Evolucionismo Cultural

Evolucionismo Cultural Celso Castro

Resenhas - Evolucionismo Cultural

ana :) 14/08/2023

Graus de evolução humana
Através de três autores Morgan, Tylor e Frazer, Castro apresenta as principais ideias e defesas dos chamados evolucionistas culturais.
Situados entre o final do século XIX e início do XX, tal corrente da Antropologia fundamentou principais coloniais e imperialistas. Buscando classificar as sociedades, usando de uma ótima de evolução humana, delimita-se as categorias de selvagens, bárbaros e civilizados.

"Pode-se afirmar agora, com base em convincente evidência, que a selvageria precedeu a barbárie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbárie precedeu a civilização. A história da raça humana é uma só ? na fonte, na experiência, no progresso"

Além disso, a antropologia da época era marcado pelo estudo em gabinetes e uso de métodos comparativos, nisso havia a preocupação com o estudo desses "selvagens" antes que hábitos europeus os corrompessem.

"O selvagem não é um tipo diferente de ser, comparado com seu irmão civilizado: ele tem as mesmas capacidades mentais e morais, mas estão menos completamente desenvolvidas; sua evolução foi detida, ou melhor, retardada em um nível mais baixo." (P. 79)

Julhaodobem 04/07/2022

Leitura Antropológica
Um livro incrível que terminei em dois dias por conta da aula de Antropologia, fazia muito tempo que não lia um livro rápido assim. Mesmo com a rapidez é uma leitura agradável e muito boa academicamente.

Os autores ou "pais da Antropologia" que aparecem neste livro me causaram uma dualidade causada pelo tempo que viveram. Ao mesmo tempo que dizem que devemos proteger os povos originários e estudá-los, se perdem no discurso que estas pessoas não são civilizadas e que estão presas no passado por não serem igual a eles, pessoas não evoluidas. Algo que me deixou desconfortável e vou adorar perguntar isso a minha professora. Mesmo assim eles são inspiradores para a Antropologia e para mim que estou gostando da matéria.

Gustavo Inútil 25/09/2021

Nossa
Eu gostei da forma que esse livro aborda a forma como começaram a estudar antropologia, tá que era de uma maneira muito distopica e etnocentrica mas ainda sim muito interessante, senti ranço de todos os pesquisadores por ficarem definindo graus de uma sociedade em " evolução " usando sempre como parâmetro a própria cultura, ainda bem que Boas e Maus quebraram toda essa teoria, amém jesus