A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Bonnie | @bonnielendo 26/10/2021

Achei que sabia de tudo?
O assassinato mal aconteceu e eu já disse a mim mesma que sabia quem era o (a) culpado (a). E, por incrível que pareça, eu sabia mesmo.

Mas mesmo sabendo quem havia sido, ainda não sabia a motivação do crime e, por mais que eu batesse cabeça, não soube até Miss Marple falar.

Fiquei muito chocada. A revelação mexeu tanto comigo que eu até passei um pano para o(a) assassino (a).

Sara Férrer 04/08/2021

Mais uma vez tapeada
Toda vez que eu começo um livro da Agatha Christie, eu percebo que eu não sei nada sobre suspense. Não é a primeira vez e nem a última que eu penso ser alguém e acontece alguma reviravolta que contradiz tudo o que eu pensei.
Amei esse livro, no começo é confuso, muitos nomes e lugares, mas depois a narrativa se torna envolvente. Super recomendo

LoRaduan 05/07/2021

Que plot twist foi esse dona agatha?????
Criei todas as teorias menos essa, to passadaaaaaa amei parebens chocada
Tem umas partes meio entranhas mas é de se esperar de um clássico mas ameiiii chocada eu quero ser uma velhinha fofoqueira tbm

Wagner Fernandes 05/12/2023

Mais uma história da Velhinha Esperta!
"A MALDIÇÃO DO ESPELHO"
(Na verdade não tem espelho nenhum na história, mas a trama é ótima. Deveria ser "A maldição da atriz"! Kkk Mas entendi a razão do título, no original "O espelho partido/quebrado", algo sobre a imagem...)

Uma atriz famosa muda-se para o vilarejo onde mora Miss Marple, já bem velhinha.
A sra. Bantley, amiga dela, por estar viúva e não ter condições de cuidar desse imóvel, vendeu a propriedade a uma atriz famosa, Marina Gregg, que se torna o assunto principal na cidadezinha.
Marina dá uma festa após reformar o belo imóvel e gente importante é convidada. Por delicadeza, a antiga proprietária, a sra. Bentley, também foi convidada.
Durante a recepção, uma mulher morre envenenada após conversar com a anfitriã, Marina Gregg. O caso é noticiado e a chega a Miss Marple, que vive em sua casa tranquila sendo cuidada por uma cinquentona paga pelo sobrinho de Miss Marple. Mas Marple não a suporta porque a mulher a trata como se ela fosse uma criança.
A empregada e confidente de Marple, Cherry, conta as últimas novidades e a própria sra. Bentley narra o que viu na festa e sobre o crime.
Marple está entediada, já não enxerga bem e por isso não pode tricotar e seu velho médico sugere que ela investigue o crime. A velhinha adora a sugestão e começa a juntar os detalhes sobre a vida dos famosos e da atriz. Uma cabeleireira lhe empresta revistas de fofocas de celebridades. E um conhecido faz-lhe uma visita. Dermot Craddock, um inspetor de polícia vem pedir ajuda a ela e ambos consideram os fatos. Marple mal sai de casa, mas as novidades chegam a ela por meio da jovem Cherry e da amiga, sra. Bentley.
Quando consegue despistar a superprotetora srta. Knight (a cuidadora chata!), Miss Marple  faz sua própria investigação. E aos poucos a trama se desenrola de modo que nos prende à narrativa e queremos saber quem é o assassino.
O final, como geralmente acontece com Agatha Christie, é surpreendente. Ela consegue confundir o leitor até as páginas finais. E Miss Marple sempre atenta aos detalhes para rir da cara do leitor na hora de esclarecer o caso.
(Valeu, veinha! Você mostrou que realmente é esperta.)
Um DETALHE que amei foi o carinho que Miss Marple teve pela empregada, Cherry. PRECISO saber o que aconteceu depois!!! (Qual será o próximo livro da sequência?)

Uma ótima leitura que nos faz imaginar estar sentados tomando chá (ou um drinque), juntos com o inspetor Craddock, na sala de estar da Tia Marple (ele ficou tão íntimo que a trata assim agora! rs).

E preciso ler outros livros de Miss Marple. Já faz anos que li "Mistério no Caribe" e "Um crime adormecido". Nem lembro dessas histórias.
Nota: 4,0

Lypee 11/04/2022

Mais caso de Miss Marple
Lembro que esse foi um dos primeiros livros que linda rainha do crime. Esse depois de uns anos decidi reler a obra.

Não é um dos melhores livros dela mas ainda assim consegue ser bem divertido e preencher algumas horas da semana.

Guilherme 31/01/2024

Projeto resenhas
Nesse projeto vou tentar resenhar aos poucos todos os livros que não resenhei na época em que li.

Não lembro a época que li esse livro, mas lembro da história até hoje, lembro que achei a sacada do espelho genial. Vale muito a leitura.

Uma dica de amigo leitor, se você não resenha seus livros ao terminar a leitura, repense isso pois pode se arrepender no futuro assim como eu.

jenni jenni 13/07/2022

incrivel
ja tinha lido um livro da agatha e não tinha achado tão bom, mas esse me surpreendeu mto, apesar da linguagem dificil, do meio pro final me prendeu mto, e eu lia q nem via, gostei do final, poderia ter tido mais explicações, mas fiquei tão entretida

manuzickuhr 07/02/2024

A maldição do espelho.
Esse é o primeiro livro da Agatha Christie que li, peguei ele emprestado do meu namorado.
Gostei bastante! Achei a escrita interessante e a história - até que - envolvente.
Achei o começo um pouco parado mas o final da história foi bem surpreendente.

mirenalizabeth 28/02/2023

Aí como amo a agatha cristina, mulher talentosaaaaa!!! a escrita dela te prende de um jeito incrível... algumas coisinhas ficaram confusas, meio sem explicação pra mim, mas coisa pouca.

Nat 27/03/2020

Marina Gregg é uma famosa atriz de cinema que acabou de se mudar para o vilarejo de Mary Mead, o que faz com que o povo local fique animado com o fato de ter uma celebridade vivendo em seu meio. Marina e o marido resolvem dar uma festa de recepção com amigos do estúdio e com convidados locais, e tudo parece bem, até que uma morte causada por envenenamento acaba com a festa e com a tranquilidade de todos. O mistério maior se deve ao fato de que a pessoa que faleceu foi morta por engano, já que bebeu do copo da própria anfitriã. A partir daí começa uma investigação que revela muito mais da vida de Marina e do meio em que vive do que ela poderia esperar.

Não sei porque, mas os livros da Agatha Christie que tem Miss Marple como protagonista não conseguem chamar minha atenção de cara. Talvez porque os livros de Poirot mostrem ele sendo mais ativo na resolução dos mistérios, o fato é que eu demoro demais para “engatar” a leitura dos livros com ela, e esse foi o segundo que li. Não me conformo com isso, porque Miss Marple é uma personagem ótima, uma senhora idosa com uma mente tão afiada (talvez até mais) quanto a de Sherlock Holmes, e os insights dela sempre são tão misteriosos quanto reveladores. De qualquer forma, eu gostei do livro, o final conseguiu me surpreender de verdade. Indicado.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/03/a-maldicao-do-espelho-agatha-christie_9.html
Lord 18/10/2020minha estante
Gostaria de discutir com alguém sobre o final do livro. Afinal, Gregg se mata ou é morta pelo esposo? Ficou vago isso. Quem matou o mordomo italiano quando ele volta da viagem e quem envenenou o respirador de Ella Zielinski?

Lady of Swords 02/05/2020

Agatha Christie me faz de trouxa, e o pior é que eu gosto disso!
Incrivelmente, mesmo depois de tudo que li de Agatha Christie, esta foi a minha primeira aventura de Miss Marple e devo dizer que a personagem me cativou bastante. Uma mulher muito esperta e inteligente, presa no corpo de uma frágil idosa (e ela mesma não gosta muito de constatar essa realidade).
Enfim. Durante todo o livro fica aquela sensação de "estou quase lá", mas por algum motivo, você nunca encontra o "lá", e no fim, eu duvido que você tenha encontrado a solução (com argumentos para sustentar, além do "achismo") antes que Miss Marple o explique com toda a maestria de alguém que conhece a natureza humana como ninguém!
Ah... um romance policial crocante por fora e macio por dentro!
Lord 18/10/2020minha estante

Lady of Swords 28/10/2020minha estante
Desculpe a demora! Só vi agora.
Sim, realmente ela deixa essa dúvida no ar. Mas acho que foi ele quem a matou. Eu não sei... Ele parecia muito apaixonado, e de todos os desgostos que teve na vida, não faria sentido ela se matar em um momento assim. O perfil dela não gosta de tédio e estar envolvida em uma rede de homicídios me parece o muitíssimo interessante, mesmo com a possibilidade de se ferrar no final.
Já ele tinha muito mais a perder.

Franklyn.Jeferson 05/09/2021

Excelente leitura
Não sou o maior fã da Miss Marple, mas curti muito a presença dela neste livro e a parceria com a Scotland Yard.
A história tem alguma plot twists bem legais!
Vale a pena lê!

Angel 07/10/2022

É estranho lidar com uma realidade onde Miss Marpple envelheceu e precisa de ajuda para algumas tarefas, mas reconfortante ver que mantém a mesma genialidade.
Fiquei feliz em ter acertado a aposta sobre autoria do crime, acho que estou pegando o jeito.
Incrível como tudo criado pela rainha do mistério!

Arthur.Timotheo 19/05/2023

Óbvio, mas divertido
Como A Casa Do Penhasco ou Convite para um homicídio, o assassino faz aquela mesma coisa que já escrevi nas resenhas desses dois, que sempre é óbvio. Mas, diferentemente do Convite para um homicídio, simpatizei com esse livro, pois ele é rapidinho, divertidinho e flui bem. Fora que achei que as formas que o assassino usou para esconder a verdade foram mais criativas do que o outro. Gostei.

Recorde mundial: Menos páginas lidas para acertar o assassino - 0, por Arthur! kkkk é verdade

Maria.Eduarda 26/05/2023

A Maldição do Espelho
Agatha Christie sempre fazendo seus leitores de trouxa kkkkk
Eu juro que eu comecei esse livro falando para mim mesma:
- esse eu vou descobrir quem é o assassino.
Li e reli diversas partes. Fiz anotações mentais. Estudei a história de verdade e criei diversas teorias...Todas estavam erradas obviamente.
Minha nota vai mais pelo entretenimento que eu tive lendo esse livro (é o famoso caso do trouxa gostando de ter sido trouxa). Todavia, a história não é das melhores. O começo é muuuito arrastado o que quase me fez desistir da leitura. Algumas partes e falas são bem problemáticas (o que infelizmente é comum nos livros dela), me deixando com raiva as vezes. Apesar disso, vale apena ler a história por que a trama, apesar de não ser das melhores dela, é bem interessante e o final é incrivelmente surpreendente (eu particularmente não esperava).