250 Séculos Após...

250 Séculos Após... James Blish

Resenhas - 250 Séculos Após...

Brujo 09/03/2021

Grandes idéias, pequenos desenvolvimentos.
A premissa do livro é até interessante: um cientista sofre um acidente com um telescópio experimental e vai parar 250 séculos no futuro, mas não da maneira convencional que vemos em histórias mais conhecidas, como De Volta Para o Futuro, por exemplo. O que viaja na verdade é a consciência do personagem principal, indo parar em uma caixa craniana mecânica onde existe uma inteligência artificial ( assim eu entendi ao menos ) que é adorada como uma espécie de oráculo pelos povos tribais que vivem neste futuro. A história tinha grande potencial de desenvolver um mundo fantástico bem interessante onde homens quase neandertais dividem o planeta com uma raça de pássaros evoluídos e homo sapiens ( em pequeno número ) que vivem nas regiões frias da terra desfrutando de uma tecnologia avançada. Seria uma dinâmica bem legal de ver desenvolvida, mas a minha impressão ao terminar o livro foi a de ter lido um rascunho do que teria sido um grande épico de fantasia e Sci-Fi.

Osmar 19/05/2012

Boas idéias, narrativa confusa
A estória possui ingredientes muito bons e criativos: a viagem da consciência, a teoria dos renascimentos da humanidade, a comunicação com os ancestrais e uma explicação bem interessante sobre a evolução das aves. Entretanto todo esse conjunto de idéias perde-se na confusa narrativa utilizada pelo autor.

Há trechos nos quais os pensamentos do personagem John Martels não parecem possuir sentido algum. Eu suspeito também que a tradução não tenha sido lá muito feliz. Infelizmente eu não consegui uma versão em inglês para tentar comparar.

Parece também que a narrativa vai se transformando ao longo da obra. No começo ela é razoalvelmente organizada e fácil de entender. A medida que a estória avança, ela fica cada vez mais complexa e as vezes incompreensível. E o final parece que foi desenvolvido muito rapidamente, com alguns aspectos críticos da estória resolvidos em duas ou três linhas.

Boas idéias, fraca narrativa. Eu esperava um pouco mais de James Blish.

Osmar

www.estantehermetica.com.br

Alex 17/07/2015

Confuso
As idéias são muito boas, o título do livro sugere isso, e não decepciona: o cara de repente, e inexplicavelmente, avança 25 mil anos e aparece do nada numa caixa craniana em um mundo dominado pelos (pasmem!) pássaros. Mas, a narrativa é extremamente confusa! Como alguém pode ter publicado esta merda? Foi isso o que eu pensei quando terminei esse livro, que só concluí a leitura por muita insistência, com muito sacrifício, só pra ver no que ia dar mesmo.
E o resultado dessa tarde desperdiçada neste livreto foi: algumas passagens são interessantes, a viagem no tempo e a ideia de compartilhamento de consciência, assim como ideia de renascimento da civilização nos faz querer terminar o livro; mas, por outro lado, a narrativa é muito ruim. Em alguns momentos temos que deduzir quem está falando o quê, e as descrições também são confusas e parcas.
Enfim, não vale a pena. Terminei o livro apenas porque não gosto de abandonar minhas leituras e também porque queria saber o desfecho dessa estória apesar da narrativa maçante que acabou de repente, sem nenhuma explicação, da mesma forma que começou.

Wesley 20/10/2020

Mal traduzido
Livro antigo da Hemus, lançado no selo FC da editora. Dá para notar que a tradução foi mal feita, deixa a narrativa confusa.
O conceito é interessante, porém peca em clareza. Já li coisas piores dessa coleção. Não recomendo, embora seja um livro com poucas páginas.