Os Encontros de Jesus

Os Encontros de Jesus Simon J. Kistemaker

Resenhas - Os Encontros de Jesus

vitor f. avila 15/01/2018

Excelente livro para exercício devocional
Simon Kistemaker (1930-2017), mesmo após sua morte, é um dos grandes intérpretes do NT que a Igreja de Cristo recebeu nas últimas décadas, pela graça de Deus. Preciso e claro, profundo e direto, foi um grande erudito. Neste livro, porém, sua erudição está a serviço de um olhar devocional para as Escrituras, no tocante aos eventos de Jesus com as variadas pessoas com quem Ele se encontrou: apóstolos, enfermos, fariseus, estrangeiros... Jesus recebeu a todos que reconheciam que Ele poderia ajudá-los e ajudá-los de uma vez por todas, ao conceder perdão dos pecados e uma nova vida, vida essa que permanece para a eternidade com Ele.

O livro é ótimo dentro de sua proposta. Se você espera um comentário bíblico, NÃO é esse o objetivo. Aqui não há análise gramatical ou histórica (muito embora ele use esse método), antes, o texto é simples, nada acadêmico (embora haja esse rigor nos devocionais). A linguagem é extremamente acessível para qualquer faixa etária ou capacidade intelectual. De uma criança até um Doutor em Teologia, todos são beneficiados igual e claramente. Alguns capítulos tem duas (02) ou três (03) páginas, outras tem cinco (05) ou seis (06) ou dez (10) páginas. Isso porque o objetivo é ler a passagem bíblica sobre aquele personagem e meditar devocionalmente, com um breve e profundo ensaio de Kistemaker, a respeito do que aquele encontro com Jesus resultou, e como podemos nos colocar diante de Jesus ao nos encontrarmos com Ele diariamente, em oração e em Sua Palavra, no que Ele ensina daquele(s) capítulo(s) da Bíblia referente àquela pessoa. É uma escrita cristocêntrica por todo o livro!

O livro cumpre muito bem o objetivo acima. É como sentar numa mesa após a refeição ou no fim de tarde e ter uma boa conversa profunda, informal e reverente diante da Palavra de Deus, com um irmão experiente nas Escrituras. O método é sempre este: há a seção mencionada, os personagens a serem abordados dentro daquela seção, as passagens bíblicas referente ao encontro de Jesus com tal pessoa, com uma breve explicação geral e aplicação final.

Kistemaker harmoniza muito bem os Evangelhos, inclusive. Por exemplo, se você ler na segunda seção do livro, "Pessoas cuja fé Jesus elogiou", haverá ali sobre "O pai de um menino epilético". Antes de Kistemaker iniciar a conversa com o leitor, ele cita as três ocorrências que a Escritura registrou: Mateus, capítulo dezessete (17); Marcos, capítulo nove (9) e Lucas, capítulo nove (9). Isto é, Kistemaker não "isola" um texto do outro. Ele une as informações da Escritura referente a tal pessoa que Jesus se encontrou para, somente a partir daí, comentar numa breve exposição, levando até a aplicação final para nós.

Reitero: se você procura um livro que explique devocional e concisamente os encontros de Jesus nos Evangelhos - e em Atos, obviamente, com Paulo -, que você possa ler numa linguagem acessível e dentro de um certo período de tempo no seu dia, será uma excelente aquisição. O livro tem seis (06) seções, num total de quarenta e seis (46) capítulos! Ou seja, você teria um devocional para pouco mais de um (01) mês ou para quase um ano, se ler um (01) capítulo por semana, num domingo, por exemplo - aproveitando melhor o dia do Senhor!

Recomendo com muito entusiasmo esse livro do grande Kistemaker, que nos legou com o melhor que sua mente e coração, cativas à Escritura, deixaram em favor da edificação da Igreja e, finalmente, para a glória de Deus.