A noite das bruxas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Fabio 02/09/2023

A Rainha não decepciona!
Quero iniciar a resenha de uma forma diversa do habitual, elaborando uma breve apresentação da autora (que dispensa apresentações, é claro), que foi uma das responsáveis pela minha formação como leitor, e que, sempre esteve presente na minha vida como um amante dos livros.

A autora britânica, Agatha Mary Clarissa Christie (popularmente conhecida como Agatha Christie). Recebeu a alcunha carinhosa de Rainha/Dama do Crime nos anos 60, e tornou-se a autora mais bem sucedida da história da literatura mundial em número de livros vendidos,  e que segundo o Guinness Book, suas obras em conjunto (que ultrapassam os 100 livros) venderam aproximadamente 4 bilhões de cópias em todo mundo, cujo os números ficam  atrás somente da Bíblia (segundo alguns estudiosos atrás  também do seu compatriota William Shakespeare), e que suas obras foram traduzidas para mais de 100 idiomas, inclusive para o árabe (enorme feito, para uma escritora não islâmica) tornando-se também a autora profissional, mais traduzida no mundo da literatura.

"A Noite das Bruxas", romance policial publicado em 1968 (livro número 75 da autora), é narrado em terceira pessoa, e possui um estilo, diferente dos predecessores. Com um texto narrativo mais refinado e encorpado, contrasta com os diálogos mais sucintos e rápidos, sem explicar muito as impressões dos personagens. É considerado pela maioria dos fãs, o livro que menos se parece com o estilo literário de Agatha Christie e foi questionado durante as primeiras semanas após publicação, entretanto,  pouco tempo depois, acabou amplamente aclamado pela critica.

O livro conta a história de mais um caso do celebre detetive belga, Hercule Poirot, que é convidado por uma amiga e escritora inglesa famosa, a auxiliar nas investigações de um assassinato cometido em uma festa de Halloween em um pequeno vilarejo (fictício) proximo a Londres.

Com uma narrativa envolvente, recheada de diálogo cativantes, e um clima mais sombrio, "A Noite das Bruxas", é um excelente livro "A La Agatha Christie", onde  passamos a maior parte do tempo, tentando descobrir o assassino, e que no final, descobrimos mesmo e que fomos enganados o tempo inteiro pela autora.

Em "A Noite das Bruxas" , o brilhante e extravagante detetive particular Hercule Poirot, está em sua melhor forma, e apesar de estar chegando ao fim de sua longínqua carreira, é convidado a assumir as investigações de forma extra oficial,  paralelamente a da polícia inglesa, e utiliza de sua enorme influência dentro da própria agencia para interrogar informalmente os envolvidos, e buscar informações e relevâncias ao caso. Dotado de uma inteligência extraordinária e um gigantesco poder de dedução, aliado ao seu seu estilo investigativo nada convencional, nos entrega uma solução espetacular do caso, e ao narrar a solução mais do que complexa, acaba convencendo até os mais céticos e infalíveis detetives da famosa Scotland Yard.

A Rainha do Crime nos presenteia com mais um complexo  e intrigante romance policial, apresentando um texto mais sombrio e mítico que difere e muito  do sua escrita habitual, e finaliza o livro  de forma magistral convidando o leitor durante toda a narrativa a permanecer página após página, investigando, questionando e raciocinando como se fosse um "Watson" de Hercule Poirot.

Em suma, um ótimo livro, para quem está à procura de uma leitura rápida e envolvente, e busca aquele clima investigativo, que prende o leitor até a última página.

Antes de encerrar, peço licença a você amigo, para fazer um adendo de cunho pessoal, e de certa forma parcial, homenageando a Rainha Agatha Christie,  que,  mesmo não sendo a autora mais prestigiada do universo literário, ou ainda, a mais premiada,  mesmo assim conseguiu arrebatar bilhões de leitores no mundo inteiro, e traze-los ao universo literário, fomando  leitores e pensadores, transformando o hábito de leitura de várias gerações.

Recomendo absolutamente.
Carolina165 02/09/2023minha estante
Fábio, acho que vc ia gostar bastante de Lucy Foley. Dizem que ela se inspira na Agatha, não sei pq nunca li Agatha pra comparar, mas gosto mto de Lucy Foley. Meu preferido dela é A lista de convidados, se puder leia, acho que vc vai gostar ?

Flávia Menezes 02/09/2023minha estante
Existem diversas formas de se escrever uma resenha, mas se tem uma forma poderosa é exatamente essa que se mostrou seu estilo: a escrita persuasiva! Nunca li Agatha Christie, mas a forma como você a trouxe aqui, me deixou com aquela sensação que não tem como se dizer leitora e nunca ter lido uma mulher que deixou sua marca nesse mundo. Obrigada, Fábio por nos presentear com essa bela resenha. Senti nela toda a sua admiração e respeito por uma autora como a Agatha, e o quanto essa resenha tem esse toque de gratidão por ela ter sido a autora responsável por ter te formado como leitor. E como é algo poderoso ter na vida um autor assim! Você surpreendeu por nos trazer algo tão diferente e mostrar como você escreve não apenas com técnica, mas com um instinto que te norteia de um jeito tão simples, mas tão bonito. Que aula de escrita!
Não tem como não dizer: você é o melhor resenhista desse Skoob, e eu sou para sempre a sua sempre fã e admiradora! ??????

Fabio 02/09/2023minha estante
Obrigado pela dica, Carol!
Vou colocar na minha lista sim!?

Fabio 02/09/2023minha estante
Ahhh, Flávia, querida, voce né deixa sem palavras, de verdade!???
Lisonjeado com tantas belíssimas palavras... Ainda mais, palavras vindas de uma escritora extraordinária como você!?
E fico feliz por ter conseguido expressar o quão importante a Agatha Christie foi importante na minha formação como leitor. E foi muito mesmo!
Foi através dela que na adolescência eu virava as noites devorando os livros para saber quem era o assassino. Kkkk
Flávia, muito obrigado mesmo, por estar sempre presente e pelos imenso carinho que dispensa ao que eu escrevo!
Eu que sou seu fã ?

Vanessa.Castilhos 02/09/2023minha estante
Encerrou com chave de ouro!! Lindas palavras!! Parabéns pela resenha, Fábio!! ???

Muito obrigado, Vanessa!?
Fiz?
Muito feliz que tenha gostado!?

Dani 02/09/2023minha estante
Bela resenha, Fabio! Agatha é sempre maravilhosa! ?

Obrigado , Rô, querida!?
Feliz em ter conseguido passar o quão importante que A Gata é Triste foi para a minha vida como leitor!?
Obrigado pelas palavras carinhosas e por vir aqui dispensar um tempo para ler essa resenha prolixa!

Fabio 02/09/2023minha estante
Obrigado, Dani pelo carinho e pela presença de sempre !???

Núbia Cortinhas 02/09/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!! Para aplaudir de pé!! ?? ?? ??

Fabio 02/09/2023minha estante
Ahhh, obrigado Núbia, querida!?
Extremamente lisonjeado com as palavras!!!?

Mimi Macedo 03/09/2023minha estante
Acredito que, até hj, ninguém escreve um suspense como ela.

Fabio 03/09/2023minha estante
Leia mesmo, Rô.... Ela é precursora dos Thrillers de hoje em dia!?

Não mesmo, Mi!
Ela era genial!?

RayLima 03/09/2023minha estante
Preciso dar uma segunda chance a Agatha Christie. Qual seria um bom livro dela pra começar?

Fabio 03/09/2023minha estante
Ray, deve dar uma outra chance sim.?
Posso indicar os 5 que mais gostei:
E Não Sobrou Nenhum;
O Assassinato de Roger Ackroyd ;
Assassinato no Expresso do Oriente;
Morte no Nilo;
Os Crimes ABC.
Espero que goste deles, Ray. Boa leitura!!!??

RayLima 03/09/2023minha estante
Próxima vez vou escolher um desses pra começar a ler Agatha. Obrigada, Fábio ?

Fabio 03/09/2023minha estante
Vou ficar aqui na torcida para que a Rainha te convença, Ray!!!, ?

Joicereja 03/09/2023minha estante
Autora incrível e uma de minhas favoritas ? As histórias podem muitas vezes parecer distantes da realidade, mas a criatividade dela não tem limites!!

Fabio 03/09/2023minha estante
Concordo, Joice, ela também é uma das minhas autoras favoritas!
Como dizem? Ela estava a frente do tempo dela!!!

Grazi 04/09/2023minha estante
esse livro me parece ser tão bom, pretendo ler ele antes de assistir o filme que vai sair

Fabio 04/09/2023minha estante
Grazi, fique despreocupada, porque assisti o trailer do filme e pelo que vi , não tem nada a ver com o livro kkkk..... nada mesmo!!!!???

Andressa1296 27/07/2022

Esse foi o primeiro livro que li da Agatha é um livro muito bom mais bem diferente do tipo de escrita q estou acostumada... o mistério é muito bem construído... Mais tive dificuldade em gostar da escrita mesmo sendo uma leitura super fluida...
CPF1964 27/07/2022minha estante
O objetivo principal de Agatha Christie é enganar o leitor.

CPF1964 27/07/2022minha estante
Em termos de livros vendidos ela só perde para a Bíblia.

Andressa1296 28/07/2022minha estante
Eu acho q foi só a mudança da escrita que não tava acostumada ... mais suspeitei desdo início da pessoa... tenho mais um aqui dela e vou ler tmb pra ver como me adapto a escrita dela...

CPF1964 28/07/2022minha estante
Então já podes trabalhar no CSI, Andressa....

CPF1964 28/07/2022minha estante
O meu favorito dela é E não sobrou nenhum. Aliás A Lista de Convidados da Lucy Foley é meio que inspirado neste livro.

Andressa1296 29/07/2022minha estante
Pois é ouvi falar já disso igual IT com o livro o que aconteceu com Anne...

CPF1964 29/07/2022minha estante
Não li It, Andressa. Não curto muito o King.

Andressa1296 29/07/2022minha estante
Então nem perde tempo com IT foi o livro q mais me decepcionei do King...o melhor livro que li do king que vale muito a pena foi Outsider

CPF1964 29/07/2022minha estante
Opa ! Já anotei. Obrigado Andressa.

anne marie 31/07/2021

Primeiro livro da Agatha que eu li e amei.
O livro tem a escrita bem fluída e a narrativa bem intrigante e envolvente. Foi um primeiro contato muito promissor e pretendo ler mais livros da autora.
Linyjjuni 31/07/2021minha estante
Ainda não li esse, mas eu amo os livros da Agatha

Mr. Diego 31/07/2021minha estante
???
Indico o "E não sobrou nenhum.

Foi o primeiro livro dela que li, agora estou no segundo (Crimes ABC)

Esse que indico é sensacional, mds.

Todas as teorias e suspeitas que você vai criando durante a leitura/acontecimentos.... Ah, maravilha!

Simone.Santaroni 31/07/2021minha estante
Tenho um guardado aqui em casa , mas nunca pego para ler. Vou colocar nas minhas metas de leituras para ver se começo

Mr. Diego 31/07/2021minha estante
Difícil arrepender-se!?

ftsolivetti 11/04/2021

Espelho meu espelho, nesse mato tem coelho
Agatha Christie nunca decepciona.

Gostei muito do mistério, do setting que acontece o assassinato e de todo o desenrolar da trama.
Consegui dessa vez descobrir parte do que acontece rsrs

? ???? ?
Ique 11/04/2021minha estante
Bom saber que é legal, estou com grandes expectativas pq adoro Ariadne Oliver kk

ftsolivetti 12/04/2021minha estante
Ainda não conhecia, mas gostei dela rs!
Pelos seus livros deve tá quase gabaritando AC kkkk

Ique 12/04/2021minha estante
Quem dera.. li 30/80, nem metade

ftsolivetti 12/04/2021minha estante
???

andreagueiro 27/02/2021

Intrigante e envolvente até o fim
A história desse livro é envolvente demaaaaais! Desde o início você fica intrigado sobre algumas alegorias que a Christie coloca, como por exemplo, as maçãs (talvez o elemento mais simbólico do livro todinho). Além disso, a autora coloca como metáfora alguns mitos bem conhecidos, e eu amei demais mesmo!
Não dei cinco estrelas apenas porque senti que algumas partes foram meio desconexas, mas nada que destoou muito da estrutura do livro. Tirando isso, a leitura é completamente fluida, li em três dias e sempre querendo descobrir quem era o(a) assassino(a).
PS: Tô muito orgulhoso em dizer que, desde antes dos 40% eu já suspeitava da pessoa que matou, e no final descobri que acertei em cheio! Claro, não cheguei a conectar os acontecimentos da forma que o Poirot conectou, mas pelo menos o culpado eu consegui decifrar hahaha...
murilob 27/02/2021minha estante
veio aí aaaaaa. eu amo esse livro. to chocado que vc descobriu, eu não consigo em nenhum HAHAHAH

andreagueiro 27/02/2021minha estante
ai menino me senti muito detetive, esse foi o segundo livro da Agatha que eu leio e o primeiro que tem o Poirot (eu só tinha lido "E Não Sobrou Nenhum")

murilob 28/02/2021minha estante
e nem sobrou nenhum é o melhor dela. agora recomendo que vc leia morte no nilo. tu pode até saber quem foi mas como foi são outros 500 HAHAHAHAHAHAH
leiam também o assassinato de roger ackroyd (esse eu acertei quem foi, mas o plot twist é ótimo)

andreagueiro 28/02/2021minha estante
vou pesquisar esses daí! Morte no Nilo lerei em breve, mas esse outro nunca ouvi falar kkkkkkk

The guy on the train 12/12/2017

Tão denso quanto E Não Sobrou Nenhum, este livro da Rainha do Crime causa alguns arrepiozinhos de medo durante a leitura.
Para a época em que foi escrito, os fatos mesmo que sem os detalhes doentios de hoje em dia junto a linguagem que a autora utiliza trás a palpável nevoa do desconforto ao abordar o assassinato de crianças em um vilarejo Inglês, deixando para o brilhante Poirot a tarefa de encontrar o diabólico assassino.
Um dos melhores finais depois de Cai o Pano.
Ainda estou digerindo a densidade deste livro... mas não tem muito oque dizer. É simplesmente fantástico.
@ale_raposo 01/05/2018minha estante
Oba!Vou comprar!Estou com Cai o Pano aqui na estante e ainda não li Bom incentivo.

The guy on the train 01/05/2018minha estante
Ale, deixa pra ler cai o pano depois de ler um bom numero de casos do Poirot... acredite... a experiencia vai ser melhor.

@ale_raposo 02/05/2018minha estante
Ah,boa dica.Farei isso.Li Só li 5 dos livros dela.Alguns de Poirot,outros de Miss Mapple.Vou deixar Cai o Pano para o fim.

The guy on the train 04/05/2018minha estante
Rss depois me fala oq achou.

Carla_let 13/05/2021

Esperava mais
Leio Agatha Christie me preparando para ser ludibriada. Dessa vez foi previsível demais, digamos que "acertei de cara". É bom, mas só bom.
Lua 13/05/2021minha estante
Sério? Nossa, eu penei pra descobrir e no fim fiquei surpresa, desconfiava apenas do homem, mais não dá mulher.

Carla_let 13/05/2021minha estante
Juro a ti que foi minha primeira suspeita, achei muito previsível, nada como E não sobrou nenhum ?

Lua 13/05/2021minha estante
Esse foi meu primeiro e único que li dela até agora, e não sobrou nem um é o próximo que quero ler.

Carla_let 13/05/2021minha estante
Leia!!!! Vale MUITO a pena

bookslettie 15/09/2021

primeira experiência com a gata triste
bom, comprei meu primeiro livro da agatha na bookfriday porque estava em promoção e por total influência do thiago neiva.

não considero que foi uma primeira experiência boa, eu fiquei deveras entediada no início e não estava conseguindo me concentrar na história de vez. acho que pelo fato de só ter ele investigando as pessoas que estavam presentes na hora da bendita fala da vítima tornou a narrativa, para mim, monótona.

não sei se os outros livros da agatha são assim, mas esse me deu desânimo para ler os demais populares por imaginar que todos serão assim.

acho que, de fato, fui dedo podre na primeira escolha e que os outros devem ser melhores. darei outra chance porque o final me prendeu muito e achei interessante.

não é um livro ruim, só não indico para quem vai começar a ler as obras da autora ;)
Darcy 15/09/2021minha estante
Que pena! Ela é minha autora favorita da vida.
Tente ler "E não sobrou nenhum" ou "os elefantes nunca esquecem" são muito bons. Esse que vc leu até eu que gosto muito da autora, não curti muito!

parkmaria 15/09/2021minha estante
nada de fav né!

nalets 15/09/2021minha estante
amiga leia "e não sobrou nenhum"!

Lagado:) 17/09/2021minha estante
eu comecei agatha por morte no nilo, acho que é ótimo pra começar

le 07/12/2021

A noite das bruxas
eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro;
de início achei um livro meio confuso, pois nao mantinha o mesmo rumo de início, mas depois quando foi chegando pro final o livro se tornou extremamente incrível, escrita ótima e super fácil de ler, as referências são muito boas, tive um pouco de dificuldade pra entender os personagens, mas depois tudo se encaixou!! minhas suspeitas estavam certas, fiquei muito feliz por isso
ótimo livro :)
gabyy 07/12/2021minha estante
vc superestimando o livro no inicio

gabyy 07/12/2021minha estante
arrasou na resenha amg

nicollyaguiar 07/12/2021minha estante
quebrou a cara KAKAKWKEKEKEKEKE

duda 07/12/2021minha estante
acompanhei os surtos em tempo real ??

Laila 21/08/2022

Não, você não está pronto para o final desse livro
Meu Deus do céu????? Esse livro é um surto e merece todas as avaliações positivas!!! Eu fui feita de trouxa SIM!!! Estava na minha cara quem foi e mesmo assim eu não vi...

A história em si já é intrigante: uma festa de halloween acaba com uma jovem afogada em uma bacia cheia de maçãs. Mas o enredo fica cada vez mais interessante por um simples fato, a jovem assassinada revelou que havia presenciado um assassinato. Será que morte de Joyce foi intencional? Quem matou Joyce em uma festa que só havia crianças e seus respectivos responsáveis????

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li, estou extremamente impactada com a qualidade da leitura. É claro que a quantia de personagens pode confundir um pouquinho porquê é uma chuva de informações... Talvez seja a intenção da autora. Mas fora isso é impecável!!! Recomendo a leitura
Geovanna.Rosamaria 21/08/2022minha estante
Cara... Só de ver que o tema é halloween me encantou kkkkkkkk Além de que realmente já estou curiosa para saber se a morte foi intencional

Laila 21/08/2022minha estante
Esse livro me pegou de jeito... Eu ia ler só em outubro MAS não aguentei esperar!!!!
P.s: não quero frequentar tão cedo festas de halloween

Geovanna.Rosamaria 21/08/2022minha estante
Eu vou frequentar uma em outubro, pelo visto no próximo ano não irei pisar mais em nenhuma AKAKAKAAKA

amandaleu 26/11/2023

Resenha de A Noite das Bruxas
Este é o segundo livro de Agatha Christie que leio e o que mais gostei até então. Foi de fácil leitura e a história me prendeu bem mais que a de Morte no Nilo.

Após Joyce, uma menina de 12 anos, contar durante uma festa de dia das bruxas que já viu um assassinato, acaba sendo encontrada morta nessa mesma festividade.
Estando presente lá a escritora de romances policiais Mrs. Ariadne Oliver que é amiga de Hercule Poirot, personagem conhecido no universo de Agatha, Ariadne pede ajuda do detetive para desvendar esse terrível caso de homicídio.
Fabio 28/11/2023minha estante
Longe de ser o melhor da rainha, mas é um bom livro né, Amanda??

amandaleu 28/11/2023minha estante
Sim, gostei bastante. O próximo que pretendo ler dela é o E não sobrou nenhum.

Fabio 01/12/2023minha estante
Esse é um dos melhores da rainha, Amanda. Quando eu li, ainda chamava "O Caso dos dez negrinhos" kkkk

Bruna Gomes 15/09/2023

Sobre bruxas e maçãs
A noite das bruxas é thriller gostosinho de ler, ótimo pra curar uma ressaca e exercitar o cérebro tentando adivinhar quem é o assassino.
Acertei em 50% quem era. Vale né?
3 estrelas - leitura boa :)
Michela Wakami 15/09/2023minha estante
Eu nunca acerto.???
Você arrasou! ?????

Bruna Gomes 15/09/2023minha estante
Foi sorte de principiante kkkkk

Michela Wakami 15/09/2023minha estante
Acho que você pode pensar em se candidatar para vaga de detetive da sua cidade.?????

Vênus_Alice 30/01/2024

A noite das bruxas
Um bom livro para se ler no halloween, no qual a Agatha traz mais um mistério para o célebre Poirot desvendar.
O investigador recebe um convite de sua amiga, Mr. Olive que também já apareceu em outros mistérios da autora. Ela chama o investigador belga ao se deparar com um assassinato de uma adolescente, mas o que a incomoda é anterior ao crime: na festa de halloween a garota relata já ter presenciado um assassinato, mas que na época não havia compreendido.
O que ocorre é que ninguém a leva a sério, por sempre falar demais e inventar históriaspara chamar atenção, mas ela morre durante a festa.

Toda a investigação traz pontos que me incomodaram e me levaram ao estranhamento, esse foi o caso que cheguei o mais próximo de acertar quem cometeu o crime, porém não consegui fechar todos os detalhes.

Foi uma leitura agradável e instigante.
Fabio 30/01/2024minha estante
Mais uma bela resenha, Alice!!!?

Fabio 30/01/2024minha estante
Li, o ano passado, depois de anos sem ler um livro da rainha, e me remeteu a minha adolescência!!
Sessão nostalgia!!!

Vênus_Alice 30/01/2024minha estante
Obrigada Fábio! Essa história é bem agradável, os livros dela sempre me passam uma harmonia e aconchego ?

João 25/03/2021

Maçãs. Halloween. Assassinato. Cidade pequena. É nesse contexto que a Sra. Oliver convoca seu estimado amigo Hercule Poirot para elucidar os mistérios por trás da morte da jovem Joyce durante uma festa do dia das bruxas.
Confesso que estava curioso para enfim ler Agatha Christie, e confesso que gostei do modo como a escritora nos apresenta a história e desenvolve os personagens, embora tenha ficado meio sonolento em alguns momentos. Vale a leitura! Já pensando no próximo livro da Dona Agatha.
Lucas Brandão 16/04/2021minha estante
Essa história tem um quê de misticismo ou é apenas um plano de fundo?

João 16/04/2021minha estante
Um leve toque, o título é mais pelo momento do acontecimento

Lucas Brandão 16/04/2021minha estante
Entendi. Tenho um aqui, vou ler e ver a escrita e dependendo do que achar eu vou atrás dos outros livros da autora

ca ;) 02/08/2022

Muito bom! A forma que a história foi construída é muito boa! Vários crimes por uma motivação bem clichê, parecendo ser uma origem bem ligada a psicopatia mesmo. Adorei!
Eduardo 02/08/2022minha estante
Boa noite, sabe me dizer como usa esse app para fazer leitura? Não estou sabendo onde clicar para começar a leitura

ca ;) 02/08/2022minha estante
Oi! Você clica na bandeirinha que aparece do lado de cada livro e você entra em histórico de leitura :)

ericabooks 02/08/2022minha estante
Muito bommmmm!