RAMBO

RAMBO David Morrell
David Morrell

Resenhas - RAMBO

Leo 26/03/2009

Gostei muito do livro pois apresenta o Rambo como um personagem com sérios problemas psicológicos diferentemente do filme.

Ele não é um heroi é apenas uma pessoa que foi magoada e deixada de lado por quem confiava.

Graças a seu conhecimento tatico-militar torna-se uma verdadeira maquina de matar fazendo um inferno para os policiais da cidadezinha mal acostumados em prender ladrões de galinha.

Achei muito bem elaborado também o relacionamento do Cel Trautman com Rambo e seu orgulho em ver a capacidade do anti-heroi de agir em meio de tanta adversidade e sem recursos.

O final diferente do filme, não podia ser de outra maneira pois a situação chega em um ponto que aos olhos de Rambo tudo fica irrelevante e não existe perspectiva alguma.

Tiago.Guedes 26/03/2024

O exercito de um homem só
Comecei a ler "Primeiro Sangue" com a expectativa de encontrar a história de ação que marcou o filme com Sylvester Stallone. Mas logo me deparei com algo muito mais profundo: um retrato brutal e visceral dos traumas da guerra e da solidão de um veterano do Vietnã.

John Rambo, protagonista do livro, não é o herói musculoso e invencível do cinema. Ele é um homem atormentado por pesadelos, flashbacks e paranoia, buscando apenas um lugar para se esconder do mundo e de seus próprios demônios.

A narrativa de David Morrell é tensa e implacável, mergulhando na mente de Rambo enquanto ele é perseguido por um xerife implacável e sua equipe. A violência é crua e realista, sem glorificação, mostrando o lado mais brutal da guerra e suas consequências.

O que me impressionou mais foi a complexidade dos personagens. Rambo não é um santo, e o xerife Teasle, apesar de antagonista, não é um vilão unidimensional. Ambos são vítimas de suas próprias circunstâncias, lutando em uma guerra que ninguém vence.

"Primeiro Sangue" é um livro perturbador, mas também profundamente humano. É um lembrete visceral dos horrores da guerra e do preço que os soldados pagam, mesmo após o fim do conflito.

sosophia 23/04/2023

Um só fôlego
Ler First Blood, foi... surpreendente. É um livro que você pega ao acaso, começa a folhear sem nenhuma expectativa, só de bobeira e acaba se surpreendendo. Não assisti ainda aos filmes do Rambo, então não posso comparar, e por mais que o livro aborde umas questões de background das guerras de ambos os personagens principais, eu não acho que chega a abordar o psicológico deles. Isso aparece de forma bem rasa e vez outra, não é grande questão de questionamentos ou impulsionador de narrativa. E isso não é exatamente ruim, pois bem, é um livro de ação, e nesse quesito ele é maravilhoso. É tensão atrás de tenção, tragédias que poderiam ser evitadas mas que acontecem da pior forma possível... é de fato para ler de um só fôlego. Não fiquei em nenhum momento desinteressada pelo próximo acontecimento e como (principalmente) o Rambo iria lidar com eles.
Não é um livro surpreendente, nem revolucionário, é um livro de ação pra você se divertir enquanto acompanha a tensão

Tatianees 18/04/2024

Minha infância destruida em pouca páginas 😅

Um amigo me contou que o filme Rambo foi baseado nesse livro. Não fazia ideia. Cresci assistindo os filmes dele, tendo o personagem como referência de heroi.
Admito que não recordo praticamente nada dos filmes (assisti somente nos anos 90), mas na minha cabeça sempre ficou gravado que Rambo era uma especie de super heroi, um grande guerreiro.

Fui surpreendida logo nas primeiras páginas com Rambo matando um policial inocente. Daí para frente, só desanda. O livro tem pouco mais de 200 páginas, é ação do inicio ao fim.
Ele foi escrito nos anos 70, mostra bem como as pessoas não sabiam lidar com o estresse pós-traumático sofrido pelos soldados.
A história começa com uma disputa de egos entre Rambo e um Xerife. E por toda a leitura ficamos pensando como toda aquela violência podia ter sido facilmente evitada.
Gostei muito do livro, para mim foi bem dificil lida com um
Rambo anti heroi. Eu queria torce pelo Xerife, mas quando via, já estava do lado do Rambo.
Julia Romão 18/04/2024minha estante
Desbloqueou minha memória afetiva do filme (tbm só assisti nos anos 90 e não lembro de nada kkkkkk)... Fiquei curiosa em ler

LeMMy-THT 14/03/2018

Rambo - Programado para MATAR !
Apesar da premissa, o livro e o filme são bem diferentes um do outro, já começando pela contagem de corpos que o livro apresenta. Se no filme Rambo é um herói de guerra com traumas das torturas e terrores da guerra, no livro ele é um completo psicótico, e quando o Xerife resolve descarregar sua frustração em cima dele, toda essa raiva reprimida acaba caindo em cima daqueles que ficarem na frente de Rambo e a sua sede de vingança. Tem pessoas estripadas, degoladas, fuziladas, queimadas, explodidas e etc, e um final pra lá de perturbador. Livro muito bom, trata de vários assuntos relevantes para a época e alguns permanecem relevantes até hoje. David Morrell ainda escreveu varias historias sobre o Rambo, e mais duas continuações, uma lançada aqui no Brasil como Rambo II - A Missão e Rambo III nunca lançada no Brasil.
Livro mais que recomendado !!!

Andre.Gomes 02/06/2020

Diferente do Filme
No livro o personagem é falastrão, arrogante e perigoso. Recentemente retornado do conflito sem sentido no Vietnã, é um homem que pode levar uma provacação até as ultimas consequências, principalmente devido a confiança que tem em seu treinamento militar. Trautman é apenas o comandante que emitia ordens durante o treinamento, portanto Rambo nem o conhecia pessoalmente, apenas a sua voz que saia pelo autofalante do batalhão onde foi treinado. Com o final bem diferente do filme, o autor deixa claro que a história termina ali. Os livros seguintes, apesar de possuirem boas narrativas, serviram apenas para promover os outros filmes.
Gaby 20/07/2020minha estante
Oi! Você leu a versão em português ou em inglês? Estou procurando esse livro em português mas não encontro em lugar algum...se tiver e quiser trocar para leitura ou vendê-lo, por favor me avise!

Nina 01/01/2024

Liberdade e direitos
Eu não fazia ideia que o filme era baseado em um livro e que seria um livro tão bom.
Para mim Rambo e Teasle são os dois lados de uma mesma moeda. São dois personagens profundos e ambíguos que dificultam nossa capacidade de julgar quem está certo e quem está errado.
A narrativa é frenética, intensa e bem imersiva. Eu recomendo ler esse livro de uma vez, sem fazer pausas. Isso com certeza melhora a experiência.

Thiago.Silva 31/12/2021

Drama psicológico
A primeira vista quem conhece apenas a franquia de filmes imagina uma história de ação, porém o foco da história é o drama psicológico de um ex combatente na tentativa de se inserir na sociedade.
O filme tratou muito superficialmente do assunto e os personagens lá apresentados são muito caricatos, no livros eles tem muito mais tons e profundidade.
Um excelente livro para quem gosta de drama e ação juntos.
O livro tem linguagem um pouco difícil e exige inglês intermediário, você terá que recorrer ao significado de muitas palavras específicas de sobrevivência e atividades militares.

Lucas 07/09/2023

Que surpresa
Que bela surpresa, é um livro que te prende do início ao fim. Eu fui sem acreditar muito, me lembrava do filme e pensava como que um livro disso pode ser bom, e não poderia estar mais errado.

Sim, é um livro de ação, mas o personagem do Rambo é muito interessante, não tem o romantismo do filme, aqui tem sangue, muito sangue.

Acho que esse o primeiro livro de ação que li, é que adorei..... vcs vão se surpreender com o livro.

Rebeca_Augsten 06/01/2023

First Blood - David Morrell
Depois de assistir o filme fiquei curiosa em saber como é o livro, já que o autor do livro foi roteirista do filme.
Como era de se esperar o filme e o livro são bastante semelhantes, a diferença está na profundidade dos personagens principais.
O filme tem o Rambo como um simples herói de ação e o Xerife Teasle como um vilão genérico, no livro os dois personagens têm histórias para além do conflito entre eles.
Contudo, eu acho que First Blood é um livro para quando você não tem mais nada para ler, porque é uma história básica.

Carlos770 17/07/2023

John Rambo Calça Quadrada
Clássico da literatura de ação. Merecia uma nova edição. Esse livro exala tanta testosterona que me fez atingir a puberdade pela segunda vez. Faz o filme parecer um episódio de Bob Esponja.

Leandro423 05/09/2023

Contém possíveis spoilers
Bom livro, gostei, aliás se o filme tivesse seguido essa linha, com mais sangue e tripas acho que seria mais interessante.

Pra quem não sabe esse livro é que baseou o filme Rambo: Programado para matar, então o enredo é basicamente ao filme mas tem muito mais morte, sangue, tripa.

Uma coisa que ficou sem explicação é como Rambo saiu da caverna e chegou na cidade para confrontar o xerife, parece que o autor deu uma acelerada na intenção de terminar rápido.

Me decepcionei com o Capitão Trautman, pq enquanto no filme ele protege o Rambo, inclusive salta a famosa frase "não vim salvar o Rambo de vcs, vim salvar vcs de Rambo", no livro achei ele muito 🤬 #$%!& que queria matar o Rambo e não deu nenhum suporte.

Enfim, pra quem gosta de um pouco de violência vale a pena ler.
Tatianees 18/04/2024minha estante
No filme o Rambo não matou ninguém, no livro, quando o capitão chega, Rambo já matou mais de uma dúzia. Ele não tinha como fazer nada, além só que fez, pedi pra ele se entregar e sair com vida de toda a confusão.

Diego 29/10/2023

Isso não é um filme de Hollywood
Uau, a relação do rambo " Rapaz " e teasle e mt mais profunda no livro.
O rambo do livro não é um herói como no filme, ele é mais brutal.
No final os dois desejavam por isso, rambo por ser um combatente nato e acabar adquirindo um gosto pela guerra, e teasle pela forma que ele se sente no final.
O que vemos no livro parte de uma fuga para um combate sangrento até a morte.

SAMUEL 07/01/2024

Bom, porém ruim.
Uma boa história, bem mais densa que a do filme, e mais triste também. Mas o livro é extremamente cansativo, longas sequências repetitivas que nunca terminam nem chegam a lugar algum. Se resolveria bem melhor com metade das páginas.