Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal, de Franz Kafka

Millena40 05/01/2024

Rapidinho de ler e que prende o leitor. É um assunto tenso e com um quadrinhos também muito tenso, curiosa pra ler a versão completa.

Patty Alabarce 25/04/2023

Perturbador com final improvável
Esse conto, foi escrito na época da Grande Guerra (1914) e traz consigo nas entrelinhas grandes e violentos absurdos dessa época.

O centro do conto é a máquina de tortura, ricamente detalhada pelas corretas escolhas de palavras de Kafka, que fazem sentir a agônia e adoração das personagens.

Não é abordado nem julgado os métodos de tortura pelo viés criminal mas sim pela abordagem psicologia que envolve a banalização da mal.

É uma leitura curta mas pertubadora e que incomoda trazendo ao final uma reviravolta que provoca boas reflexões.

thayna 18/05/2022

não entendi muito bem, acho que vou ter que procurar por uma explicação, no entanto gostei muito dos traços e das cores da hq, bem expressivas

Ketlley Santos 06/05/2022

IMPACTANTE !!
Ainda não tinha consumido nada desse autor, fiquei realmente surpresa com a profundidade da história relatada, mesmo que seja um quadrinho. Obrigada biblioteca da escola por me proporcionar essa leitura.
Tive um pouco de dificuldade em entender o contexto, mas vi que foi um erro meu ao pular a primeira página.

Danizio0 14/06/2021

Intenta uma máquina que eu resenhe pelo pensamento
Aqui dois artistas dão vida e cores a mais uma obra prima do grande escritor Franz Kafka.

E nessa HQ temos um misterioso visitante que vai até uma pequena ilha conhecer a misteriosa máquina de execução que está ilha abriga, lá ele encontra um muito animado oficial que está disposto a explicar com os mínimos detalhes o funcionamento da máquina, e de lhe mostrar em primeira mão uma execução.

Aqui temos mais uma vez o Franz Kafka questionando o sistema e a própria barbárie humana, foi uma leitura interessante, a arte também é sem dúvida nenhuma magnífica, há momentos que o artista consegue passar toda a tensão da cena só com um olhar de algum personagem, ou até mesmo alguma expressão de rosto.

No fim e uma leitura bacana e bem rápida pra passar o tempo e refletir  pouco.

Jackson 02/04/2021

Mais um final sem final feliz
Com certeza os livros de Kafka não têm final feliz, mas a vida com todas as suas 'peripécias' não é uma história sem final feliz? Visto que todos têm o mesmo destino!?

Bom, as interpretações ficam a cargo de cada leitor!

blacktonks 25/05/2020

Kafka é sempre INACREDITÁVEL!
Na colônia penal faz o leitor ficar vidrado a cada página, também nos faz refletir sobre os momentos que vivemos atual e trás uma mistura de emoções inexplicáveis.

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

Kafka em quadrinhos
Na colônia penal em quadrinhos se trata de uma adaptação da novela de mesmo nome escrita por Franz Kafka em 1919. Publicado pelo selo da Companhia das Letras - Quadrinhos na Cia - possui roteiro de Sylvain Ricard e é ricamente ilustrado por Maël, ambos franceses.

O enredo é sobre um viajante que durante uma visita a uma colônia penal se depara com um método de sentença e execução através de uma máquina, que escreve no corpo do condenado a sua sentença, com agulhas lhe perfurando a carne até a sua morte depois de várias horas. Chocado com as descrições de funcionamento da máquina, o protagonista se vê ainda mais abismado com o entusiasmo com que o oficial fala sobre a máquina e a maneira de julgamento e punição do preso.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/11/uma-historia-de-kafka-em-versao.html

DAN LIMA 28/01/2017

Na Colônia Penal-Kafka
Uma história que retrata a frieza do ser humano na sua mais profunda maldade. Faz a gente pensar bastante no sentido de: JUSTIÇA.
Em forma de quadrinhos, aborda aspectos interessantes. Recomendo a estudantes de Direito, em princípio. Todavia, é para todo leitor que se preze. Aprende-se bastante.
Uma obra de Franz Kafka, que despensa comentários.
Quer parar para pensar? Refletir? Olha para dentro de si? Esta história nos proporciona isso e um pouco mais.
Há vários aspectos paralelos em questão, diálogos: filosófico, psicológico e sociológico. E uma mensagem central que nos sensibiliza no final, onde chegamos a um denominador comum de que valeu muito a pena ler esta obra em quadrinhos.
Uma criação de um gênio que estava à frente de seu tempo e que ensinou as pessoas da sua época a capacidade e o nível de maldade que o homem é capaz de cometer, e nos ensinou com o tempo que se não aprendermos com o passado, se repetirá no futuro.
Não é novidade que até os dias atuais, Kakfa, é referência de sua sapiência ímpar e, é uma atualidade ainda.

Danilo 27/05/2014

Na Colônia Penal.
Esse livro fala sobre prisão e também dos escravos.
Nesse livro mostra tudo o que ele fazia com os escravos, mostra os serviços dos escravos, eles judiavam muito dos escravos. Nesse livro mostra tudo sobre isso, e também explica tudo, basta você prestar atenção.

Villeneuve 12/03/2014

A máquina do perdão
Tudo começa numa distante colônia, que existia uma máquina para executar prisioneiros,eles colocavam o prisioneiro nu na máquina e ela escrevia com agulhas, em todo o seu corpo, até matá-los. E é o último oficial que autoriza o uso do aparelho demonstrando e tentando convencer um inspetor de fora a apoiar o uso das operações, e que portanto este procedimento seria abortado. Eles marcavam a sentença do prisioneiro e o colocava na máquina até a morte do prisioneiro.

Carina 11/09/2013

Terrivelmente humano
Apesar de ser apenas uma adaptação, proposta em uma linguagem supostamente mais leve (a dos quadrinhos), a história narrada tem uma força imensa. O modo como, pouco a pouco, a crueldade humana e o prazer de ver o outro sofrer vão aparecendo é de chocar e consternar o leitor.

Não há como sair ileso da leitura. É um daqueles livros tapa-na-cara do comodismo. Vale a pena, para quem quiser algo mais que narrativas água-com-açúcar.