As sirenas de Bagdá

As sirenas de Bagdá Yasmina Khadra

Resenhas - As sirenas de Bagdá

danilo_barbosa 06/12/2010

Quando as Sirenas de Bagdá (Sá Editora, 304 páginas) soam, o autor Yasmina Kandra destrói o mundo como conhecemos transformando todas nossas ilusões de um mundo perfeito em pó.
Tudo o que viamos sobre a invasão amigável dos americanos no Iraque são destruídos neste livro. O nosso protagonista, Omar, vem de um vilarejo pequeno, onde o seu mundo idílico, mesmo que tenha a sombra de Saddan Hussein, se mantêm feliz, dentro daquilo que ele conhecia. Mas com a invasão dos EUA, a violência chega na sua vida em um rompante, machucando tudo aquilo que ele mais ama.
Num espiral de mágoa e ódio, o verdadeiro sentido do livro começa. E não é para alegrar o leitor. Como as sombras recobertas de sangue que ele presenciou de uma Bagdá atacada, o personagem desce em uma escala vertiginosa, transformando toda a mágoa em fúria.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:
Jéssica Demarqui 21/10/2020minha estante
Li este livro há uns 10 anos. Qiando terminei a leitura fiquei impactada. Primeiramente pela crueldade que assombrou sua vida, depois pela forma que ele tem a chance de se vingar. Tinha planos de ler novamente, mas o emprestei e ele nunca mais retornou ?

danilo_barbosa 21/10/2020minha estante
É duro quando isso acontece... Preciso reler também!

Sgarcia 23/10/2021minha estante
Ia escrever uma resenha mas vc já falou tudo e concordo 100%. O livro é tudo isso e muito mais. Vale cada palavra lida. Obrigado.