The Lottery

The Lottery Shirley Jackson

Resenhas - The Lottery

Iamjessicaeduarda 30/03/2020

Simplesmente chocada com o final.
Resolvi ler esse conto por causa da referência a ele no livro "Contato de Emergência" que estou lendo no momento, vi matérias dizendo que o final do conto foi muito criticado na época em que foi publicado e a Shirley sofreu muito por causa disso, mas sinceramente eu adorei foi algo que não espera, me fez lembrar até de uma certa história bíblica.

23/07/2015

Shirley Jackson é dessas que te faz ficar com uma interrogação na testa até a metade de suas histórias, aí quando você passa a compreender certos aspectos ela vem e te espanta com o final. Cada final surpreendente!

Nesse aqui, você acha que vencer a tal loteria é sinônimo de sorte, mas pense de novo!

O plot é basicamente esse: 300 habitantes de uma cidade pequena se juntam na praça para o sorteio da loteria anual. Só no último instante que entendemos qual o “prêmio” e duvido que você não fique de boca aberta quando ele é revelado. Ainda mais se levarmos em consideração que nenhum habitante se mostra apreensivo. Parece até que estão se reunindo para a organização de uma festa junina.

Há uma crítica profunda escondida aqui, como a resistência da sociedade à mudança, de aceitarem tradições que jamais deveriam ser aceitas, do conformismo com o absurdo, de não usarem o poder de raciocinar. Mas isso é jogado de uma forma tão sutil que somente grandes escritores são realmente capazes de sustentar uma narrativa assim.

O livro foi escrito logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1948, então dá pra apontar várias críticas ligadas diretamente a isso – o que provavelmente deveria estar em discussão na época – mas ele consegue ser bastante atual ao mesmo tempo.

Simplesmente incrível!
leonel 23/07/2015minha estante
Oba, ganhei.
ENTÃO TOMA PEDRADA.

24/07/2015minha estante
HAHUAHUHUA! Tenso!!

leonel 22/08/2011

Shirley Jackson usava ombreira de jogador de futebol americano
The Daemon Lover é a melhor história do mundo. Sério, muito lindo isso. Primeira vez que vejo uma mulher escrevendo direito na minha vida, fiquei bastante emocionado, é praticamente a exceção que comprova a regra. Sabe as psicose da edição 6 do Sandman e do Alan Moore no Monstro do Pântano fase emo em Gotham? É nessa vibe, só que superior, sutil e ambíguo. Domina a ambiguidade, a Shirley Jackson. E as personalidades de lugares e casas. Não tem igual e merece os dois polegares estendidos. Também rola um pouquinho de demonstrar o racismo nos temas da quatro-olho, mas é mais personalidades das coisas e psicose e ambiguidade. A história do dente também chora de boa. E a da loteria em si é a mais manjada, mas é só prazer e alegria. Shirley Jackson :~~~~~~~ S2