O Tempo Não Para – Viva Cazuza

O Tempo Não Para – Viva Cazuza Lucinha Araujo

Resenhas - O Tempo Não Para – Viva Cazuza

Victória Silva 30/12/2023

Um relato de renascimento
Esse é um relato da mãe do Cazuza, Lucinha, sobre como ela superou o luto do filho através do trabalha da Viva Cazuza.

Um relato simples, sem firulas, sobre a ong, a dor e as felicidades do trabalho desenvolvido ao longo de tantos anos.

Claro, fala-se muito sobre o filho dela em alguns trechos, o que enriquece a leitura.

Janaina.Borges 27/04/2023

Com a morte do filho Cazuza, Lucinha Araújo passa a ajudar hospitais que tratavam pacientes soropositivos. Mas descobre crianças órfãs e abandonadas pelas famílias, por serem soropositivas. Ela monta então a Sociedade Viva Cazuza que cuida de crianças soropositivas. Os desafios do começo, o preconceito e a adaptação das crianças e da sociedade e o que ela nos conta nesse livro.

Pietra.Chiquetto 14/12/2022

fui achando que era uma biografia do cazuza, mas na verdade fala mais sobre o Instituto Viva Cazuza. não foi uma surpresa ruim porque acabei amando o livro do mesmo jeito. o jeito que a lucinha fala sobre ele é lindo e o final onde os amigos dele falaram me fez chorar um tiquinho

eu amei, valeu muito a pena não ter abandonado quando não tava gostando

Rafaella 01/10/2022

Viva Cazuza
Esse livro conta sobre a sociedade viva cazuza, mas também tem histórias muito emocionantes sobre o cazuza.
Lucinha é uma mulher muito forte, que transformou a dor dela em algo maior, transformou em acolhimento e amor para aqueles que sofreram o que seu filho sofreu.
Após ler esse livro, minha admiração pela Lucinha e pelo Cazuza só aumentou.

TaynA170 15/09/2022

Emocionante
Reviver Cazuza é sempre uma emoção! Lucinha Araújo é um exemplo de mãe que nunca vai parar de cuidar da imagem do seu filho e que transformou todo o seu amor, para com ele em uma instituição respeitada e que ajuda o próximo.

Carol Fernandes 28/08/2022

O Poeta Vive!
Uma história rica, emocionante, impressionante e bem detalhada. Isso e muito mais podemos encontrar nesse livro.
Como uma mãe, que perdeu seu único filho para uma doença incurável e, até então, pouco conhecida, consegue reunir forças para ajudar crianças que sofrem do mesmo mal que levou seu filho?
O livro narra toda a história de criação da Sociedade Viva Cazuza, criada no mesmo ano que o Brasil perdeu esse cantor e poeta extraordinário.
Conheci alguns detalhes da vida do meu ídolo, me emocionei em algumas partes e passei a ser mais fã ainda não só do cantor, mas de sua "mãe coragem" também.
Recomendo muito a leitura.

Felipe 19/05/2022

O tempo não para ? O amor de mãe também não...
Quando eu adicionei o livro ?O Tempo Não Para ? Viva Cazuza? à minha lista de desejos, não imaginava que as histórias contadas seriam sobre a ONG construída por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. Eu estava atrás de um livro que contasse a história dele, as suas vivências e como ele se tornou um dos maiores artistas da música brasileira. Talvez eu tenha pecado em não ler a sinopse com afinco, mas admito ter tido uma ótima surpresa ao começar a leitura.

A obra, narrada por Lucinha, passeia por diversos momentos da vida de Cazuza antes e durante o tratamento da AIDS, mas foca precisamente no caminho seguido por ela após a morte do filho. Perder seu primogênito, que veio a ser um ícone do rock brasileiro, para uma doença incurável e sobrecarregada de preconceito e desinformação, foi uma das situações mais difíceis que alguém pôde viver, sem dúvidas. Lucinha, no entanto, começa a utilizar dessa dor da perda para ajudar outras pessoas ? em especial, crianças ? para eternizar o legado de seu filho e plantar esperança na vida dos portadores da doença.

Ela fundou, em 1994, a Sociedade Viva Cazuza, no estado do Rio de Janeiro, visando acolher e cuidar de crianças e adolescentes com HIV. A ONG, além de fornecer lar e acompanhamento médico de qualidade, prepara as crianças para a vida fora da instituição, provendo-lhes o direito ao estudo, a cursos profissionalizantes e a diversas atividades culturais que agregam em suas vidas.

Lucinha conta as histórias com uma sensibilidade e afago de mãe. Para ela, como citou em diversas passagens do livro, as crianças de sua ONG são os seus filhos. Cuida e preocupa-se com eles como se fossem frutos de seu ventre. É uma obra que cumpre lindamente os seus propósitos: relembrar a vida de Cazuza, resgatar a importância dos cuidados preventivos e os direitos dos portadores de HIV ao tratamento de qualidade e fortalecer a fé em relação a doença.
Felipe 19/05/2022minha estante
Errata: a fundação iniciou os seus trabalhos em 1990, mas somente em 1994 que a sua sede foi inaugurada para abrigar as crianças e adolescentes portadores do HIV. ?

Tuyl 03/05/2022

Apesar de trazer umas histórias interessantes do Cazuza, traz uma questão superficial da fundação, mais como propaganda do que como histórias das Crianças e dos casos.

Ana.luisa.campos 26/02/2022

Ponto de vista da mãe de Cazuza (lucinha Araújo) que conta a vida dele e os desafios de uma mãe de ter um filho tão boêmio como Cazuza.

João Jardim 07/01/2022

Comprei quando era muito novo e acabei não me atentando ao que se propunha o livro. Pensei que seria uma espécie de biografia, todavia é mais sobre o Instituto Cazuza.
Não posso culpar o livro pela minha falta de atenção, por isso dou 3 estrelas.

Michelle 09/10/2021

O tempo não para
Nasci em 79, ouvi Cazuza, canto Cazuza, gosto bastante, na adolescência comprei e li o livro Só as mães são felizes!, infelizmente o emprestei e é o único livro perdido que sinto muito, até hoje, por não ter mais.
Este, O tempo não para, Lucinha Araujo traz um pouco de amigos, de pessoas que convive, cuida, ajuda, ama e busca para sobreviver a amputação que é a morte do filho. Conta situações, histórias e detalhes da instituição criada e mantida pós morte do Cazuza, e em cada linha ela fala, ama e chora pela ausência física, mas deixa muito claro o quanto ele está presente e vive!
Na cultura mexicana dizem que a pessoa não morre enquanto os vivos lembrarem dela, assim Cazuza nunca deixará de existir, porque marcou vidas, época, música, poesia e até a doença.

hillary 03/10/2021

Cazuza
Eu adorei o livro e fiquei bastante emotiva com as histórias do belo trabalho que foi a Sociedade Viva Cazuza, mas Lucinha (a mãe do Caju) fala mais da metade do livro sobre o projeto. Falando um pouco sobre Cazuza quase no final do livro. Porém eu recomendo para quem é fã dele, foi uma ótima experiência ler esse livro.

Antonio Maluco 21/05/2021

Sociedade Viva Cazuza
O livro não conta sobre Cazuza mas sobre histórias da sociedade Viva Cazuza
Gabriely 13/09/2022minha estante
Como faço para ganhar o livro??

Miria80 05/11/2020

Cazuza e Sociedade Viva Cazuza
Sou fã do Cazuza desde pequena e gostaria de saber tudo sobre ele. Admiro demais a Lucinha Araújo e acho que como ser humano ela tem muito a ensinar e acrescentar. Amo o trabalho dela e poder entender tudo o que foi mostrado nesse livro me foi um grande privilégio. Amei saber um pouco mais sobre o Cazuza, depois de ter devorado o "Só as mães são felizes" e agora ter lido esse e visto tantas fotos lindas dele que ela expôs nesse livro. Uma leitura gratificante e prazerosa para os fãs!

Carol 09/05/2020

Maravilhoso!! Mostra a história da dona Lucinha, mãe de Cazuza numa ONG para pessoas vivendo com HIV
Recomendo que leia agora rs