Um mistério no Caribe

Agatha Christie

Resenhas - Mistério no Caribe

Pam 11/06/2021

Só okay.
Em Mistério do Caribe vemos a Miss Marple de férias no Caribe e essa mudança de cenário foi interessante, mas não achei suficiente pra ser algo "inovador". Várias coisinhas acontecem que tornam a história um pouco diferente, como a morte, inicialmente, não ser visto como assassinato. Eu acho muito legal como a Agatha Christie fazia inícios assim, intrigantes, mas novamente repito que aqui não foi suficiente pra deixar a história num nível superior, como achei que foram os dois livros anteriores da Miss Marple.

A história basicamente segue o mistério por boatos, e acho que essa é a grande pegada do livro. No que acreditar? Em quem acreditar? Como achar a verdade no meio de informações que não tem como se provar? "Ela só dispunha de uma única arma, e essa arma era a conversa". Essa premissa foi boa, mas não sustentou a história. O final não foi tão surpreendente, apesar de ter dado uma sensação de "fechamento de ciclo" (algo que eu achei bem legal).

Os personagens ao redor não foram tão carismáticos, não fiquei torcendo pra ninguém não ser o assassino, acho que esse foi o problema: o núcleo não foi envolvente. Eu não me peguei achando a história importante.

Em relação a Miss Marple, no começo do livro ela faz uma reflexão sobre sexualidade, sobre como a juventude vê sexo como dever, e achei incrível ler isso num livro antigo e ainda sendo dito por uma senhorinha de 80 anos. Mas fora isso, algumas coisinhas foram deixadas de lado, como as reflexões que já víamos da Jane sobre envelhecer, sobre o comportamento das pessoas, etc. Eu entendo que esses aspectos não são o foco desse livro, mas sempre haviam pequenos vislumbres desse tipo de "reflexão" e que aqui foram deixados de lado.

Mistério no Caribe é só razoável, vale ler pra quem está acompanhando os livros da Miss Marple, mas fora isso, eu não recomendaria. Deve ser um dos livros mais fracos dela.
Amante Leitora 28/10/2021minha estante
É meu primeiro livro da Agatha, talvez por isso minha opinião seja totalmente contrária, mas eu amei demais

Pam 29/10/2021minha estante
como os livros dela são bons e a miss marple é incrível acho q isso ajudou a te conquistar. se vc gostou desse então vai ADORAR os outros ??

Bia.Ribeiro 25/03/2021

Alguém disse fofoca??????
7/10
Miss Marple é uma fofa. Foi o primeiro livro com a personagem que li e adorei que ela resolveu um crime fofocando. Simplesmente maravilhosa.

Esse ,apesar da ambientação que me agrada muito ,foi o livro da autora que menos gostei. Não é ruim, de maneira alguma. O único problema pra mim foi que o final não me deixou surpresa como eu esperava. Foi um desfecho muito bom ,mas não senti aquela empolgação do tipo ``AGORA TUDO FAZ SENTIDO AAAAAAAAA´´ que eu sempre senti nos outros livros da Agatha.

Já leu Nêmesis? É uma ?continuação? dessa história. MUITO BOM

Bia.Ribeiro 28/03/2021minha estante
Agora que você comentou que fui ver a sinopse, nem sabia que tinha uma continuação .Não acredito que ele deixou uma herança pra Miss Marple , tão carrancudo que eu jamais esperaria isso dele .

DEIXOOOOOOU! Mds, leia !

estou terminando ele hoje

Camila943 04/09/2023

Eu sou suspeita demais pra falar desse livro, porque amo a Miss Marple, minha velhinha fofoqueira e intrometida favorita

Michela Wakami 07/06/2022

Razoável.
Até um pouco mais da metade estava gostando muito, mas infelizmente depois teve um assassinato muito mirabolante que não me convenceu.
Deise 07/06/2022minha estante
Tbm não gostei muito desse amg. Acredita que eu perdi a vontade de ler Agatha Christie? Depois de um livro aí(que não me lembro o nome) não quis mais saber dos livros dela, tinha muitas frases racista.

Michela Wakami 09/06/2022minha estante
Amiga, tem uns dela muito bom, mas tem outros que só Jesus.?
Sim infelizmente tem uns que não dá para ignorar, nem levando em conta a época.( que também não deveria acontecer essas coisas, mas que infelizmente sabemos que era rotineiro)

Deise 09/06/2022minha estante
Mesmo levando em conta a época incomoda demais ?... Não sei quando lerei algo dela novamente amg kkkk

Michela Wakami 09/06/2022minha estante
Entendo, amiga.

Marlonbsan 20/12/2022

Um Mistério no Caribe
Durante suas férias no Caribe, Miss Marple se encontra entediada, nada de interessante acontece. Até que Major Palgrave conta a história de um crime e quase mostra a foto de um homicida, ele é interrompido e, no dia seguinte, o Major é encontrado morto.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens, mas principalmente o que envolve Miss Marple, a linguagem é simples e fluida.

Normalmente os livros com Miss Marple possuem uma investigação diferente, focando em deduções e conclusões que ela tira, nem sempre com o foco em acompanhar suas ações, nesse livro, isso vai um pouco além, já que ela, ativamente, indaga pessoas e age mais nos confrontos de ideias com os personagens que envolvem a trama.

O ponto forte do livro, assim como já é de praxe nos livros da Agatha, está nos diálogos, que busca contar a história e ainda desenvolver o mistério. Nesse caso, há um foco nas tramas pessoais e na vida das pessoas, sendo que cada personagem contribui tanto para o desenrolar da história, quanto para as distrações.

O início do livro acaba sendo um pouco lento, sem contar a quantidade de personagens, que fica fácil de se perder. Mas, é mais um livro da Agatha que possui uma história simples e explicações condizentes para tal em uma trama cheia de mistérios e que te envolve na leitura.

Ig literário @Marlonbsan
Thainá 21/12/2022minha estante
Eu amei esse ?? um dos primeiros que li dela

Marlonbsan 22/12/2022minha estante
Ahh que ótimo ? muito bom pra começar a ler Agatha

Henrique 05/12/2022

O final é o melhor, porque acaba.
Graças a deus eu terminei esse livro.Não tava aguentando mais ler ele e tava enrolando.
O livro em si é bom, mas a escrita dela com certeza não foi pra mim.
nina.sl 05/12/2022minha estante
Eu nunca li um Agatha Christie também, medo de ler e odiar

jay fonsor 05/12/2022minha estante
Há uns anos atrás, eu li todo canon de Sherlock Holmes. Precisava desesperadamente encontrar algo pra suprir o vazio, e tentei Agatha Christie mas ODIEI kk

Henrique 05/12/2022minha estante
Mds eu fiz essa resenha capenga achando que ninguém ia ver

nina.sl 05/12/2022minha estante
Eu ri quando li que era uma resenha KKKKKKK

O skoob tem dessas

jay fonsor 06/12/2022minha estante
kkkkkkk agora que percebi que era uma resenha, mas se preocupe não pois disse tudo kk

gracireis 12/07/2021

Edificando no Caribe
Adorei esse livro, apesar de não ter dado uma nota muito alta eu achei ele ótimo. É o segundo livro da Agatha Christie que eu li e essa foi uma leitura muito interessante, fluida e divertida. Diferente do outro livro que li da autora, esse eu consegui adivinhar quem era o assassino.

Achei bem interessante o desenvolvimento dos personagens e adorei conhecer a velha fofoqueira da Miss Marple, acredito que tenha sido ela o fator decisivo pra que eu gostasse da história.

Recomendo a leitura sim, pode ser que diferente de mim você não descubra quem é o assassino e se divirta ainda mais.

Zé Silveira 18/08/2023

Como é bom errar miseravelmente quando se trata de descobrir quem é o assassino e suas motivações, quando se trata de Agatha Christie! Leitura divertida.

Bruna | @bmartinssss 26/01/2021

Quase todos os livros que eu li da Agatha Christie foram sensacionais. Esse foi o que eu menos gostei, mas ainda assim é bom. A leitura é fluida e te prende, tu começa a ler e quando vê já está na metade do livro. Recomendo!

Mi Rubin 24/08/2020

Uma das narrativas mais gostosinhas que já li da Agatha, fluída, pra ler numa sentada, que você envolve fácil.

Sobre os crimes em si, gostei, mas tenho uma quedinha por Poirot e confesso que nas investigações de Miss Marple, fico esperando um pouco mais de ação e aquele sarcasmo rs

Mas isso não tira a boa experiência de ler um Agatha, que como sempre, faz um emaranhado de personagens que no fim, trás um bom final!

Thauany 19/02/2022

Objetivamente o que mais me incomodou na leitura foi a forma pejorativa de tratamento para todos as personagens que não eram ingleses, de todos os livros que já li da Agatha Christie este foi o que as expressões preconceituosas e o conceito de superioridade inglês estavam presentes com frequência, a obra da autora é super relevante e suas construções de narrativa são incríveis mas temos que pontuar isso porque dizer que "era assim que as coisas funcionam antigamente" já não funciona mais.
Dito isso, a história em si foi muito boa e surpreendente, foi a primeira vez (das histórias que eu li) que a Miss Marple resolveu todo o mistério sem ajuda da polícia nem de detetives e o flerte senil entre ela o Mr Rafiel foi fofo.

Ps. Não suspeitei do assassino nem por 1 minuto e todas as minhas teorias estavam erradas.

SaraBorges 24/08/2023

Divertido
Adoro os livros da Agatha, e esse não me decepcionou. História divertida de acompanhar, com um mistério que parece simples, mas que vai escalando de forma orgânica até que percebemos que a coisa é bem mais intrincada do que imaginamos.
Suspeitei de alguns personagens, mas a trama é tão envolvente que acabei sendo feita de boba hahhahah
Um pequeno detalhe fez toda a diferença.
Gostei demais!

Ique 12/04/2021

Bom para se divertir em clima de férias no Caribe
Publicado originalmente em 1964, Um Mistério no Caribe é mais uma obra de Agatha Christie com a participação de Miss Marple. Neste livro encontramos Marple em sua idade mais avançada, mas com a mente bastante ativa para solucionar mistérios e deduzir os passos de um assassino através de observação e muita fofoca. Afinal, quem poderia desconfiar que a velhinha do tricô seria uma ameaça para um criminoso?

Jane Marple ganhou de seu sobrinho uma viagem para o Caribe para poder descansar um pouco e cuidar de sua saúde que está um pouco delimitada. Chegando no hotel ela se depara com os novos proprietários, o casal Kendal, que possuem como objetivo fazer com que o local continue sendo um sucesso. No entanto, os planos são atrapalhados quando ocorre o primeiro assassianto no local: a morte do Major Palgrave.

O Major Palgrave é do tipo de pessoa que fala demais com tom de voz alto com diversas histórias que provavelmente são falsas ou exageradas (um verdadeiro chato). Em uma conversa com Miss Marple (que não aguentava tamanha falação) ele revela que conhece um assassino tirando uma foto da carteira. Mas, não deu tempo, ele viu uma pessoa observando-o e a guardou novamente, não dando tempo para que Miss Marple descobrisse quem era. Durante a noite, encontraram o corpo do Major e a velhinha logo conclui: assassinato.

Para descobrir um pouco mais sobre o possível assassino, Miss Marple começa a se entrosar com os integrantes do Golden Palm Hotel conhecendo um pouco da história de cada um ao mesmo tempo que procura indícios de um possível criminoso. Os cenários dessas conversas são muito legais, foi muito legal imaginar Miss Marple de chapéu na praia, por exemplo. Por esse e outros motivos achei a ambientação da história tão boa quanto a descrição e desenvolvimento dos personagens.

Miss Marple conhece também Rafiel, que a ajuda a desvendar toda a situação, o rabugento logo percebe que ela é perspicaz e começa a criar teorias, etc. Esse mesmo personagem será peça fundamental em Nêmesis, a "sequência" deste livro. Os dois juntos formam uma dupla bem legal.

Ah, para ler esse livro é importante considerar a época em que foi lançado assim como o contexto histórico, ainda mais se for em uma edição antiga que possui uma tradução um tanto preconceituosa. Agora, um problema que tem ao ler o livro é que ele pode se tornar parado em alguns momentos, mas no geral ele tem bastante ação.

Gostei e me surpreendi com "Um mistério no Caribe", principalmente com o final que é bem inesperado e bem planejado. Gosto muito de mudar de opinião sobre o culpado e no final ter errado todas as opções. Além disso, livros com Miss Marple onde de fato a personagem marca presença são bem legais.
Rodriguinho @literario.rojo 12/04/2021minha estante
Sucesso ? amei a ambientação de onde tudo ocorre.

belligna 11/09/2023

Vejo tanta gente elogiando só que comigo simplesmente não funcionou. Terminei e esqueci de vir comentar de tão esquecível que achei essa leitura kkkkkk Eu gosto da Miss Marple mas não me apeguei a nenhum outro personagem.. não achei nada muito interessante. Não acho que é o pior livro da autora mas não foi dos melhores pra mim.
Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Também não me agradou.?

belligna 13/09/2023minha estante
Acontece, né?

Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Sim.?

Camila.Foletto 08/06/2021

Que livro
Cara a Miss Marple é aquela típica véia fofoqueira que futrica tudo, mas eu particularmente amo demais hahahah ela é muito engraçada sério, em muitos momentos do livro tive uma vontade enorme de abraçar ela e colocar num potinho e proteger do mundo. Ela é muito fofinha e eu super imagino ela como aquelas senhorinhas baixinhas e que anda mega devagar, mas sério eu amei o livro muito bom.
Sara Férrer 08/06/2021minha estante
Missa Marple rainha o resto nadinha