Coração, Cabeça e Estômago

1 | 2 | 3 | 4

HinaCarol 09/06/2017

Primeira parte – Coração
Sete mulheres
A mulher que o mundo respeita
A mulher que o mundo despreza
Segunda parte – Cabeça
Jornalista
Páginas sérias da minha vida
Terceira parte – Estômago
De como me casei

GCV 18/03/2009

A autocrítica de Camilo Castelo Branco
Na crista da onda do romantismo, Camilo Castelo Branco soube catalizar muito bem o "espírito romântico português" e escrever "Amor de Perdição". Grande sucesso, muitas lágrimas e aplausos. Anos depois, faria ainda "Amor de Salvação", praticamente uma versão com final feliz do primeiro.

Dos 30 anos de sua prolixa produção, "Coração, Cabeça e Estômago" encontra-se no fim do primeiro terço, mas bem que poderia ser a sua obra derradeira, revisando principalmente as duas supracitadas. Simbolizando os estilos romântico, realista e até naturalista, o livro é quase uma síntese da literatura de Castelo Branco, debochando com uma (auto)ironia e humor exemplares de sua própria produção. Mesmo sendo escrito dois anos depois, a semente de "Amor de Salvação" já está plantada em "Coração, Cabeça e Estômago"; e sendo escrito no mesmo ano de "Amor de Perdição" (1862), soa ainda como uma debochada retratação.

Uma obra satírica como das poucas, muito recomendável principalmente aos que insistem no estudo estanque e sistemático dos chamados "estilos de época". Ironicamente, como o deveria ser com esta obra, não consta como livro obrigatório em grande parte dos cursos de Letras. Pena.
Amanda 15/02/2012minha estante
Eu tive que ler este livro para minha aula de Literatura Portuguesa na faculdade? pelo jeito meu curso foi uma exceção!

Marina Hion 11/03/2013minha estante
Não foi não Amanda, também li pra faculdade!

Juliet Strange 02/04/2017minha estante
Faço uma matéria sobre Camilo na faculdade e meu professor diz que há pouquíssima produção acadêmica a respeito a obra dele, o que parece mentira quando se lê uma obra como esta.

Cesinha 14/12/2017minha estante
Esse comentário originalmente é de 2009, naquela época o livro estava fora de catálogo até nos sebos, só recentemente com a reedição pela Martin Claret o livro ficou mais acessível e "pedível" pelos professores.

Thalia Bastos 23/01/2019minha estante
Também faço Letras e esse vai ser o livro de Camilo que terei que ler em Literatura Portuguesa II.

Thaina 15/04/2019minha estante
Também estou lendo para a faculdade de Letras (disciplina de Literatura Portuguesa Moderna)

1 | 2 | 3 | 4