Enigme #1

Enigme #1 Sakaki Kenji

Resenhas - Enigma #1

Laryssa.Pinheiro 17/07/2015

Sumio tem um estranho poder, o “Diário dos Sonhos”, de uma hora para outra ele é atingido por um sono impossível de resistir, dormindo ele escreve e desenha coisas que irão acontecer no futuro. Sumio adquiriu esse poder há três anos, quando seu pai desapareceu sem deixar rastro, dês de então ele ficou mais inseguro, mas tomou para si o lema de que “o destino, nada mais é do que o resultado de atitudes não tomadas” e tenta através do seu poder, ajudar as pessoas e mudar as coisas que julga erradas. Um dia retornando da escola, ele vê refletido em uma vitrine a imagem de uma caveira com o topo do crânio cortado e o maxilar invertido, mas em um piscar de olhos ela some, mais tarde uma pessoa próxima a ele desaparece deixando somente uma mancha negra no último lugar em que esteve. No dia seguinte Sumio acorda no ginásio da escola com mais 7 pessoas, das quais 6 são desconhecidos e ninguém sabe como foram parar ali, inclusive ele, logo descobrem que estão trancados e que terão de participar de um perigoso jogo para sair dalí e como recompensa terão o que mais desejam, que no caso de Sumio é uma pessoa muito especial, que acabou de desaparecer.

Sumio é aquele típico personagem obstinado, cabeça dura e esperançoso, que vê o melhor das pessoas e quer salvar tudo e todos e ainda fazer amizades inesquecíveis no caminho, será que já vimos isso em algum lugar? Típico e previsível, mas não deixa de dar aquela aura de inspiração, apesar de comum e batido é um personagem que contagia, não só os outros personagens como o leitores, esse tipo de personagem as vezes pode ser muito irritante.

Não posso falar muito dos personagens secundários, por que a graça do mangá é descobrir os mistérios acerca os acontecimentos e as pessoas, já que inicialmente ninguém se conhece. Mas eles são interessantes, o autor explora temas bons e faz críticas construtivas; Só que sempre tenho a impressão quando o mangaká segue essa linha de que há sempre um grande problema existencial com os personagens, muito complicado mas que é resolvido de uma hora para a outra pelo carisma de outro personagem..(quem já viu ou leu Naruto vai me entender).

Capa, arte e finalização: Não gosto muito a capa, os traço do desenho está mais estilizado que o do mangá, e acaba dando uma leve modificada na fisionomia dos personagens, não gosto quando fazem isso a ponto de eu notar, o tom de roxo de fundo é feio e ela é um pouco confusa a primeira vista. Gosto do traço do desenho, e da miscigenação na aparência, (normalmente podemos dividir, a grosso modo, a aparência dos personagens de duas formas, ou é aquele estilo de acordo com a realidade, onde as pessoas têm aparência comum, vigente com a população japonesa ou eles extrapolam e as pessoas tem cabelos azuis , olhos amarelos e etc; dependendo da história gosto mais do segundo tipo, como essa, os personagens divergem muito entre si na aparência e isso está relacionado também à personalidade deles). O background no inicio é simples, mas bem acabado e com o avançar da história ele faz toda a diferença e é praticamente o protagonista, o sombreamento é bem feito e um pouco intenso no arco da escola e o início de cada capítulo é fofo ilustrando cada personagem.

Conclusão: É um mangá batido, quase sem nenhum criatividade, mas tem um história curiosa, daquelas gostosinhas e que você quer muito saber o que vai acontecer e descobrir os mistérios. Ele é curto, foi cancelado no Japão, mas foi finalizado, acho que são 7 volumes e eu recomenda para quem gosta do gênero, ou quer passar o tempo.

site: trechosdelivros.com