A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

ViníciusRyan 16/10/2021

Gostei bastante dessa história! Um dos melhores que eu li com a Miss Marple até agora.

Achei interessante eles trazerem personagens que apareceram em outros livros (Um corpo na biblioteca e Um mistério no Caribe).

Quanto a história demorou um pouquinho para me prender, mas quando prendeu não parei de ler e no fim Ágatha conseguiu me surpreender bastante pq eu não achei que iria pelo caminho que foi!

Guialonso23 27/11/2021

Mais um livro lido da rainha do romance policial e foi uma das melhores experiências o final me surpreendeu em partes tem personagens legais, gostei demais da participação da miss Marple nesse livro , ela foi vem presente do que nos outros que li dela.

Livro interresantimo e recomendo

9/10

raphael341 05/06/2021

Eu amei muito, virou um dos favoritos da autora. Achei que tinha tomado spoiler do final e durante a leitura fiz várias teorias mas mais uma vez Agatha Christie me fez de palhaço. Achei que a Miss Marple poderia ter se envolvido mais na investigação mas no final isso não muda muita coisa, e fiquei curioso pra ler mais livros com ela.

Mizoca 26/04/2024

Adorei
O começo é bem parado mas ao decorrer da história você acaba pegando o ritmo e adorando. Eu gostei, é um livro rapidinho e vale a pena ler.

Niki-Hildebrand 11/12/2020

Eu estou genuinamente impressionada com a capacidade da Agatha Christie de desenvolver um mistério e apontar tds as acusações para uma ou outra pessoa e me fazer criar até teorias sobre e no fim, eu só estar meio certa.

O final foi tão bom, tão bem feito que se me dissessem que esse livro é uma obra de não ficção eu até acreditaria.

Acho que não tem muito mais a dizer sobre a maravilhosa Agatha que muitos não tenham dito antes, então, LEIA AGATHA!!

Carous 30/03/2021

Tem sido uma diversão e tanto pra mim tentar adivinhar o assassino e o motivo. Acertei no primeiro livro que li da autora e neste acertei no finalzinho por causa de uma revelação de última hora.

Mas mesmo que não chegue às conclusões corretas e precise esperar a autora esclarecer o crime, é muito agradável acompanhar a história. Agatha Christie não ganhou a alcunha de Rainha do Crime à toa.

Nessa obra, Hercule Poirot não dá as caras, mas não sentimos sua falta porque a sagaz e irônica Miss Marple dá conta do recado muito bem.

Ainda não li muitos livros da autora, apenas dois contando com esse. Tento mudar isso, mas é só para deixar claro que talvez minha resenha compare muito O misterioso caso de Styles com este.
Pra começar, achei os dois bem diferentes. Provavelmente é uma observação estúpida e óbvia; o caso de Styles foi o romance de estreia dela, quando ela escreveu o outro já era escritora há alguns anos. É bom saber ela consegue pensar em histórias únicas, diferentes entre si apesar de ser a mesma pessoa que escreve.

A maneira de narrar é outra: ao invés de recebermos as informações como leitores passivos, passeamos pelos núcleos, núcleos em que a miss Marple nem está presente às vezes, e vemos a trama se desenrolar, as ações acontecerem. Claro que esse tipo de narração permitiu que algumas informações fossem repetidas diversas vezes, quase a ponto de cansar, mas tudo bem.

O livro começa, quase como um desabafo (da autora ou da personagem Marple?) sobre as mudanças no vilarejo St. Mary Mead. É um processo natural que uma cidade se modifique, a arquitetura, os habitantes. Comércios abrem e outros fecham. Casas são vendidas e reformuladas. Mas os mais velhos não parecem satisfeitos com isso. Miss Marple está mais preocupada com a gradual perda da sua liberdade devido à idade. Agora ela tem uma acompanhante, de quem não gosta nem um pouco. Concordo que a acompanhante é meio chatinha, concordo que abrir mão de hábitos porque a idade não permite é desagradável. E ver o mundo mudando dá uma sensação estranha.

Não sei de cor a ordem de publicação dos casos de Miss Marple, mas esse me pareceu ser um dos últimos. Como gostei dos personagens que interagem com a detetive, espero encontrá-los por ali nas outras histórias dela.

Os livros de Agatha Christie serem curtos me dão um gás a mais para lê-los e conclui-los mais rapidamente. E as soluções dos casos não serem mirabolantes também é um ponto positivo.

Esta foi mais uma história maravilhosa, com muitos suspeitos e possibilidades, mas um culpado surpreendente.

Rosina.Forteski 06/01/2021

Genial
Ágatha faz aqui o que faz de melhor, surpreender o leitor com uma trama que não deixa fios soltos, sempre com um final incrível. Também é uma obra que representa bem o talento da autora em descrever a personalidade dos personagens, amarrando-os estreitamente com os eventos da narrativa A leitura de Ágatha é fluida e prazerosa.

doveliebriar 05/01/2021

Eu acertei??
Surpreendentemente eu consegui acertar no final quem era o real culpado de toda a confusão. Errei o motivo? Sim. Mais ainda consegui mirar no nome certo.
O livro é realmente muito bom e a escrita também é bem leve, o que deixa difícil de ler normalmente são os inícios cansativos dos livros. Se quer ler alguém livro da Agatha saiba que o início provavelmente pode te cansar.
Não acontece muita coisa até a metade do livro, alguns interrogatórios aqui e ali mas alguns pequenos detalhes que acabamos colocando como inúteis. No final eles fazem toda a diferença. Bem, no meio do livro começamos com uma montanha russa de acontecimentos, até que chegamos com a surpresa do final.
Miss Marple também não aparece muito mesmo que seja ela quem resolve tudo no final (claro é o livro dela.)

Foi apenas meu segundo livro da Agatha mas posso dizer com certeza que ainda prefiro o primeiro que li, mas ainda sim não deixa de ser uma ótima leitura.

Marcos 16/01/2023

Num pacato vilarejo, um espelho partido. Uma atriz famosa; um assassinato misterioso.

Uma adorável senhora chamada Miss Marple capaz de resolver tudo!

O caso trata-se de um envenenamento errado, onde a vida da atriz e talentosa Marina Gregg foi exposta ao perigo, porém, com o golpe errado atingindo a vida de Heather Badcock o caso se torna embaraçoso e cheio de novas integrações de suspeitos.

O marido, a fotografa, o próprio esposo de Heather Badcock são potenciais suspeitos que serão investigados nessa trama de tirar o fôlego.

Foi o primeiro livro sendo resolvido por Miss Marple que eu li. O motivo do assassinato é surpreendente conforme a maioria dos leitores dizem.

Nunca e em hipótese alguma o leitor imagina o tal motivo; o que faz com que Agatha Christie seja considerada a rainha do crime. Para esse livro eu classifico com ????

Alexia180 08/12/2022

Uma taça de veneno...
Uma mulher com fama de egocêntrica morre repentinamente por envenenamento em uma grande festa, e ainda bebendo da taça de uma grande atriz americana de cinema.

Um dos meus livros favoritos da autora, eu não fazia ideia de quem era o assassino e fique MUITO chocada com as revelações finais.

amErica 26/02/2023minha estante
Kkkkkkksksksksskskskkkksk é um belo questionamento, então fui pesquisar.

Tudo indica que gira em torno do poema "The Lady of Shalott? que é citado no livro. No poema, conta a história de uma mulher que é amaldiçoada a permanecer dentro de uma torre de Shalott, e só poder ver o mundo através dos reflexos em seu espelho. Quando ela olha diretamente pra cidade, o espelho quebra e a maldição começa.

Quanto ao livro, acho que a Agatha fez relação ao momento em que a Marina mostra uma expressão de transtorno ao descobrir que a causa do bebê dela ter nascido deficiente foi a Sr. Bradock, como se uma maldição voltasse para assombrá-la.

Ale 27/02/2023minha estante
@amErica obrigada! Você é um anjo e matou minha duvida

Tamila Belchor 07/03/2020

Errei de novo
Como sempre, Agatha Christie me enganou haha. História muito boa e bem arquitetada. Super recomendo.

Julinho 29/05/2021

Uma das últimas aventuras de Miss Marple
Em "A maldição do espelho" acompanhamos Miss Marple num mundo em mudança: a pacata St Mary Mead está em processo de expansão pós segunda guerra mundial, ganhando novos habitantes a partir do processo de "desenvolvimento"; a nossa detetive amadora agora sai menos de casa e é infernizada por uma cuidadora, ainda que continue lúcida como em tantos outros casos anteriores. O livro apresenta até uma certa nostalgia do passado, relembrando casos como "um corpo na biblioteca" e "assassinato na casa do pastor" (o segundo qual levei um espólio pois ainda não o li).

Com a chegada de uma atriz a Gossington hall - onde encontraram o tal corpo na biblioteca outrora - um novo assassinato anima as vidas de Miss Marple e Dolly Bantry .

Confesso desta vez consegui descobrir o assassino, devido as leituras anteriores da autora - mas o final foi muito bem explicado e o caso muito bem construído em sua totalidade, então nI me senti decepcionado.

Ma 29/12/2020

Um ótimo livro
Enrolei um pouco pq o começo é mais devagar, só começa realmente lá pro meio, Senti falta da Mrs. Marple ela não
aparece muito quem fica com o caso é basicamente o Craddock(lerdo). No meio do livro já desconfiei de quem matou a Heather mas no final já tava com outra suspeita entretanto a minha suspeita do meio da história é q era a verdadeira A motivação do assassinato foi oq me surpreendeu e eu AMEI, nunca q eu imaginar isso, a Agatha é sensacional.

rglacerdaBR 30/12/2020

Mais que envolvente
Li em duas "tacadas", livro curto, fácil, e sinceramente muito bom!
Te envolve na trama tanto que tu quer acabar logo para saber o desfecho, Miss Maple aparecia na minha visão como a Rainha Elisabeth não sei pq kkkkkk, senhorinha sagaz que sabe da vida de todo mundo, enfim recomendo e confesso que está no top 3 dos livros que li este ano!