Cartas a um Jovem Poeta / Canção de Amor e Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um Jovem Poeta / Canção de Amor e Morte do Porta Estandarte Cristovão Rilke

Leandro257 25/01/2024

Cartas a um leitor
Um livro não intencional do Rilke (minha primeira leitura de uma obra sua, inclusive). O Cartas a um jovem poeta é composto por cartas trocadas ao longo de mais ou menos 1 ano entre um poeta, o Kappus, e o Rilke, que foram publicadas pelo poeta após a morte do Rilke.
Para além da pessoalidade, que aliás é inexistente nessas cartas, Rilke, por meio de conselhos dados a seu missivista sobre escrita poética, amor, solidão, vida e morte, conversa conosco diretamente, nos toca e nos faz refletir sobre esses assuntos, muitos deles inerentes ao ser humano.
Recomendo e muito esse livro, que pode parecer pequeno, mas é grandioso em seu conteúdo. Comecei muito bem meu ano de leituras

lililu 16/09/2023

Reflexivo
Quando comecei lendo as cartas, entendia as mensagens e vi tudo o que ele disse como sábios conselhos que levarei para vida.
Esse livro passa uma sensação de conversa com o autor.
Apesar de curto, bem educativo sobre amor, solidão.

Sophi 01/08/2023

Muito belo
É um livro muito gostoso de ler, vejo como um respiro entre livros mais pesados.
Acho que vou reler em algum outro momento da vida. Não mudou minha vida mas leria novamente e recomendo!
Ps.: as duas primeiras cartas e a quinta são muito boas.

Victor225 29/03/2023

Não conhecia o poeta, mas essas cartas são tão profundas que não pude deixar de pensar que não captei tudo, o que me deixou desejando uma releitura. A forma com que Rilke poeticamente exalta a solidão, a arte, a vida e suas dores, enquanto aconselha Kappus, é incrível.
"Aquilo que é necessário é apenas o seguinte: solidão, uma grande solidão interior. Entrar em si mesmo e não encontrar ninguém durante horas, é preciso conseguir isso..."

Mari 19/02/2023

Reconfortante
Fui com muita expectativa nesse livro e ele supriu todas, me senti acolhida e reconfortada em cada carta e é como se eu estivesse trocando cartas e não fosse só um expectador.

Paola 11/02/2023

Pensando pensamentos.
Grandes e belas reflexões sobre temas
importantes da vida, ainda mais importante que o amor, sobre a solidão.

li rapido e quero reler, parece o tipo de livro que vc volta pra reler a cada ano. recomendo infinitamente.

juh 02/01/2023

bonito e filosófico
me senti como se estivesse conversando com rilke, cara a cara. um livro tão filosófico e que me fez refletir a cada carta, me conectei muito com a leitura e sinto que esse é um daqueles livros que a cada vez que você lê, mais conteúdo você absorve e melhor se torna.
mal terminei de ler e já estou pensando em uma releitura.

Leticia.Ternus 05/08/2022

Este é o primeiro livro que faço marcações no kindle. Tem ótimas passagens pra pensar na vida.
Dei 2* porque realmente não é meu tipo de leitura...até tentei mas pra mim não funciona.

Fernando 20/03/2022

Reflexões sobre a escrita e a solidão
"O Senhor olha para fora, e é isso sobretudo o que não devia fazer agora. Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém.

Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo."

Larissa Del Lhano 31/12/2021

(...)Se nos fosse possível ver além dos limites de nosso saber e um pouco além da obra de preparação de nossos pressentimentos, talvez suportássemos nossas tristezas com maior confiança que nossas alegrias(...)

Conheci esse livro por indicação de uma amiga, e gostei bastante da leitura! É um conjunto de cartas que Rilke trocou com um poeta iniciante, tratando sobre diversos temas da vida. Não foi um livro que me prendeu muito por não ter o costume de ler livros nessa linha, mas recomendo a leitura!

Edna 04/07/2021

Rilke sendo Rilke
"Isso é o amanhecer? Que sol se eleva? Como é grande o sol. São pássaros? Suas bozes estão por toda parte."
Rainer Maria Rilke

Esse trecho reflete bem a alegria da realização de um sonho  que se aproximava para o jovem ansioso em ser Porta-estandarte que mesmo ao som dos ruídos trágicos do inimigo se aproximando ele conseguia ser poético.

Locimar 23/08/2020

Nesta quarta ou quinta leitura, Rilke me comoveu ainda mais. Duas palavras me calaram profundamente: paciência e solidão!