Uma Canção nas Trevas

Uma Canção nas Trevas Edgar Wallace

Resenhas - Uma Canção nas Trevas

Ana 15/01/2024

Um romance policial empolgante, mas não perfeito.
Trata-se da história de um assassino misterioso que o superintendente da Polícia Metropolitana, Minter, conhecido como Sooper, precisa pegar.
A história toda é ok, mas o final foi tão surpreendente que quase se torna difícil de engolir.

Kath 29/11/2023

Esse foi meu primeiro contato com Wallace, achei esse livro em um sebo de passagem pela cidade e com a opinião da minha irmã decidi trazer pra casa. Talvez por estar acostumada com a prosa policial de Agatha Christie demorei bastante para engajar a leitura desse livro, ele só se tornou parcialmente interessante pra mim lá pelo capítulo nove ou dez.

A história, praticamente, gira em torno do assassinato da governanta de um advogado metido a criminalista chamada Hanna Shawn. Ela é morta a tiros na casa de campo do seu patrão e não há qualquer pista de por onde o assassino possa ter entrado já que ela foi encontrada em uma cozinha fechada por dentro, com todas as janelas trancadas também por dentro e sem qualquer espécie de alçapão ou passagem secreta à vista.

O detetive Sooper, contudo, parece muito confiante sobre quem é o assassino e, se não o prende de imediato, é por não ter provas suficientes para incriminá-lo, tudo que está a seu alcance é um nome: Big Foot, além de um monte de pistas confusas que a princípio parecem não fazer o menor sentido. Enquanto investiga a morte da governanta mal-humorada, o detetive se depara com uma série de mortes misteriosas que podem estar ligadas à primeira e precisa correr contra o tempo antes de se tornar a próxima vítima.

Devo dizer que, a meu ver, a escrita do livro é melhor que a história que em si. Não consegui me conectar com as personagens e a maioria das partes de humor tiveram muito pouco efeito comigo. Ainda assim, o mistério me instigou o bastante para querer terminar a história e, confesso, foi um pouco frustrante quando revelaram quem era Big Foot hahaha, ao mesmo tempo foi também um bom plot twist porque em momento algum a gente desconfia desse personagem.

Todavia, a explicação por trás da motivação do assassino foi tão plausível e conectou tão bem com os demais personagens e seus eventos, que a aceitação foi válida. Não foi o melhor livro de suspense que eu já li, mas pesando prós e contras, gostei. Seria um livro que eu pegaria para ler de novo quando quisesse me distrair. Então, sim, recomendo para quem gosta do gênero.

Nandhy - @minhavidanapagina 15/08/2023

Resenha @minhavidanapagina
? Um crime será cometido e o investigador Sooper precisará usar de todo seu conhecimento para desvendar o assassino!

??Opinião pessoal ??

?Alá Ágatha Christie, esse livro superou minhas expectativas!

?O investigador Sooper está longe de ser um Hercule Poirot mas tem uma personalidade sem igual, que mistura ironia e humor, trazendo ao leitor momentos de descontração e, também, reflexão.

?Um livro cheio de ação e suspense que vale a leitura!

?Espero poder me deparar com mais livros desse autor no futuro.

Maria.Barreto 02/05/2023

Uma canção nas trevas
Esperava mais desse livro, pode ter sido que o momento não foi propício para a leitura que exige um pouco mais de atenção e eu estava meio desligada.

Law 07/02/2022

Um romance policial diferente
Um simples assalto que levará a diversas descobertas e assassinatos, com um detetive não lá muito amigável.
Vemos como Sooper em sua moto barulhenta resolve crimes misteriosos e todos interligados.
Uma leitura nada difícil e tranquila, um final muito surpreende porém para mim ficou uma ponta solta.

Bruno Mancini 20/12/2020

Vixi
Difícil, lembrar deste livro, por o li para completar atividade escolar. E hoje que o coloco em minha estande virtual, não faço idéia do seu enredo.

Fabio Shiva 16/04/2018

Sooper!
Divertida aventura policial de Edgar Wallace (01/04/1875 – 10/02/1932), que em sua época foi um dos autores mais populares da Inglaterra. Dele já li também o ótimo “O Sineiro”, além de “Quatro Homens Justos”, que agora fiquei sabendo ter sido o primeiro livro escrito pelo autor. O primeiro de muitos! Edgar Wallace é um desses autores cuja vida é tão ou mais interessante que a obra. Penso que a biografia de Edgar Wallace daria um bom filme! Uma parte que me chama a atenção é ele ter ficado rico várias vezes, com as vendas de seus livros – para logo em seguida perder tudo na corrida de cavalos!

O maior atrativo de “Uma Canção nas Trevas” é certamente a figura do Superintendente Patrick J. Minter, mais conhecido de todos pelo apelido de Sooper. Um velho policial, “mais antigo da força”, que anda a qualquer hora do dia ou da noite em Pirilampo, sua motocicleta endiabrada cujo motor tem o som de uma metralhadora. Ele também cria galinhas e adora desdenhar das modernas teorias de psicologia e antropologia.

É interessante como os livros conversam entre si. Ocorre que eu estava relendo paralelamente “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado. O herói do livro é Pedro Archanjo, que contrapõe a sua própria realidade mestiça às teorias de antropologia física vigentes na época, hoje ao menos na teoria já descartadas como puro racismo. Pois bem, foi uma surpresa massa ler “Uma Canção nas Trevas” e ver Sooper zoando essa mesma antropologia física em um livro de 1927, décadas antes da publicação de “Tenda dos Milagres”!

***
“O rei mouro cavalga para cima e para baixo
Pela real cidade de Granada.
Ay de mi Alhama!”

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Mônica 20/05/2012

Ótima história!
Com um início bem despretensioso mas que, a medida que o tempo passa, torna-se cada vez mais intrincado, fazendo com que a gente quebre a cabeça tentando descobrir a verdade!

Mas, com toda a justiça, devo dizer que o que eu mais gostei desse livro foi de seu protagonista: o volúvel, irascível e inesperado Sooper.

Esse foi o único livro de Wallace que li até agora, mas espero de todo o coração que ele tenha feito esse detetive espetacular nos conceder o ar da sua graça em outras histórias. Ele é impagável!

Boa história, ótimo protagonista e desfecho plausível. Mais do que recomendada!

Mad Jr 14/12/2009

Ay de mi Alhama....
Tudo começa com uma estranha conversa ouvida pelo detetive Sooper entre Hannah Shaw e Sr. Stephen Elson: "Ou o casamento ou nada, Steve!Faz muito tempo que ando sendo tapeada. Promessas, promessas, promessas!... Estou farto delas!... Dinheiro? Que adianta dinheiro? Sou tão rica quanto você...".

Um incidente logo acontece, num jnatar oferecido por Sr. Cardew Gordon à Srta. Elfa Leigh (sua secretária), Sooper (da policia), Sr. Sthepen Elson (seu vizinho), Jim Ferraby e mais algumas pessoas, em Barley Stack: uma tentativa de atentado é logo viista pelos olhos de águia do detetive Sooper e ele sai correndo atrás do intruso pelo jardim. Mas a única coisa que consegue ouvir é uma canção:

"O rei mouro cavalga para cima, para baixo

Pela real cidade deranada...

Ay de mi Alhama

Das portas de Eloira

às de Bivarra,ble lá vai ele,

Ay de mi Alhama"

No dia seguinte, após um estranho pedido de Hannah para ir a um chalé da família ao qual ela detestava e eh encontrada morta lá na mesma noite.

Patrick J. Minter é superintendente da Polícia Metropolitana de Londres. Conhecido pelo nome de Sooper e pelo estrondoso ronco de sua motocicleta, ao qual chama carinhosamente de Pirilampo, se vê às voltas com o assassinato de Hannah Shaw, uma mulher extremamente mandona e altiva, e que também não simpativaza com Sooper.

Essa é uma história brilhante de um dos clássicos da Literatura Policial: Edgar Wallace.

Uma trama bem montada, cheia de detalhes técnicos e regada a muito humor, ação e suspense!!!

Realmente uma boa opção aos amantes da Leteratura policial.