Coração, Cabeça e Estômago

Coração, Cabeça e Estômago Camilo Castelo Branco

Resenhas - Coração, Cabeça e Estômago

1 | 2 | 3 | 4

Harryandabook 04/03/2024

Um clássico pouco reconhecido.
Muito bom. Uma história que destoa de toda a obra de Camilo e com razão.

Uma história bem escrita, com ironias sutis quase machadianas (que inclusive é quase citado no livro). Muito bom, muitas personagens que é necessário filtrar sua atenção nelas, mas que sem elas a trama não faria sentido já que elas traçam uma linha de desenvolvimento do personagem principal.

Lucas 16/01/2024

Não sei se é um absurdo dizer isso, ou se esse é um grande clássico renomado e eu só não sabia, mas esse foi um dos livros mais difíceis de ler em toda a minha vida. Cada página durava uma eternidade, e as vezes eu sentia que o livro realmente queria que eu sofresse lendo. Sorte que a uerj não cobrou tanta coisa assim, mas eu fico meio triste de ter passado tanto tempo lendo isso aqui. Pelo menos a metalinguagem é bacana, e algumas ideias legais surgem aqui e ali.

Victor108 10/01/2024

Boas críticas, mas de leitura sofrível
O livro contém boas críticas sociais, mas nada de história ou de algo que envolva o leitor. Das três partes, a única em que uma trama acontece é a da cabeça. Nas outras duas, não há trama, sendo, basicamente, descrições. Além disso, o vocabulário é demasiadamente rebuscado, tornando a leitura um tanto sofrível. Para estudo, pode valer a pena, já para lazer, não tanto.

Beatriz3345 10/01/2024

Li esse livro para o vestibular, no início foi uma leitura meio forçada, mas a história foi me envolvendo e me cativando aos poucos.... As reflexões feitas no decorrer do livro mexem com o leitor (se você estiver aberto para o livro)

nilah0 09/01/2024

Assim, o vocabulário desse livro eu não desejo nem para meu pior inimigo. fui ler para UERJ e tive vontade de me jogar da janela de casa várias vezes. isso pelo simples fato de ser um livro do século XVIII? XIX? e de Portugal, apesar de ser até que bastante atual.

quando eu não estava surtando com a escrita, eu me pegava me divertindo com a malícia do autor. todo o ultrarromantismo no capítulo Coração e a ressignificação/aceitação de toda vida da personagem no capítulo Estômago me pegaram de um jeito que a leitura chegava até a embalar.

Sopinha 08/01/2024

Pior livro q eu já li na vida
Chato, chato e chato. Nunca mais, Deus me livre, passe longe com esse livro perto de mim, horrível. Não entendi nada, linguagem péssima, parecia q eu tava lendo em grego.

Lelê 21/12/2023

Li pra fazer a Prova da UERJ kkkk
Sinceramente....
Linguagem difícil, uma metalinguagem (Camilo seu malandro).Mas assim da pra tirar umas boas risadas kkkk
Não tenho vontade de ler outras vez.
Concluindo, sua vida tem fases e você deve viver cada uma delas da melhor forma, mas cuidado com as consequências!

Josi 17/12/2023

Mais conhecido pelo ultrarromantismo de sua mais famosa obra, Amor de Perdição (1862), Camilo Castelo Branco, em sua extensa obra, passeou pelos mais diversos estilos, entre eles o satírico.

É daí que surge Coração, Cabeça e Estômago (1862), em que o autor conduz uma forte crítica social aos costumes burgueses da sociedade portuguesa por meio do humor.

Nessa obra, acompanhamos as desventuras do protagonista Silvestre da Silva, cujos escritos conhecemos após sua m0rte, publicados por um amigo, que participa ativamente do desenrolar do enredo, contextualizando e por vezes criticando e zombando do falecido.

A trajetória de Silvestre é dividida em três partes, em que classifica sua vida adulta: Coração ? a fase da ingenuidade romântica, dos amores e desilusões; Cabeça ? a fase da pretensa intelectualidade; e Estômago ? onde se entrega às regalias da política e aos prazeres da boa mesa e da vida fácil. E é onde conhece o seu fim.

Um livro curtinho, com muitas passagens cômicas e divertidas, mas que também trazem reflexões interessantes.

Steph 12/12/2023

Só li pela uerj e eu nem terminei de ler tudo
As pessoas que votaram para esse ser o livro da prova discursiva sao mto 🤬 #$%!&
esse é o pior livro que eu li na minha vida! eu nem sequer terminei de ler de tao insuportável que é.
eu nao quero ver camilo castelo branco nem pintado de ouro!!!
Silvestre da silva, vc é insuportável! queria que vc nunca tivesse escrito sua biografia e dado como "herança" para o editor
sarahsits 12/12/2023minha estante
mds KKKKKKKKKKK boa sorte na prova, se cair pra fazer uma crítica vc vai arrasar!

Mariana113 03/12/2023

"O mundo respeita muito o dinheiro e a grandeza"
O que os estudantes nao fazer por uma aprovação?
Mais uma vez eu me vi obrigada a ler um livro por causa de um vestibular, mas ate que não foi de todo mal.
A minha primeira impresso foi de susto, pois a escrita é totalmente diferente... e foi difícil ler 180 páginas, contudo, te digo que valeu apena.
Nunca pensei que um livro da segunda fase do romantismo me prenderia, deve ter sido a grande ironia que ele é.

Becola 03/12/2023

Livro super recomendado caso queira torturar alguém para extrair informações.

Horrível. Odiei. História chata, personagens horríveis (exceto a Marcolina). Eu entendo que eh avançado pra época mas calma lá.

Experiência terrível, quero arrancar meus olhos, fiquei com depressão, pode queimar até virar cinzas.

Leticia.kaynan 02/12/2023

Uerj que castigo do monstro foi esse?
Passei metade do livro tentando entender o que tava acontecendo, linguagem rebuscada pra cct mds, espero tirar uma nota boa uerj

sylvis 01/12/2023

Nestas grutas mora o amor; o amor nos ensinará a falar
Livro escrito no século XIX!
A história é dividida em três partes: Coração, Cabeça e Estômago mostra como as etapas de nossas vidas.
Quanto somos jovens, as emoções nos domina (coração), na fase adulta temos responsabilidades maiores (cabeça) e na última fase, a terceira idade, já aproveitamos a vida até o último momento, é a fase mais acomodada e nisso consequentemente engordamos (Estômago).
Vocabulário extremamente rebuscado, crítica à sociedade burguesa, ironia constante! Apesar de ter um crítica do século XIX, que está presente na sociedade contemporânea!
Como não costumo ler esse tipo de livro, foi uma leitura exaustiva porém recomendo para estudo literário!

1 | 2 | 3 | 4