Drácula, O Covil do Verme Branco e mais cinco histórias de mistério e terror!

Drácula, O Covil do Verme Branco e mais cinco histórias de mistério e terror! Bram Stoker

Resenhas - Drácula, O Covil do Verme Branco e mais cinco histórias de mistério e terror !

Anderson Son 12/02/2024

Obras de terror
De todas as histórias, Drácula é a melhor, pois é mais estruturada. As demais não tão boas, muito mais simples sem detalhes ou clima de mistério e mesmo terror. Em partes apelativas, bem diferente de Drácula, até prata a época.

Karol Rodrigues 26/05/2011

Drácula em Quadrinhos
Todo mundo deveria ler os clássicos. Quem nunca ouviu isso? Machado de Assis, José de Alencar, Gustav Flaubert... Cada um tem sua idéia do que é um escritor ou livro essencial.

O problema é que, salvo algumas exceções, esses livros são muuuito maçantes. Então como convencer um pré-adolescente ou adolescente a ler essas coisas?

Fazendo esses mesmo clássicos em quadrinhos, ora.

Foi isso que Rai Editora fez ao transformar o quase-clássico Drácula para os quadrinhos. Digo quase pois, apesar de ser considerado um clássico da literatura fantástica, dificilmente algum professor vai te obrigar a ler esse livro.
O livro, que conta com vários ilustradores, apresenta diversas histórias do escritor Bram Stoker, entre elas o famoso Drácula. Cada história foi levada para os quadrinhos por um ilustrador diferente, o que nos dá a oportunidade de conhecer não só as várias histórias desse autor como também vários tipos de ilustração.

Claro, a idéia foi ótima a as histórias também são bem legais mas tem algumas coisas que me incomodaram durante a leitura.
Uma delas foi o fato dos quadrinhos não serem coloridos. Até concordo que as ilustrações em preto-e-branco são mais “sérias” e não tiram a atenção da escrita. Mas em alguns momentos tinham que ter colocado um corzinha. Por exemplo: O texto diz que duas das noivas de Drácula eram morenas e tinham olhos vermelhos. E que a terceira noiva era loira e tinha olhos azuis como safira. Ai eu olho para ilustração e... Não sei saber quem é quem, pois não ter cor.
Minha sugestão seria colocar pelo menos o sangue da história com cor. Daria um toque mais macabro e eu não ficaria pensando que aquilo escorrendo da boca do Drácula pudesse ser saliva (risos). Enfim, acho que o sangue colorido daria um toque mais dramático a história.

Outro ponto que me incomodou foi que algumas histórias carecem de diálogo. Acho que é uma característica de Bram Stoker que a ação ocorra sem muitas falas mas, em quadrinhos, isso incomoda um pouco. Pelo menos a mim, claro.

No geral é um livro bem legal, daqueles que você lê em algumas horas. Eu, que sempre quis ler Drácula, mas não tinha muita paciência com a escrita do livro, pude ter um primeiro contato com a história através desse livro. Claro, sei que não é a mesma coisa, mas para um primeiro contato com esse tipo de literatura o livro da Rai Editora foi muito útil.

Sabe aquele sobrinho/irmão que não gosta muito de ler? Então, dê esse livro a ele de presente. Pelo menos uma historia dele você vai conseguir que ele leia.
Também recomendo o livro para todos que querem conhecer o autor mas não tem paciência ou tempo para ler o livro (esse foi o meu caso). E, para quem já leu, ter uma nova versão/adaptação dessas histórias tão antigas.

Minha nota é 7,5, o que significa que é um livro razoável, que cumpriu o seu papel. Se tivesse cores até daria oito mas, como não tem, tirei meio ponto.

***
Resenha originalmente publicada no blog Miss Carbono (http://misscarbono.blogspot.com/)

Livy 28/06/2011

Bram Stoker em Quadrinhos!

Essa é uma resenha diferente! Diferente pois este não é um livro "normal", mas sim em quadrinhos! A forma como se lê um HQ é totalmente diferente de como se lê um livro. No livro sua atenção é voltada totalmente para as palavras, e a construção das cenas, personagens, cenário e clima fica por conta de nossa imaginação. Não é o caso de um HQ. Acontece que neste tipo de leitura a atenção é dividida entre as palavras e as figuras, que constroem as cenas, personagens, cenário e clima, nos mostrando o que tem que ser mostrado.

Para quem acompanha o blog, já me viu comentando sobre quadrinhos. Eu particularmente adoro este gênero literário! Ler este com clássicos de Bram Stoker foi muito interessante: as ilustrações estão ótimas, o trabalho gráfico fantástico. O que sempre gostei muito em HQ's é o fato de as imagens (ilustrações) parecerem ganhar movimento e continuidade enquanto a leitura dos diálogos seguem.
Em Drácula, O Covil do Verme Branco e Mais Cinco Histórias de Mistério e Terror! isso não é diferente. Aqui, nesta resenha, vou falar das estórias que mais gostei, e mostrar minha opinião geral sober o trabalho, já que fica dificil falar sobre narrativa, trama, etc, pois o trabalho é mais visual do que textual.

Esta edição traz a adaptação de Drácula e dos contos A Casa do Juiz, A Noiva da Morte, A Torre das Torturas, A Criança Fantástica e O Covil do Verme Branco, em HQs produzidas por Rich Rainey, Joe Ollmann, Tom Pomplun, Hunt Emerson, Gerry Alanguilan, J.B. Bonivert, Onsmith Jeremi, Evert Geraldts e Rico Schacherl.
Eu gostei muito de Drácula (com adaptação de Rich Rainey e ilustrações de Joe Ollman), era uma estória da qual já conhecia e as ilustrações ficaram muito, muito boas. Além disso o clima ficou perfeito e os personagens ficaram muito bem caracterizados.
Também gostei muito de A Casa do Juiz (com adaptação e ilustração de Gerry Alanguilan) me impressionou muito. Eu já vi várias versões deste conto, mas fiquei realmente com uma sensação de medo ao terminar de ler (e ver) esta adaptação. A estória é cheia de tensão e mistério e culmina de forma terrível (e as ilustarções só tornam o impacto ainda maior).
O restante das adaptações não me chamou tanto a atenção (apesar das artes primorosas). Apesar de o livro conter apenas 2 estórias da qual eu realmente gostei, não posso deixar de afirmar que este é um exemplar do qual aqueles que são fãs de terror, de Bram Stoker e de quadrinhos... ou até mesmo que é curioso e adora um bom "gibi", deve ter! Por curiosidade ou para coleção, vale a pena conferir!

Ale - @ale.ferreira.69 17/12/2015

Esperava mais
Particularmente não gostei da HQ, destaco apenas as histórias e ilustrações de A Casa do Juiz e A Torre das Torturas. As outras 5 histórias, incluindo a do Drácula, não me agradaram nem um pouco.