrados para continuar em frente.

Sara Crewe, uma criança precoce, é deixada num internato na Inglaterra pelo pai, um oficial inglês na Índia. Órfã de mãe, Sara é adorada pelo pai, que a mima de maneira absurda. A despeito disso, a garota cresce generosa e gentil com todos, afeita aos livros e com uma extraordinária imaginação e capacidade de criar histórias. Seus contos e sua postura - amada ou odiada a depender de quem se pergunte - rendem-lhe a alcunha de princesa. Tudo estaria bem, não fosse a súbita morte do pai e perda da fortuna da família, que fazem com que a diretora do internato - que nunca gostou da maneira madura e penetrante com que a menina a observava - transforme Sara numa criada sem quaisquer direitos. Do melhor quarto da casa, Sara é enviada para o sótão, para o frio, a fome, a servidão e uma carência quase completa de afeto.

O luto de Sara é profundo. A despeito de sua queda, contudo, ela não se deixa vencer. Por mais que o tantos - a senhorita Minchin, algumas das meninas da escola, a cozinheira e outros criados - obstinadamente tentem quebrar seu espírito, ela não deixa de lado seus princípios, sua compaixão, sua criatividade. E exatamente por isso, ela toca as pessoas ao seu redor, impacta a vida delas. Suas pequenas ações tornam o mundo melhor e há quem reaja a isso e melhore as coisas para Sara também.

Nossa protagonista se questiona no princípio do livro se ela é uma boa garota porque nunca teve dificuldade de sê-lo; na segunda parte da história a questão é respondida por cada um de seus atos. Como Sara mesmo diz, ela nunca tentou ser menos que uma princesa - no sentido de nunca ter perdido as estribeiras mesmo diante de indizível crueldade; de manter-se cuidando daqueles que a admiravam; e de buscar levar o bem a todos, ainda que sua própria situação fosse digna de pena. Por tudo isso, Sara é uma personagem que inspira respeito por sua postura, seu altruísmo, sua autenticidade e doçura.

O livro segue o enredo de que eu me lembrava do filme até um certo ponto. Contudo, o filme tentou dar um fim de conto de fadas em que tudo se resolve perfeitamente; diferente do livro, que é mais agridoce, ainda que satisfatório. Gosto das duas versões, mas acho que hoje preferiria a do livro. A Princesinha, no final das contas, é uma daquelas histórias que te partem o coração, mas aquecem a alma e, se te fazem chorar, é um choro que limpa e renova.


site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/09/a-princesinha-um-conto-sobre-forca.html
comentários(0)comente



Flávia Souza 17/09/2020

Delicadeza e força!
Quem disse que as crianças não ensinam? Foi um prazer aprender com a Sara, que força, que delicadeza e que ORIGINALIDADE!
comentários(0)comente



Nanda 22/09/2020

Favorito da vida
Sou completamente apaixonada por esse livro. Já li diversas vezes, em vários momentos diferentes da minha vida, e nunca me canso. É impossível não se encantar por Sara e sua história ?
comentários(0)comente



Thaa 25/09/2020

Um quentinho no coração
A Princesinha é um livro destinado aos sonhadores, aos que amam deixar a imaginação fluir até nos momentos mais difíceis. E, embora tenha como protagonista uma menininha aparentemente frágil, nos ensina a força que todos temos quando acreditamos na "magia" do que pode acontecer de mais bonito.
Um livro forte e aconchegante!
comentários(0)comente



Rita 01/10/2020

Amo
Adiei a leitura desse livro por muito tempo. O filme marcou tanto a minha infância que eu tinha medo de o livro me decepcionar porque eu esperava muito dele.
Não tinha motivo pra me preocupar.
O livro é lindo, várias lembranças do filme surgiram em minha mente lendo, mas é tão mais cheio de significados e a história é tão diferente em alguns pontos que me senti mais feliz e mais emocionada.
Há alguns pontos que dá pra criticar. A visão de Sara é elitista, inglesa e infantil, portanto ela não considera os problemas da dominação da Inglaterra sobre a Índia, por exemplo.
Não é um livro com objetivo de ter profundas críticas sociais, mas elas até que estão lá em certos detalhes.
Sara é uma criança tão sábia e madura em vários quesitos que aprendi muito com ela no filme e aprendi mais ainda agora no livro mesmo como adulta.
Eu amo essa história!
Eu amo esse livro!
Quero uma edição de luxo desse livro em português e se alguém souber de alguma em inglês aceito sugestões nesse idioma também.
Muitas emoções me acompanharam nesse livro!
Já que haverá um remake de O Jardim Secreto, deviam fazer de A Princesinha também! Aceito até iniciar uma campanha.
#Aprincesinhamereceremake
#Aprincesinhamereceediçãodeluxo
comentários(0)comente



Beca Sasso 25/10/2020

A magia novamente...
"A princesinha" de Frances Hodgson Burnett narra a história da jovem Sara, que é levada a estudar muito longe de onde nasceu (Índia!) e acaba passando por uma série de infortúnios terríveis. Tendo a imaginação como aliada, ela suporta o frio, a fome e a dor, mantendo sempre sua postura afinal... Ela é uma princesa.

Eu já havia lido "O jardim secreto" do mesmo autor, e no início da história eu quase confundi tudo, pois a ambientação também se inicia na índia. O autor mantém o mesmo discurso narrativo de "O jardim secreto", o de ensinar a respeito da Magia, aquela coisa estranha que faz milagres acontecerem, sorrisos desabrocharem e mudanças boas ocorrerem.

É uma história muito simples, muito bela, que traz uma moral muito forte sobre não esquecer suas raízes e não ser dominado pelas interperies da vida. Certamente vale a leitura.

Li a versão portuguesa (Portugal) disponível na Amazon Kindle e gostei bastante, caso alguém esteja com medo da leitura ser muito diferente da versão Brasileira e queira ler, é uma boa opção.
comentários(0)comente



geovanamarques 31/10/2020

Um livro doce
Quanta doçura emana da Sara, muita inocência e amor, uma história encantadora para crianças e adultos.
comentários(0)comente



Haime 13/11/2020

A princesinha
Aprendi com livro a guarda a essência do respeito, amor e o controle emocional independente das situações que rodeia.
Aquece o corações e trás um belo apredizado para adultos e criança.
comentários(0)comente



Gabi 15/11/2020

Encantador!
A história da pequena Sara me cativou. Que menina cheia de imaginação e força pra enfrentar de cabeça erguida as dificuldades.
comentários(0)comente



456 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR