A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Rita 01/10/2020

Amo
Adiei a leitura desse livro por muito tempo. O filme marcou tanto a minha infância que eu tinha medo de o livro me decepcionar porque eu esperava muito dele.
Não tinha motivo pra me preocupar.
O livro é lindo, várias lembranças do filme surgiram em minha mente lendo, mas é tão mais cheio de significados e a história é tão diferente em alguns pontos que me senti mais feliz e mais emocionada.
Há alguns pontos que dá pra criticar. A visão de Sara é elitista, inglesa e infantil, portanto ela não considera os problemas da dominação da Inglaterra sobre a Índia, por exemplo.
Não é um livro com objetivo de ter profundas críticas sociais, mas elas até que estão lá em certos detalhes.
Sara é uma criança tão sábia e madura em vários quesitos que aprendi muito com ela no filme e aprendi mais ainda agora no livro mesmo como adulta.
Eu amo essa história!
Eu amo esse livro!
Quero uma edição de luxo desse livro em português e se alguém souber de alguma em inglês aceito sugestões nesse idioma também.
Muitas emoções me acompanharam nesse livro!
Já que haverá um remake de O Jardim Secreto, deviam fazer de A Princesinha também! Aceito até iniciar uma campanha.
#Aprincesinhamereceremake
#Aprincesinhamereceediçãodeluxo

Beca Sasso 25/10/2020

A magia novamente...
"A princesinha" de Frances Hodgson Burnett narra a história da jovem Sara, que é levada a estudar muito longe de onde nasceu (Índia!) e acaba passando por uma série de infortúnios terríveis. Tendo a imaginação como aliada, ela suporta o frio, a fome e a dor, mantendo sempre sua postura afinal... Ela é uma princesa.

Eu já havia lido "O jardim secreto" do mesmo autor, e no início da história eu quase confundi tudo, pois a ambientação também se inicia na índia. O autor mantém o mesmo discurso narrativo de "O jardim secreto", o de ensinar a respeito da Magia, aquela coisa estranha que faz milagres acontecerem, sorrisos desabrocharem e mudanças boas ocorrerem.

É uma história muito simples, muito bela, que traz uma moral muito forte sobre não esquecer suas raízes e não ser dominado pelas interperies da vida. Certamente vale a leitura.

Li a versão portuguesa (Portugal) disponível na Amazon Kindle e gostei bastante, caso alguém esteja com medo da leitura ser muito diferente da versão Brasileira e queira ler, é uma boa opção.

geovanamarques 31/10/2020

Um livro doce
Quanta doçura emana da Sara, muita inocência e amor, uma história encantadora para crianças e adultos.

Haime 13/11/2020

A princesinha
Aprendi com livro a guarda a essência do respeito, amor e o controle emocional independente das situações que rodeia.
Aquece o corações e trás um belo apredizado para adultos e criança.

Gabi 15/11/2020

Encantador!
A história da pequena Sara me cativou. Que menina cheia de imaginação e força pra enfrentar de cabeça erguida as dificuldades.

Amanda.Camasmie 25/11/2020

Livro surpreendente
Comecei a ler o livro porque desde pequena assisti o filme que foi inspirado pelo livro. E para a minha surpresa o livro é imensamente melhor que o filme, não vou entender porque foi mudado tanta coisa, já que o texto original é fantástico.
É uma história que conta sobre uma menina que foi levada para a Inglaterra para estudar em um internato e mostra como ela lida com as situações difíceis que perpassam sua vida. Mostra a imaginação e criatividade de uma criança rodeada pelos livros e como isso fez com que ela fosse empática e adorada pela maioria.
É uma leitura gostosa e que vale super a pena, principalmente para crianças, já que a linguagem não é difícil.

Alana 07/12/2020

A Princesinha
Sara Crewe, uma menina rica, trazida da Índia por seu pai, começa a estudar em um internato para moças em Londres. Muito apegada ao pai, pois perdeu sua mãe muito cedo, Sara sofre com a separação, mas segue em frente de maneira muito valente, apesar seus 7 anos de idade. Antes de ir embora, seu pai, o Capitão Crewe, compra tudo do bom e do melhor para a filha e exige que a mesma fique no melhor quarto da escola.
Com tanta riqueza, era de se esperar que Sara fosse uma criança arrogante e birrenta. Mas para a surpresa de todos, ela era totalmente o oposto. Enquanto todos desprezavam e ignoravam a existência de Becky, por exemplo, a criada de pele escura da escola, Sara sempre estava tentando tornar sua vida um pouco mais fácil, conversando e dando presentes.
Logo Sara conquista a todos na escola e vira a menina favorita, todas as colegas a adoravam. Duas pessoas, no entanto, jamais conseguiam gostar dela, sua colega Lavínia e a diretora da escola, Srta. Minchin. Lavínia sentia inveja da popularidade da colega, já a Srta. Minchin, via em Sara a personificação de todos os seus desejos de infância, aos quais ela nunca conseguiu atingir.
Tudo ia bem até o dia do aniversário de 11 anos de Sara, neste dia ela ficou sabendo que seu pai havia morrido e a deixara sem nenhum dinheiro. A Srta. Minchin, cheia de raiva, aceitou ficar "cuidando" dela, agora que estava órfã, mas a obrigou a trabalhar por este sustento. Sendo assim, Sara passou a ser criada da escola, junto a Becky.
Apesar de toda a sua desgraça e pobreza, Sara jamais perdeu seu espírito generoso e humilde. Passava por diversas humilhações por parte de Lavínia e da Srta. Minchin e, mesmo assim, jamais perdia a postura e sua visão otimista da vida. "Quando você não cede à raiva, as pessoas sabem que você é mais forte do que elas, porque é forte o suficiente para conter a sua fúria enquanto elas não são, e elas dizem coisas estúpidas que depois gostariam de não ter dito. Não há nada tão forte quanto a raiva, exceto o que nos faz contê-la; isso é mais forte. É bom não responder os inimigos. Eu quase nunca o faço."
Para fugir de seu luto, esquecer um pouco a fome e sobreviver a todos os abusos que sofria, Sara imaginava que era uma princesa. "Quando as coisas estão horríveis, totalmente horríveis, imagino com a maior intensidade possível que sou uma princesa. Digo para mim mesma: 'Sou uma princesa, e uma princesa fada, e porque sou uma fada nada pode me ferir ou me deixar desconfortável'."
O livro é muito emocionante e a história de Sara é um exemplo de força e superação. Ao final do livro ela tem uma boa mudança em sua desgraça, mas não vou contar para não estragar a surpresa.
Nos anos 90 foi feito um filme baseado neste livro, é meu filme favorito da infância e ter enfim podido ler o livro, foi umas das melhores realizações de minha vida literária. No filme foram feitas diversas mudanças na história (o que sabemos ser uma prática normal), mas as duas obras são maravilhosas, em minha opinião, e o filme continua sendo muito emocionante para mim.

Assis 09/12/2020

Indicação
Este é o tipo de clássico que todos deveríamos ler quando crianças e mesmo quando adultos.
Após anos de enrolação, finalmente li Princesinha e meus amigos... Que experiência maravilhosa.
A Sara é um exemplo de respeito, educação e inteligência emocional que todos devemos seguir.
A história começou de um jeito e eu pensei que já sabia tudo que iria acontecer, então o rumo muda e a vida Sara vira de cabeça pra baixo( Não tinha lido nenhuma sinopse)
Enfim, recomendo a leitura para todos que gostaram de O Jardim Secreto e outros clássicos juvenis

Bárbara 31/12/2020

Emocionante!
É possível ter fé e resiliência apesar das adversidades da vida? A imaginação e a esperança podem trazer salvação?

Sara Crewe é uma criança feliz, apesar de ser órfã de mãe. Vive com seu pai na Índia e tem uma vida confortável, até que ele precisa deixá-la num colégio interno apenas para meninas, o Educatio Seleto para Jovens Damas. O Capitão Crewe, homem bastante rico, satisfaz todas as vontades da filha. À primeira vista, poderíamos pensar que Sara seria uma chata. Todavia, ela é uma criança que ama ler e é educada com todos, além de bastante inteligente.

Justamente por seu comportamento, Sara desperta amizades sinceras, como com Ermengarde, Lottie e Beckie, uma garotinha explorada na escola como empregada, e inimizades ferrenhas. Imaginativa como só ela, é capaz de construir histórias e de sonhar sempre com boas notícias. A saudade do pai e da sua vida no outro continente são motes sempre presentes. Todavia, seu jeito expansivo e cativante desperta a inveja da diretora da escola, Miss Minchin.

Uma reviravolta ocorre quando o pai de Sara é dado como morto; Sara vê-se na condição de rejeitada na escola, passando a ser uma empregada do lugar. Sem direito a nada do que estava acostumada, as bonecas, vestidos e mimos passam a ser lembranças de uma vida que parece sequer ter existido. E o que poderia ser a ruína da garota passa a ser a sua salvação, pois é a imaginação que a faz suportar os dias frios e o lugar insalubre onde passa a morar. Nesse meio tempo, ela conhece o vizinho da casa, um indiano bastante doente, através da janela de seu quarto. Ele está numa missão, encontrar uma garotinha perdida e quitar uma dívida de gratidão para com uma pessoa querida.

Uma história emocionante, que mostra a força da esperança, e que devemos ter a garra para não perdê-la, mesmo nos piores momentos. Há uma mensagem bastante clara no livro: a de que ter bons pensamentos e boas ações são sempre recompensáveis.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Sol 31/12/2020

Um livro fofinho, com as reviravoltas previsíveis, mas, talvez por ter sido base de inspiração para outras obras.

Liz 31/12/2020

Se você assistiu o filme na infância (como toda adaptação tem algumas coisas diferentes do livro mas nada absurdo) vai se encantar com o livro sobre a história da pequena Sara.

Gaby.Ferraz 06/01/2021

Gostei bastante apesar de ser um livro infantil retrata acontecimentos que revelam como as pessoas podem ser quando se trata de posses materiais.

Jessica1248 11/01/2021

Essa era uma das minhas histórias favoritas quando criança. Eu amava o filme e amei saber que era baseado em um livro. Mas como sempre a experiência de um filme nem se quer chega perto de ler um bom livro.

As escrita é bem fluida e te prende do começo ao fim com uma protagonista carismática que te faz sentir a sua dor. Me vi inúmeras vezes chorando com ela.

Duda 16/01/2021

Muito fofo!!
O único grande problema desse livro foi que a tradução é portuguesa, mas é a que tem no unlimited...
Mas pra quem gostava muito do filme na infancia vai ser muito legal visitar a historia original e comparar com as mudanças do livro. A Sara é uma fofa e não tem como não se apaixonar!
Mas é um livro para crianças, então tem umas lições de moral que quando ja somos adultas achamos meio "bleh"...