O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Clau Melo 28/03/2023

Natal sangrento...
Literatura britânica, 1938/2016. Mistério.
Mais uma releitura da Rainha do Crime. Adoro tramas onde há vários suspeitos.

Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento... e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas.

“Poirot solucionou alguns intrincados mistérios, mas sua extraordinária inteligência nunca funcionou de maneira tão brilhante como em O Natal de Poirot .” - The New York Times

Yasmin 23/03/2023

O melhor!
Minha leitura favorita da Agatha até agora!
Adorei o desenrolar do livro e o Poirot arrasou muito.

Gus 22/03/2023

O Natal de Hercule Poirot
De longe esse foi um dos mais criativos quanto ao assassino e como Poirot o descobre.
A forma brutal e sanguinária do assassino deixa a trama envolvente e te deixa viciado e curioso para terminar a história.
Poirot segue sendo mais uma vez sendo um detetive excepcional e, mais uma vez, achei muito criativo como ele descobriu o assassino.

omg_nessah 20/03/2023

Um dos melhores livros que já li
Com certeza um dos melhores livros que li até o momento. Conseguiu prender minha atenção do início ao fim.
História muito bem desenvolvida. Sempre que eu achava ter solucionado o crime, a história tinha uma reviravolta.
Amei o livro! E com certeza irei ler outros livros de Agatha Christie.

Isabela.Tonial 20/03/2023

Um velho senhor resolve reunir todos os seus filhos para o natal, também sua única neta é convidada, porém seu assassinato acaba com os planos do natal.

AquillaSantos 15/03/2023

Me surpreendeu muito! Não achei que o assassino fosse quem realmente é! Gostei, apesar deu achar os livros da Agatha Christie terem uma linguagem pesada e serem demorados para leitura (isso na minha opinião) eu ainda assim gosto muito.

Ticious 13/03/2023

O natal de Hercule Poirot foi um dos livros que até agora mais me surpreendi e amei da Agatha, inclusive notei diversas diferenças no filme "Whodunnit", esse livro começa com uma premissa simples entre o encontro de dois personagens que não tenhamos nem ideia de quem sejam, tentando encaixar as peças do quebra-cabeça nos aventuramos num emanharado de problemas de uma família rica e egoísta atrás de sua herança e fortuna. Definitivamente, um bom gasto do seu meu tempo.

Arycia 13/03/2023

Gostei desse livro, é realmente difícil desconfiar do verdadeiro assassino. Fiquei quebrando a cabeça à toa.

Nada extraordinário, mas é um bom livro de mistério policial. Recomendo muito!

Juliane.Cristina 12/03/2023

O natal de Poirot
Apesar de ser um livro cuja história não consegui me conectar mto, eu achei o plot twist incrível, me pegou mto de surpresa, então pra quem gosta de finais surpreendentes encontrará um prato cheio com esse livro.

Biancabfmc 08/03/2023

O caso o natal de Poirot é muito envolvente. Um grupo de pessoas vai a Gorston Hall para comemorar o natal e desvendam um crime com a ajuda do maravilhoso detetive Hercule Poirot.

Karen730 04/03/2023

Fui tapeada!
Suspeitei de literalmente todo mundo menos do real assassino ?

Até do morto suspeitei gente kkkkkk

mari borsoi 01/03/2023

O ??? de Poirot
Assim como todos os livros da Agatha Christie a leitura te prende do começo ao fim. Pessoalmente eu gostei do final, mas existem certos buracos, porque nunca teria como o leitor desvendar o mistério pela omissão de certos aspectos essenciais para o desfecho do crime.

@vaisetratarleitora 28/02/2023

Mais um suspeito improvável
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 34º livro, publicado em 1938.

Apesar de ter o Poirot como detetive, a história começa com uma ambientação dos personagens e do acontecimento do crime e só depois disso é que o Poirot entra em cena e assume o protagonismo. Confesso que gosto desse estilo de narrativa, porque assim, ficamos por dentro das fofocas, sabemos mais sobre os personagens e quando eles mentem pro Poirot a gente já fica de orelha em pé, se perguntando o porquê da mentira.

Sem dúvida esse caso foi bem surpreendente, pois temos vários suspeitos e por mais que você tente não se deixar levar pela narrativa, você começa a mudar de suspeitos conforme as investigações avançam e no fim, é uma pessoa que eu acho que ninguém esperava, aquela que mesmo que você diga "eu suspeito de todos", dessa você não vai suspeitar, porque é muito difícil suspeitar dela por ser quem ela é. Então quando foi revelado, eu fiquei muito chocada, o que sempre é muito divertido.

Apesar de não ser um favorito, sem dúvida o livro é ótimo e super recomendo.

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial a série está no Prime Video, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1º episódio da 6ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora e 40 minutos de duração.

Infelizmente esse episódio foi bem ruim, muito mal adaptado. Tiraram personagens que eram muito importantes pro desenrolar da trama e que tornam o mistério muito mais difícil de ser desvendado. Mudaram ordem de acontecimentos e até a forma como aconteceram, além de obviamente colocar o Poirot magicamente no lugar sendo que ele não estava lá.

Como uma pessoa chata pra adaptações, sempre prefiro que seja o mais fiel possível e essa passou bem longe disso, então não gostei. Não foi a pior adaptação que já vi nessa série, mas tá muito longe de ser boa, na minha opinião.

Nota 2/5