As Dores da Alma

As Dores da Alma Francisco do Espírito Santo Neto...

Resenhas - As Dores da Alma

viihast 11/02/2024

Uma espécie de "cura para alma"
Conheci Francisco do Espírito Santo Neto e o espírito Hammed através de "Renovando Atitudes" e me apaixonei na escrita de ambos, logicamente que enchi minha listinha de mais livros dos dois, entre eles, está este livro.
"As Dores da Alma" é um livro que nos faz analisar nosso interior.
O espírito Hammed através de uma leitura fluida, aborda questões do "O Livro dos Espíritos", fazendo uma análise psicológica sobre diversos tópicos, comportamentos e sentimentos que seriam essas dores da alma, como por exemplo, ciúme, ilusão, crítica, depressão, inveja, ansiedade, entre outros.
Gosto muito como Hammed aborda suas temáticas em seus livros, sempre comentando de modo simples e fácil e trazendo questões rotineiras de nossas vidas.
São comentários fortes e que nos fazem parar para refletir sobre os maus comportamentos e sentimentos que são características na vida humana, não somente nossos como também os do próximo.
É um excelente livro para quem está passando por esses tipos de problemas, diria que serve como uma espécie de "cura para alma". Nada melhor que entendermos a raiz dessas questões para que possamos superá-las.

"(...) todos somos alunos, não malfeitores, na escola da vida (...)."

"(...) 'dores da alma' são as educadoras ou instrutoras particulares que a Harmonia da Vida nos concedeu, para vencermos bloqueios e obstáculos íntimos."

"(...) os erros são significativas formas de aprendizagem das coisas."

"O único modo de alcançar a felicidade é viver, particularmente, a própria vida."

"Um traço comum em toda a Natureza é a evolução. Evoluir é o grande objetivo da Vida, pois, quanto mais progredirmos, mais resolveremos nossos problemas com harmonia e sensatez."

"Cada ato de agressividade que ocorre neste mundo tem como origem básica uma criatura que ainda não aprendeu a amar."

"Por trás de todo ato de crueldade, sempre existe um pedido de socorro."

"Todos nós, na atualidade, preocupados em saber como lidar com a violência que explode de tempos em tempos no seio da sociedade terrena, devemos sempre fazer uma busca interior para compreender integralmente o significado majestoso dessa atitude de entendimento, perdão e amor que Jesus Cristo legou para toda a humanidade."

"As experiências pelas quais passamos em nossa jornada terrena são todas aquelas que mais necessitamos realizar para nosso aprimoramento espiritual."

"Nunca amadureceremos, se deixarmos os outros pensarem por nós e determinarem nossas escolhas."

"Tudo o que, realmente estamos vivenciando no presente é tudo aquilo que estamos precisando neste momento."

"(...) o sofrimento sempre entra em ação, quando não aprendemos espontaneamente."

"As almas não são clichês umas das outras; todos temos características individuais e próprias."

"Os ingredientes do sucesso do ser humano se encontram em sua intimidade."

"O dia de hoje nos fornecerá exatamente as oportunidades de que precisamos para compor com estrofes e versos harmônicos o "poema de nossa vida", cuja métrica foi antecipadamente determinada por nós no ontem. Nossas experiências da vida não acontecem por acaso. O Planejamento Divino nada faz sem um desígnio proveitoso; tudo tem sua razão de ser. Não é preciso desespero, nem preocupação; tudo acontece como tem que acontecer."

"Não há razão para nos compararmos com os demais, pois cada indivíduo tem sua razão de ser no Universo. Se a Natureza nos criou para sermos "mangueiras", não devemos querer produzir como as "laranjeiras". Lembremo-nos, contudo, de que, tal como a semente, que contém todos os elementos vitais para a formação de uma árvore, também nós possuímos, em essência, todos os componentes de que necessitamos para ser criativos, originais e bem-sucedidos."

"Todas as nossas capacidades e ideias criativas estão potencialmente presentes, mas os seres precisam apenas de tempo para integrá-las em definitivo. O nosso desenvolvimento espiritual consiste, unicamente, na modificação da nossa maneira de ver, e isso nada mais é do que a expressão de uma nova visão de nós mesmos e do Universo."

"O maior sentido de nossa encarnação é a conscientização da riqueza de nosso mundo interior. Somos essências divinas em busca da perfeição, cujo caminho é o autodescobrimento."

"Confiaremos na Luz Maior que há em nós; ela sempre nos guiará pelos melhores caminhos."

"Os erros são quase que inevitáveis para quem quer avançar e crescer. São acidentes de percurso, contingências do processo evolutivo que todos estamos destinados a vivenciar.
Em vez de repelirmos nossos erros, deveríamos analisá-los atentamente como se fossem verdadeiros objetos de arte, evitando, assim, futuros comprometimentos,
Deus permite que o erro integre o nosso caminho. Aliás, ele faz parte das nossas condições evolutivas, para que possamos aprender e assimilar as experiências da vida. Os erros são ocorrências consideradas admissíveis pela legislação do Criador.
Deus não condena ou castiga ninguém, mas o oposto: instituiu leis harmoniosas e justas que nos conduzirão fatalmente à felicidade plena, apesar de nossas faltas e desacertos.
Por que então usar de rigidez perante os acontecimentos da vida?"

"Crer com firmeza que Deus nunca erra e sempre está se manifestando e se pronunciado em tudo e em todos será sempre um método feliz de se despreocupar. Crer que Ele está sempre disposto a nos prover de tudo o que necessitamos para nosso amadurecimento espiritual é o melhor antídoto contra a ansiedade e os excessos de imaginação dramática."

"Cada um transita pelo caminho certo, na hora exata, de acordo com seu estado evolutivo. Não há com que nos preocuparmos; tudo está absolutamente correto, porque todos estamos amparados pela sabedoria providencial das Leis Divinas."

"Vive com plenitude o presente e verás o futuro relatar as consequências dos teus atos do ontem, que contam tua própria história de vida."

"A tua ansiedade não mudará o curso da Natureza. Tudo acontece naturalmente, visto que as Leis Naturais ou Divinas não promovem saltos nem extrapolam os ditames estabelecidos por Deus, inseridos nelas mesmas"

"Deus fala contigo pela voz silenciosa de teu coração."

"Não tenhas pressa ? a paciência te ajudará a atravessar o momento de crise e os frutos do amanhã serão proporcionais à tua paciência de agora."

"Nascer e morrer fazem parte de um fenômeno comum e necessário. Tudo nasce, tudo se desenvolve, mas tudo se definha. Sempre há um tempo de partir."

"A morte na Terra é o término de uma existência física, é a passagem do ser infinito para uma nova forma existencial. Ela é um interlúdio, ou seja, um intervalo entre as diversas transformações da vida, a fim de que a renovação e a aprendizagem se estabeleçam nas almas, ao longo da eternidade."

"(...) somos também Natureza; possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão, do outono e do inverno."

"Alegria e tristeza são nossas companheiras de viagem, estão sempre nos ensinando algo na caminhada evolucional. Tudo tem seu próprio valor e lugar na existência; por isso, não devemos tentar afastar de forma irrefletida as nuvens negras que impedem, momentaneamente, que a luz nos alcance. A vida na Terra ainda é um jogo de luzes e sombras. Tudo na vida tem um fim utilitário para crescermos integralmente."
Estante da Adri 11/02/2024minha estante
Todos deveriam ler esse livro!!

Fabia 19/03/2009

Livro maravilhoso, gosto de leitura que nós fazem refletir e pensar sobre nossa real condição e este em particular faz isso, recomendo que todos leiam muito bom mesmo.

Thiago 20/06/2009

Aborda diversos assuntos muito interessantes, bom para palestrantes com temas sempre referenciando nas obras básicas.

Gi 24/06/2009

Muito do que já se descobriu na psicologia está lançado neste livro. Talvez sejam confirmações. Gostei. Valeu a pena entender um pouquinho mais sobre a intimidade humana.

Tereza 18/07/2009

reforma intima
Excelente livro para estudo, não só para espiritas, mas para qualquer pessoa que deseja aprender mais sobre si e modificar sentimentos.
Vale muito a pena!!

Sassá 20/08/2009

Pra consulta!
O livro exato pra consultar sempre que bater uma dúvida, questionamento, tristeza,... e mesmo alegria, pq não?!
Tenho sempre à mão! Sabe aquele livro que te faz enxergar as situações sob outra ótica?
Indicadíssimo!

HARRY BOSCH 07/01/2010

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
As Dores da Alma,uma obra fantastica de auto-ajuda,que realmente ajuda.Embasada no Livro do Espiritos,o autor espiritual HAMMED,aplica um psicologia de facil entendimento e nos auxilia a entender as causas de nossas dores morais e como supera-las.
Recomendo todos do Autor

Claudio br 30/12/2009

Este livro é impressionante. Escrito de forma tão clara e objetiva que, se omitisse as considerações do campo espírita, poderia ser considerado um excelente livro de psicologia. O livro é um convite a assumirmos a responsabilidade sobre nossas vidas e a fazer uso do aprendizado que todas as situações nos trazem. Livros assim possuem uma visão tão diferente da com a qual fomos criados que fico imaginando como seria o mundo se todos fossem educados com essa ótica desde crianças.

Luciana 02/02/2011

Não sou fã de literatura espírita,vai contra o que eu acredito. Então,fora a parte religiosa, este livro aborda conflitos dos nossos dias com um tom bem forte de psicologia, tornando compreensivel sentimentos e dores tão presentes na vida de todos. Nesse aspecto (psicológico) é esclarecedor.

RODRIGO 15/09/2011

livro interessante. trabalha os capítulos por temas, como explo depressão, medo, ansiedade ..., é um livro de leitura rápida pelo fácil entendimento que ao leitor é proporcionado em seus capítulos curto, mas de muito bom conteúdo. Também se referencia ao livro dos espíritos e os questionamentos daquela obra, que neste livro são de fácil compreensão.
gostei por me identificar com alguns capítulos e talvez volte a ler esta obra um dia.

" as lágrimas são mensageiras da saudade, são as águas cristalinas do coração que surgem nas profundezas de nossa alma" (pág.181)

Inlectus 22/11/2014

Visão geral boa.
Bom livro de uma maneira geral.

Taíla 20/01/2015

As Dores da Alma
E vamos então para mais uma resenha! Procuro postar para vocês livros com temas diferentes a cada semana para mostrar que a literatura pode sempre ter um tema que te agrade, por isso o livro dessa semana é o As Dores da Alma, calma não “priemos cânico”, não é um livro tão trágico quanto o título aparenta.

O livro, de literatura espírita, aborda os diferentes sentimentos que nos incomodam vez ou outra na vida. Já fiz uma citação da obra em uma Frase da Semana: aqui. Além de nos explicar a origem de cada um desses sentimentos, o autor do livro pelo espírito de Hammed, nos explica como melhorar a nossa situação em cada caso. Os temas são abordados com várias vertentes o que torna as explicações mais abrangentes.

Com essa leitura, você vai passar a entender mais sobre a crueldade, o orgulho, a irresponsabilidade, a crítica, o medo, a preocupação, a solidão, a culpa, a ansiedade e muitas outras dores que afligem a muitas pessoas.

Indico essas obras de autoconhecimento como leitura de cabeceira.É uma ótima opção para se ler antes de dormir, os capítulos são curtos e as lições, bem específicas e não precisa ser lido na sequência, pois os capítulos são independentes. Só acho que a capa poderia ser mais amigável, não concordam?

Como já comentei outras vezes aqui no blog, sou muito a favor de conhecermos diferentes tipo de leitura e para mim, livros que nos ajudam a entender o nosso interior e as nossas relações interpessoais tem um lugar especial na Prateleira.

site: https://prateleirasemfim.wordpress.com/2015/01/20/as-dores-da-alma-resenha/

liciahora 14/02/2016

As nossas dores
Eu li, me identifiquei com muitas passagens, aprendi sobre o porquê do comportamento absurdo de algumas pessoas e pretendo reler algumas passagens, porque, por mais que tenham me parecido óbvias, não são, não são mesmo. Muitas vezes é difícil fazer uso do bom senso ... e me perco, e não entendo ... e entristeço. É urgente saber da Luz Maior que há dentro de mim ... e tomar conta da minha vida - fazer isso funcionar, amenizando determinadas dores.

Arlete.Lety 06/06/2016

Me ajudou muito a entender minhas dores mais profundas da alma. Foi uma terapia. Reli duas vezes.

Tatyana Zille Esc 30/07/2017

Quando a Alma Adoece (Resenha do livro: As Dores da Alma)
A maioria dos seres humanos, independente de sua crença religiosa ou até da ausência dessa admite o gênero hominal como ser falível e ainda, longe da perfeição.

O livro "As dores da Alma" dos autores Francisco do Espírito Santo Neto e Hammed (Espírito), lançado pela Boa Nova Editora, propõe que, o que mais dificulta nosso aprimoramento, são as "chagas" ou sentimentos inferiores que, paralisam ou até, atrasam a evolução do ser.

Alguns dos temas abordados são medo, baixa autoestima, ira, inveja, vaidade, orgulho, dentre outros tantos.

Cada capítulo da referente obra é duplicado com o mesmo título. Sendo que neles se subdividem as consequências físicas e espirituais de cada "chaga".

De leitura fluída e interessante, é um livro indicado também para, estudiosos da psiquê humana, principalmente àqueles que aceitam ou creem no viés espiritualista.

"O maior sentido da nossa reencarnação é a conscientização do nosso mundo interior."

Hammed - As Dores da Alma

site: https://www.tatyanazille.com/single-post/2016/07/08/Quando-a-Alma-Adoece-Resenha-do-livro-As-Dores-da-Alma