A Arte da Alquimia e a Pedra Filosofal

A Arte da Alquimia e a Pedra Filosofal Santo Tomás de Aquino

Resenhas - A Arte da Alquimia e a Pedra Filosofal

JPHoppe 17/05/2011

...what?
Se há uma coisa que o moderno pensamento científico tornou obsoleto, essa coisa é a alquimia. Nos livros didáticos, ela é passada para trás pela sua contra-parte não fantástica: a química.

Por que? Por excelentes motivos!
Onde já se viu misturar sangue, mercúrio e urina de criança (não qualquer uma, tem que ter 12 anos!) em estrume de cavalo quente, deixar destilar e daí extrair elementos?

No mais, duvido muitíssimo de que essa obra foi realmente escrita por Tomás de Aquino. Quero dizer, o mesmo homem que foi um dos "doutores da igreja" e até hoje incomoda alguns céticos com suas "Quinque viae" na Summa Theologica... escreveu isso? Duvida, aliás, que consta na própria longa introdução.

Enfim, livro péssimo.
Halley 06/02/2012minha estante
Deve ser porque isso são símbolos usados para falar de algo que era bem secreto na epoca. A quimica nunca vai chegar nem aos pés da alquimia.

LordDiabllo 13/07/2019minha estante
Como faz para ler, eu nao consigo

JPHoppe 21/06/2020minha estante
Halley, de fato, são símbolos. Quase uma década depois, hoje vejo que tive uma interpretação muito literal do texto. No entanto, ainda mantenho a conclusão do parágrafo inicial de minha resenha: a química tornou a alquimia completamente obsoleta.
Talvez não totalmente em uma coisa: a alquimia é mais legal, com seus códigos cifrados e ar de mistério. Mas, pensando-se no desenvolvimento da humanidade, fico com a cafonice da química em qualquer momento.