Mundo fantasma

Mundo fantasma Daniel Clowes

Resenhas - Mundo Fantasma

Cilmara Lopes 10/09/2017

Uma bd indispensável!
Nossa! Achar essa hq foi uma saga e entender a origem dessa edição específica (de Portugal) rendeu uma pesquisa e tanto.
Do Clowes eu já havia lido "Wilson", "Como uma luva de veludo moldada em ferro" e "Paciência", exatamente nessa ordem e não parei mais de procurar tudo que ele já escreveu.
Sua escrita é inebriada de uma sátira combinada com melancolia que mostram o cotidiano, a vida de uma forma mais cara a cara, sem rodeios ou encantos falsos.
Nessa hq, conhecemos Eni e Rebecca, amigas há muito tempo e recém formadas no ginásio.
Questionamentos existencialistas sobre a incerteza do futuro e a resistência para seguir a banalidade do "apenas" estudar - trabalhar - morrer. Sem contar as buscas constantes para sair do tédio social.
Dentro dessa narrativa percebermos o amadurecimento de ambas, cada uma com uma visão bem diferente do que é contentamento, o que acaba por separá-las, mas tudo isso ocorre de forma bem desenvolta, é natural.
Vale destacar as referências de filmes, seriados e músicas, como por exemplo o filme "Mod Squad", a banda " Ramones" e alguns bons blues.
A arte dispensa elogios, é sempre um deleite para mim ver os traços tão peculiares do Clowes.
Essa hq rendeu um filme que foi indicado ao oscar em 2001, eu já tinha assistido antes da leitura e não influenciou, é uma representação muito boa e convincente do que o Clowes quis passar na hq.
Diria que é uma leitura indispensável para quem curte o autor e hqs undergrounds. ??

Mayara.Neris 06/09/2013

Mundo Fantasma, Daniel Clowes
Sabe aquele campo que existe nos sites de compra pra colocar o e-mail quando algum produto que você deseja está indisponível? Então, por causa desse cômodo aviso eu finalmente pude colocar minhas mãos ansiosas em cima da tão aclamada HQ Mundo Fantasma - o que eu considero uma conquista visto que foi publicado como livro originalmente em 1997 e só em 2011 foi lançado no Brasil pela tímida Gal Editora.

Daniel Clowes, o autor, nos submerge no universo de duas personagens ácidas, Enid e Rebecca. Elas são melhores amigas e passam os dias pós fim de Ensino Médio observando como o mundo que as cerca é sem graça, repleto de pessoas óbvias com gostos tediosos.

Beirando o fútil de maneira inerente e agora com tempo de sobra para os sarcasmos de praxe, elas narram suas impressões sobre qualquer pessoa, qualquer lugar e qualquer coisa que cruzem (ou não) o caminho delas. Caminho esse que há desde um casal satanista na cafeteria favorita delas, a um moço que espera passar um ônibus que saiu de linha há muito tempo.

Para elas, tudo parece apenas diversão até que uma nuvem de insegurança começa a pairar sob suas cabeças enquanto o tempo passa. A insegurança, aqui, podemos chamar de Vida Adulta. E quanto mais as meninas se aproximam dessa Vida Adulta, mais estremecida a relação delas fica. E isso parece machucar bastante.

Desenhando em tons de cores branca, preta e um verde meio azulado (talvez fazendo alusão ao mundo fantasmagórico de tédio que cerca as personagens), Daniel Clowes captura de forma clara e dolorosa a dificuldade que alguns têm de largar de vez a adolescência e os escudos que são usados para essa fuga que, no caso de Mundo Fantasma é, sem dúvida alguma, o cinismo.

site: http://www.outrapagina.com/blog/mundo-fantasma-daniel-clowes/

Bruno 10/09/2012

Mundo Fantasma
Em meio a obras mais comerciais, a Gal Editora tem lançado quadrinhos bastante interessantes ultimamente - e algumas destas obras vinham sendo ignoradas por outras editoras brasileiras. Senão, como explicar o fato de Mundo Fantasma, gibi cult de Daniel Clowes, não ter sido lançado no Brasil até recentemente? Mundo Fantasma foi publicado em episódios originalmente na revista Eightball entre 1993 e 1997, venceu o prêmio Ignatz de melhor graphic novel em 98, e vem sendo incensado pela crítica desde então. Foi transformado em filme em 2001, e pelo roteiro desta produção Clowes venceu o Oscar.

Mundo Fantasma relata alguns dias na vida das adolescentes Enid e Rebecca, duas amigas inseparáveis que vivem numa cidade do interior dos EUA. Através de suas andanças aparentemente aleatórias pela vizinhança, passamos a conhecer um pouco sobre suas neuroses, suas opiniões corrosivas sobre praticamente qualquer pessoa que encontram, além do seus medos sobre o futuro incerto que as aguarda. Coisas bem de adolescente mesmo - embora o autor dê a entender que a situação não melhora tanto na vida adulta. Enquanto conversam, Enid e Rebecca encontram uma galeria de personagens cujas personalidades variam entre o patético e o bizarro - embora sejam assustadoramente realistas, do tiozinho solitário que procura namoradas em anúncios ao cara que envia cartas a serial killers e anda com ex-padres pedófilos.

Como foi publicado originalmente em capítulos, o álbum é composto por vários episódios auto-contidos. Não há um enredo no sentido mais comum do termo, não existe um grande acontecimento ou um problema a ser resolvido. É um pouco como a vida, quando a monotonia do cotidiano é quebrada apenas por alguns dramas pessoais. Daniel Clowes conseguiu o que muitos tentam: criar uma HQ verdadeiramente realista, com diálogos críveis, mas não maçantes. Os desenhos são naturalistas também, bem ao estilo dos quadrinhistas independentes dos Estados Unidos. Caso esteja curioso antes de ler este gibi, conheça os desenhos de Clowes no videoclipe I Don Wanna Grow Up, dos Ramones.

É bom frisar: este álbum não é para todos. O fato de não ter um enredo convencional pode até afastar quem não tem costume de ler quadrinhos underground. As protagonistas nem sempre são simpáticas - principalmente no caso de Enid, que muitas vezes é irritante com seu niilismo. Mas se você é um adolescente, um jovem adulto ou apenas uma pessoa de gosto mais eclético, dê uma chance ao triste Mundo Fantasma de Daniel Clowes.

Originalmente escrito para o site Almanaque Virtual