A Viagem do Descobrimento

Resenhas - A Viagem do Descobrimento

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa 31/03/2024

O detalhamento da lusosacanagem
A leitura é um documentário minucioso da realidade por trás do início da invasão das terras tupiniquins. Mostra as decisões tomadas pela coroa portuguesa, reis após reis, baseada numa religiosidade assassina e gananciosa, abençoada pelos papados e financiada, como sempre, pelos bancos e grandes empresas.
Tomar, subjugar os que não se curvam ou aceitem uma falsa moral e santidade.

Outra coisa que me chamou demais a atenção é a semelhança entre o ?antigo? Portugal e o atual EUA. A forma violenta como se impõe a soberania e se acha no direito de ter uma feitoria em cada país, é impõe suas sanções, caso seja negado. Quando não destroem e causam guerras. Os senhores das guerras. E todos os que não concordam são os comun@as

O fato de que tudo o que é mencionado no livro ter suas fontes bibliográficas fazendo parte da descrição em meio ao texto dá ainda mais veracidade à leitura. ?

Recomendo.

PS: agora deu vontade de ler a história da invasão dos outros países da América Latina. A monstruosidade espanhola também não fica abaixo.

Diego 16/02/2024

Uma narrativa empolgante
Não conhecia o autor. Peguei o livro por achar o tema interessante. Fiquei muito satisfeito com a qualidade do texto.

Além da preocupação em expor os documentos que serviram de base para as afirmações realizadas ao longo da pesquisa, o texto é fluido e com um estilo agradável. O autor consegue apresentar uma pesquisa minuciosa sem ser cansativo.

Danton 15/02/2024

Boa Introdução ao tema
O Livro apresenta, de forma simples e resumida, um pouco da história das grandes navegações e desfaz a ideia de um "erro de rota" e um "descobrimento acidental" do Brasil.

Juliane72 24/01/2024

Peninha
Eduardo Bueno, mas uma vez desbravando o Brasil de forma fácil e didática. Sua escrita envolvente faz com que a leitura seja rápida e instigante a cada frase.

Jenni Pradera 09/01/2024

Adoro história e queria aprender mais sobre a história do Brasil e que leitura fascinante. O autor faz uma narrativa dos fatos de tal forma que o leitor passa a ter uma visão muito boa dos acontecimentos relativos as viagens ultramarinas nos anos anteriores e posteriores a 1500. É uma leitura muito fluida, com uma linguagem fácil de compreender.

Luiz Dallastra 29/12/2023

Um livro de história com linguagem jornalística
De fácil leitura o livro consegue trazer informações primordiais a cerca do tema abordado, bem como, curiosidades que tornam a leitura cativante. Para quem gosta de história e de aventura, este livro apresenta a aventura das grandes navegações no traçado do descobrimento do Brasil, de forma leve e sem rodeios.

Salim 01/12/2023

Relevante, mas...
Realmente eu esperava mais. Em raros momentos me empolguei com a leitura. Vale pelo tema, muito relevante para nós brasileiros.

Maria.Eduarda 08/07/2023

Chegou o disco voador
Eduardo Bueno é um excelente escritor, o livro é bem didático de uma escrita fácil e um teor muito educativo. Trouxe fatos interessantíssimos sobre a chegada de Cabral a nova terra. Gostei muito e já estou ansiosa para iniciar o próximo.

Marcelo 02/07/2023

Descobrindo o descobrimento.
De forma competente o autor descreve os porquês e o processo - de desenvolvimento de tecnologia, investimento, estudo e aquisição de experiência- que fez Cabral chegar ao Brasil.

Tamy 20/06/2023

Coisas que não aprendi na escola...
Manhã de quinta-feira, 23 de abril de 1500. O dia em que a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral ancorou a 36 quilômetros da costa do Brasil.

Mas o que aconteceu antes disso? Qual era o cenário de Portugal e das navegações antes de Pedro Álvares Cabral chegar à Terra de Vera Cruz? É isso que iremos acompanhar ao longo desta leitura, conhecendo os pormenores das explorações marítimas que vinham acontecendo, os interesses nelas depositados, as conversações e planejamentos da corte portuguesa até chegar à expedição de Cabral.

Uma leitura em um linguajar simples, de fácil compreensão e que me trouxe um conhecimento mais claro acerca dessa grande questão que é o descobrimento do Brasil. Algumas perguntas, é claro, talvez nunca sejam respondidas - diante das informações perdidas com o passar dos séculos -  mas esse primeiro livro da coleção Brasilis, clareia muitas coisas que deveríamos ter aprendido na escola.

Thiago 03/04/2023

A grande aventura marítima que "achou" o Brasil e nós não sabíamos.
Esqueça tudo que aprendeu sobre o Descobrimento do Brasil ao ler o primeiro volume da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno. Na verdade, talvez seja melhor dizer que você descobrirá que aprendeu bem pouco sobre o “achamento” da Terra de Vera Cruz, ou todos os outros nomes que este solo receberá até se consagrar como, apenas, Brasil.

Neste volume inicial somos apresentados não somente à expedição de Pedro Alvares Cabral que, por acidente ou não, oficializa a colônia portuguesa no Novo Mundo. Mas também todo o contexto histórico que levou Portugal ao período das grandes navegações e seus principais personagens. É aqui que reside a maior riqueza do livro ao apresentar um quadro histórico repleto de desencontros, coincidências e interesses que poderiam colocar qualquer ficção marítima em segundo plano se comparada à realidade.

Nomes como Vasco da Gama, Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo ganharão vida como nunca antes fizeram ao leitor casual que não saibam de suas biografias. Até mesmo nomes conhecidos como Pero Vaz de Caminha e demais personagens da expedição cabralina receberão uma profundidade maior daquela que vemos no ensino tradicional da nossa História. E, claro, sem deixar de lado as maquinações e feitos (grandes ou pequenos) da nobreza como D. Manoel, Afonso V, Maria de Aragão e Castela e, principalmente, o Infante D. Henrique, grande patrono das luso-navegações.

Importantíssima é também a cronologia de como todo o processo do primeiro contato com os indígenas se deu por parte dos portugueses. Qual o papel de destaque por parte de cada membro da tripulação. Como a igreja teve forte papel simbólico e ativo na apresentação com os nativos. Quem foram os primeiros degredados deixados por aqui na intenção de aprender mais sobre o território. E também o depois, pois a história sempre será o antes e o depois, de Pedro Alvares Cabral e seus comandados.

O livro tem um papel fundamental em mostrar a inocência dos indígenas Tupiniquins que, sem saber da sua extinção como povo, recebem e apoiam seus futuros algozes. Interessante também a noção de como a Europa enxergava o potencial, ou a falta dele, na descoberta dessas novas terras ao oeste. Em um período onde guerras fronteiriças e por especiarias ainda eram muito comuns, pouco importava um novo continente repleto de papagaios, mata densa e nativos nus “sem nada a cobrir-lhes a vergonha”. Como sabemos essa visão mudaria em algum tempo.

A recomendação é de que leiam esse primeiro tomo da Coleção Brasilis de Eduardo Bueno não apenas como um livro de História. Mas também como a narrativa de uma grande aventura de navegantes que cruzaram o imenso e assustador Atlântico em suas naus e caravelas na busca do que não se sabia mas que todos desejavam.

Alberto27 05/02/2023

Uma leitura muito bem embasada. Cabral agradece.
A abrangência da pesquisa vai muito além da esquadra de Cabral e apresenta fatos anteriores que justificam a postura ultramarina e a posicão de Portugal como potência expansionista da Europa, além de sua relação com a coroa Espanhola. Não há um posicionamento sobre a casualidade ou intencionalidade, pois a proposta da obra não é necessariamente essa. Recomendo.

Davi 03/02/2023

peninha é...
sendo bem sincero, esperava mais. senti que diversas informações são jogadas às escuras por não terem uma interpretação ou uma consequência sobre o fato.

se eu pudesse indicar algo, pularia a parte 2 kkkkkkk

Jon 22/01/2023

Uma releitura da viagem do descobrimento
Eduardo Bueno remonta as condições históricas que compuseram, como o título indica, a viagem do descobrimento. Um apanhado historiográfico que visa remover certas narrativas "miticas" sobre os fatos do descobrimento.

Patti Vieira 19/01/2023

História como deveria ser contada.
O tipo de livro que deveria ser indicado na escola. Uma riqueza de detalhes sobre a construção do nosso país. Uma escrita clara, que sintetiza uma gama de informações que permeiam não só a história nacional como o contexto mundial da época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6