Enterrado Vivo

Enterrado Vivo Necio Turra Neto




Resenhas - Enterrado Vivo


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Priscilla 23/05/2021

Nostálgico
Para quem frequentou a cena de qualquer cidade, é impossível ler e não se sentir parte do livro.

Me senti como se estivesse lendo parte da minha história... só que contada por outros personagens de outras localidades.

Êra, punk.
comentários(0)comente



Lendário Tchonsky 06/05/2020

Enterrado vivo
Quando morava em Guarapuava, tive o prazer de ser entrevistado pelo professor Nécio Turra Neto, quando ele estava se preparando para escrever “Múltiplas Trajetórias Juvenis”. Recentemente li seu livro sobre a história do movimento punk e seus espaços em Londrina, intitulado “Enterrado vivo”.
É muito interessante pensar que o movimento punk aportou no Brasil, via São Paulo, na década de 1980 e logo em 1989 já chegou em Londrina. Em Guarapuava esse movimento chegou próximo do ano 2000. A propagação do movimento, na minha opinião, foi de grande velocidade e o professor nos mostra que um desses fatores era o fato dos jovens não conseguirem se encaixar na sociedade. E para se encaixarem num movimento recorrem a características como o tipo de vestimenta, pensamentos, músicas e os espaços. O autor literalmente conviveu com os punks em Londrina, tomando “litrão” nas calçadas, participando das entregas de sopão nas comunidades e comendo comida de lixo. E mesmo com toda essa intensidade, os punks de Londrina achavam que os de Curitiba eram sim os “punks de verdade”, a conhecida mazela de inferioridade que o pessoal do interior tem.
Em Guarapuava, estudei com um jovem de Londrina e ele ficava feliz ao relatar o livro e os lugares que o professor citava, pois ele também frequentava esses lugares. Uma forma de contemplação e orgulho por ver documentada uma época tão marcante para muitos.
Enterrado vivo é um livro que proporciona a chance para as pessoas pensarem “fora da caixinha” e aprender que o punk não é apenas aquele maluco sujo com cabelo espetado. Uma chance para refletir sobre os pré-conceitos e preconceitos da sociedade que vivemos.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR