A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Mateus 27/11/2011

Quando encontrei o livro A Princesinha pela primeira vez, o título me soou um tanto familiar, mas não me lembrei de imediato do que se tratava. Quando li sua sinopse, porém, me veio à mente um gostinho de infância, de dias felizes e divertidos, em que tudo o que via e assistia me fascinava imensamente. Lembrei então do filme A Princesinha, que havia assistido quando era bem pequeno, há tantos anos atrás, e que gostara tanto. Cheio de curiosidade, logo comecei a ler.

A Princesinha narra a história de Sara Crewe, uma garota extremamente rica, inteligente e com um enorme coração. Vivendo em um colégio interno, se torna o centro das atenções por sua riqueza e nobreza. Quando um terrível incidente ocorre, perde sua fortuna e se torna a empregada da escola, passando humilhação, fome e frio. Mas algo que não perde é seu coração generoso e sua capacidade de imaginar o melhor de tudo nas piores situações possíveis.

Sara é uma daquelas personagens tão marcantes que se tornam inesquecíveis. Ao final do livro, todos os leitores querem conhecer alguém como ela, ou até mesmo ser e agir como Sara. Sua mente é tão encantadora e seu modo ingênuo de ver o mundo tão fascinante, que Sara Crewe deixa qualquer leitor com um sorriso bobo no rosto.

Frances Hodgson Burnett é um ícone da literatura infantil do século XX. Também de sua autoria, temos os marcantes O Jardim Secreto e O Pequeno Lorde. Mas esta obra sem dúvida é a mais brilhante. Mais do que uma simples história, A Princesinha diverte, comove e apaixona. Se existissem mais mentes como as de Sara Crewe, o mundo seria um lugar muito mais suportável e maravilhoso de se viver.
hpsoares 28/07/2012minha estante
Sou tremendamente apaixonada por esse livro, Sara é encantadora, e realmente, se existissem mais mentes como a dela, o mundo seria um lugar muito mais suportável e maravilhoso *-*

Helena.Moreira 01/02/2021

Estou encantada com esse livro. A pureza das atitudes da Sarah são de tocar o coração. Ela pode não ser uma princesa de verdade, mas suas atitudes são as mais nobres possíveis, até quando seu mundo desmorona.
Suuuuper recomendo. É uma daqueles livros que dão esperança de um mundo melhor.
Camilla.Conti 02/02/2021minha estante
quero ler esse! vc tem físico?

Ana Flávia 09/12/2023

Quero ter uma filha igual a Sara
Que livro lindo! Arrisco dizer que gostei mais desse livro do que de O Jardim Secreto, que é perfeito também!
Helô 03/01/2024minha estante
Eu amo A Princesinha e ODEIO o Jardim Secreto. Sla como kkk

Nathy @peculiareslivros 03/03/2022

Perfeito
Eu realmente não sei muito o que dizer além de que esse livro me tocou demais, a leitura foi muito rápida e ainda assim emocionante, cheia de lições incríveis. Deve ser lido por todos, e gostaria muito de ver mais obras da autora também!

Ah, além disso, como sempre, a edição da Wish está incrível!
Rafaela.Polanczyk 03/03/2022minha estante
Aaai eu amo demais esse livro! O Jardim Secreto é outro dela que é muito amor

Vinícius L 01/08/2021

Meu novo livro preferido?
Eu não sei explicar o que me encanta tanto neste livro. O que eu sei é que, em vários capítulos, ele me faz chorar; em várias passagens, ele me faz sentir a dor de personagens, assim como, em muitos momentos, aqueceu meu coração e me lembrou que o amor existe.

Pra mim, este é essencialmente um livro sobre amor, sobre empatia e, principalmente, sobre esperança.

Possivelmente, é meu novo livro preferido.
Mônica B. Lopes 06/08/2021minha estante
Chorei muito com essa história

Vanessa 23/08/2010

Magnífico *-*
foi o livro que me ensinou a gostar de ler... e me deu todo um aprendizado de vida, muito bom mesmo.

Bárbara :) 18/06/2010

É adorável!
É uma linda história. Recomendável para todas as idades. Havia assistido o filme várias vezes e só agora me interessei pela leitura dessa história. O final do livro é bem diferente do filme, sendo mais coerente com a história de Sara e menos dramático. Emocionante!

Ingridy Rayane 07/02/2010

A Princesinha
Este é um livro sem igual.
Há muito tempo eu não lia algo assim, tão simples e profundo.
A história de Sara é um misto de deliciosa fantasia e dura realidade.
Recomendado para todas as idades.

Raissa36 19/07/2013

Emocionante
O livro me fez sentir uma vontade de voltar a ser criança, e inventar vários mundos diferentes para me fazer fugir da realidade. Assim como Sara Crewe fazia nos bons e ruins momentos de sua vida. Sua habilidade de ver o lado bom das coisas é tão puro, que me fez chorar em várias partes do livro.
Nasceu rica e teve um ótimo pai a quem amava de todo coração, e quando o perdeu continuou sendo “uma princesa”, nunca abandonou seus bons modos, mesmo sofrendo bastante nas mãos da Miss Minchin, que fazia de tudo pra atormentar a vida da pobre Sara, só por ela não ter mais o dinheiro que tinha antes do seu pai morrer.
Quando os indianos entraram na história, juntamente com a família do amigo do pai de sara, a emoção dos acontecimentos seguintes me deixaram tão feliz e tão emocionada que conter as lágrimas foi impossível.
E mesmo com minha idade decidi que agirei como Sara sendo uma princesa em todas as situações e não permitirei que ninguém faça eu me sentir pra baixo.

Sarah 11/09/2009

Minha história preferida (L.
A melhor historia de todos os tempos, linda e perfeita *-* eu cresci com essa historia e aprendi muito com ela.
Sarah pra sempre ♥

Debora_ribarski 04/12/2013

Lembro que o filme "A princesinha", baseado no livro, era um dos meus filmes favoritos na infância.
Naquela época, princesas não estavam na moda e, na verdade, essa pequena história pouco tem a ver com isso.

O que mais me prendia era o teor "fantástico". E isso apareceu ainda mais no livro, o que foi encantador!
Muito triste, é verdade. Quando as coisas estão ruins, ficam piores.
E Sara é uma criança tão imaginativa, sonhadora! É incrível como, com suas "ideias" a autora consegue transformar uma narrativa triste em algo tão bonito!

É lindo e extremamente tocante! É como se eu conseguisse olhar o mundo como uma criança novamente e viajar, longe, longe... criando mil histórias, dando um outro sentido pra dura realidade.

Sanoli 11/07/2014

A princesa sem o príncipe
Cinderela as avessas, essa história nos cativa pelo forte apelo humano.
Para ler e reler!

Ana 20/07/2014

Fiquei interessada na história porque todos os livros do "Diário da Princesa" começam com citações fofinhas de "A princesinha", e eu fiquei com vontade de conhecê-lo. Enfim, a história é ainda mais fofa do que eu poderia imaginar. Sério. Muito muito muito fofa. A autora, Frances Hodgson Burnett, escreve maravilhosamente bem, gosto muito deste e de outro livro dela, "O jardim secreto". Não sei se ela publicou mais livros, se sim, eu adoraria lê-los!! Enfim. "A princesinha" é a história de uma (tantantantan...uma plebeia? uma mendiga? uma condessa?) princesinha, como vocês bem podem imaginar. Ela é uma menina muito amada (entenda-se mimada) pelo pai rico. Gente mimada normalmente se torna (ou acostuma-se a ser) insuportável, mas Sara não: ela cresce em sabedoria e em graça. Duvido que haja personagem mais meiga e principesca em toda a literatura. Ela ajuda as pessoas, e é gentil, e não reclama de nada, nem quando sua sorte muda (ops, spoiler). Meu projeto de vida é ser como ela.

Maria 10/10/2014

a princesinha
o livro é espetacular! ,pois fala de uma menina chamada Sara e tinha um pai chamado capitão Crewe que a mandou a um lugar.Em suas aula de
francês ela não conseguia aprender...
Depois das aulas da professora Miss Minchim ela começou a entender.
Seu pai sempre mandava livro para Sara.Ela sempre era triste pois sua mãe morreu no parto.Miss Minche tratava Sara super bem pois seu pai era rico.
gostou!