Maiakóvski

Maiakóvski Vladímir Maiakóvski

Resenhas - Maiakóvski

Daniel 17/11/2016

O Poeta da Revolução
Maikóvski, poeta russo, é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da poesia moderna. Dono de uma lira que busca retratar os anseios da cultura russa, Maiakóvski mescla em sua poética a poesia lírico-amorosa e a poesia da revolução, ou seja, a poesia socialista. Seus versos, em língua russa, ora rimados, não puderem ser vertidos em versos para o português, entretanto, a força deles se mostra nas temáticas abordadas nos poemas nesses anos de vida poética. Embora tenha vivido pouco, afinal de contas o poeta se suicidou aos 37 anos, Maiakóvski soube criar uma obra profundamente revolucionária na forma e nas idéias que defendeu, apresentando-a de maneira coerente, original, veemente e una. A linguagem que emprega é a do dia a dia, sem nenhuma consideração pela divisão em temas e vocábulos “poéticos” e “não-poéticos”, a par de uma constante elaboração, que vai desde a invenção vocabular até o inusitado arrojo das rimas. A obra, editada pela Martin Claret, traz não só a poesia do poeta russo, como também detalhes de sua vida, desde a infância, passando pela adolescência até chegar na sua vida adulta, em que se destacam seus anos de militância política, suas prisões e seus amores.