A noite das bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Jociele 21/04/2021

Previsível
Um pouco decepcionante para o que estamos acostumados com Agatha. Boa parte do mistério estava previsível desde o meio do livro.

Lena 21/04/2021

AAAAAAH, eu amei demais!!! No começo confesso que não tinha me prendido tanto na leitura, mas depois da centésima página, MEU SENHOR, era difícil parar de ler... devorei as últimas 100 páginas kakakaka. Amei o desfecho, amei o desenvolvimento da história, e eu jamaaaais imaginei esse final, nem suspeitei de nadaaaa! To em choque kkkkkk. Nota 1000.

@biblioteca.da.ju 21/04/2021

Um dos bons da Agatha
Nesse livro o Poirot resolveu um caso bem difícil, pelo menos pra mim foi. Em uma cidade pequena, uma viúva resolve fazer uma festa do dia da bruxas para as crianças e adolescentes na sua casa. Uma convidada da festa trouxe sua amiga, escritora famosa por seus livros de suspense, e durante o dia todos trabalham e ajudam na preparação da festa.

Uma das adolescentes, Joyce, tenta impressionar a escritora e fala em alta voz pra todos, que já presenciou um assassinato. Todos riem e não dão crédito ao que a menina diz, mas ao fim da festa a menina é encontrada morta, afogada na bacia de pesca das maçãs.

A escritora tem um amigo que pode ajudar a polícia nesse caso, ninguém menos do que Hercule Poirot. Ele tem um caso bem trabalhoso a frente, primeiro descobrir o assassino de Joyce, e segundo descobrir que homicídio foi esse que a menina presenciou?

Esse eu não errei o assassino porque nem consegui chutar kkkkkkkkkkkkkkkk

Mari 23/04/2021

Demorou um pouco pra engatar...
Não sei se foi porque o último livro que tinha lido da Agatha foi a Morte no Nilo e quase virou o meu favorito dela, mas esse livro em especial não me prendeu muito, infelizmente. A sinopse da história é boa, tem uma boa premissa, mas senti que demorou um pouco pra engatar. Tem alguns pontos interessantes. Consegui descobrir uma parte do que ia acontecer antes do final, mas pra mim o livro ficou frenético somente nos capítulos finais. O livro não é ruim, não mesmo, mas já li melhores da rainha. Mesmo eu tendo descoberto uma parte da história, ainda fui surpreendida no final. Com a Agatha é sempre assim rs.

Mas, afinal, qual a sinopse do livro?

Numa grande festa de dia das bruxas, um assassinato acontece. Como foi um crime tão tenebroso Mrs. Oliver decide pedir ajuda para a única pessoa que ela considera capaz de encontrar o assasino: Hercule Poirot. E lá se vai nosso detetive investigar esse caso.

Assim como Morte no Nilo, essa história é do Detetive Poirot. Acho que foi por isso também que eu comparei mais com o último livro que eu li dela. Como sempre, é uma história cheia de gente e, quanto mais você lê, mais você duvida até da própria sombra.

Livro de Fevereiro/Março do @clubedarainha

Patricia Kessler 24/04/2021

Sensacional
A autora vai deixando pistas pelo caminho, basta enxergar.
Segunda vez que leio algo dela, gostei bastante!

Caroline1091 27/04/2021

Foi um dos únicos livros da Agatha em que demorei pra engatar na leitura, mas ainda sim foi muito bom; fiquei surpresa por ter conseguido saber parte do mistério antes da famosa revelação final. Agatha mais uma vez mostrando que preciso estar atenta aos detalhes e a todos os personagens nos livros dela.

Taty Almeida 28/04/2021

Poirot, crianças e um assassinato
De início foi um pouco lento, mas não tinha como dar errado com essa fórmula: Poirot, crianças e um assassino a se descobrir! Agatha mantém um suspense e várias intrigas na mesma história! Foi a primeira vez que li algo com a personagem Ariadne e amei ela e seus comentários! Foi também a primeira vez que acertei quem cometeu os crimes, mas as outras reviravoltas, só sendo mesmo Poirot!

Livinha 30/04/2021

Leitura gostosa
História legal e leitura gostosa, eu não consigo não gostar dos livros da Ágatha.
Esse não foi dos melhores que eu já li, mas não consigo deixar de enaltecer a mente e a criatividade da rainha! Ela é genial.

@jpeoslivros 01/05/2021

Mais um livro da agatha christie, divertido de ler e mirabolante, mas pra mim não foi uma super história

V_______ 01/05/2021

A Noite das Bruxas
Durante os preparativos de uma festa de Halloween uma jovem garota querendo impressionar a famosa escritora de mistérios, Ariadne Oliver, diz ter presenciado um assassinato tempos atrás, mas sem revelar qual o crime nem o criminoso, todos a ignoram julgando ser apenas uma mentira. A festa segue normalmente com a chegada dos convidados, confraternizações e brincadeiras, até que ao fim da festa encontram o corpo da jovem afogado. Ariadne Oliver recorrer ao seu amigo e mundialmente famoso detetive Hercule Poirot, que deverá desvendar quem está por trás do assassinado da jovem e se há relação com o suposto assassinato que ela havia presenciado.
Esse é o primeiro livro da Agatha que releio e mesmo não lembrando de boa parte do que acontece (Pois o li a mais de 10 anos) consigui captar as pistas que indicam o responsável pelo crime, pois lembrava em parte do final. Ao ler os livros da autora pela primeira vez é quase impossível perceber os indícios sem saber o sobre o criminoso, o que torna a leitura da Rainha do Crime tão fantástica.

Sid 01/05/2021

E mais uma vez fui feito de trouxa. E mais uma vez adorei. Um mistério em que você acha ou tem uma idéia de quem é o culpado ou não tem idéia nenhuma.

Lopes 02/05/2021

A noite das Bruxas
Acredito que me empolguei mais no final.
A história é, como todo bom mistério deve ser, um tanto quanto confusa e o excesso de informações deixa a leitura cansativa. Mas o final é muito bom e a forma como o mistério é solucionado bem contundente.
O plot no entanto não é em descobrir o assassino, mas sim em como o protagonista descobre.

Kath 03/05/2021

Nostálgico e fascinante
Minha relação com Agatha Christie começou na escola, havia alguns livros dela por lá e eu aluguei o primeiro, Os Quatro Grandes, por curiosidade e me vi encantada pela prosa misteriosa e surpreendentemente simples no que se refere à linguagem. Lembro que este foi um dos livros dela que mais gostei, contudo, como já tem um tempo considerável desde que deixei a escola, foi uma alegria maravilhosa revisitá-lo em idade adulta.

Na trama, nós somos levados aos preparativos de uma inocente festa de halloween para crianças, organizada pela rica e controladora Sra. Drake, ao que parece, a líder da pequena sociedade. Na festa enconta-se Ariadne Oliver, a autora de livros policiais amiga de Hercule Poirot e comedora assídua de maçãs. Enquanto organizam a casa para o evento que ocorrerá à noite, em uma tentativa de impressionar Ariadne, uma das meninas da festa, Joyce, afirma ter visto um assassinato. Por ser uma mentirosa compulsiva e todos saberem disso, ninguém dá atenção a ela no começo por mais que a menina afirme que fala a verdade.

Minutos mais tarde ela é encontrada morta. Afogada no balde onde a brincadeira de pescar maçãs com a boca foi realizada.

O choque afeta a todos, sobretudo Ariadne, que fica abalada com o ocorrido e resolve chamar Poirot para ajudar a resolver. A primeira coisa que o detetive Belga averigua é a veracidade das palavras da garota, ora, se ela foi assassinada então sua afirmação de ter presenciado um assassinato não pode ser outra a não ser verdadeira, contudo todos afirmam e reafirmam que Joyce era mentirosa e não merecia crédito. Com a ajuda de Spence, um policial aposentado que mora com a irmã, ele levanta uma lista de pessoas mortas em circunstâncias estranhas nos últimos anos que poderiam ter sido presenciadas por Joyce.

A lista envolve a tia de Rowena Drake, uma senhora com problema de coração que morreu de ataque cardíaco. Essa mulher tinha uma criada estrangeira que cuidava dela, vinda para a Inglaterra por um programa de au pair, chamada Olga Seminoff, ela havia desaparecido após ser acusada de falsificar o codicilo do testamento da velha senhora no qual afirmava que ela deserdava a esposa do sobrinho e deixava todos os seus bens para Olga. A outra morte envolvia um advogado que fora esfaqueado e cujo assassino jamais fora pego e por último uma professora primária que morrera afogada

Ajudado por Ariadne e alguns dos moradores locais, Poirot vai em busca da solução dessas mortes do passado para assim chegar ao assassino de Joyce, contudo, as coisas começam a se complicar quando o irmão da garota, Leopold, aparece afogado, assassinado pelo provável mesmo assassino da irmã. O cerco vai se fechando e as investigações se mostram mais perigosas, a prioridade de Poirot se torna proteger a próxima vítima do assassino enquanto uma suspeita improvável começa a rondar seus pensamentos.

Passado e presente se mesclam em uma trama cheia de ganância, preconceito, paixões doentias e unilaterais e a loucura narcisista de um assassino sem piedade.

Só revisitando esse livro eu percebi porque era um dos meus favoritos na história. Ao contrário da maioria dos fãs de Agatha em sua época, que amavam seus assassinatos sangrentos, eu gosto muito mais da forma lógica e inteligente que ela conduz a investigação daquele crime. Acho que isso vem muito da influência de programas como CSI que eu gostava de ver no início da adolescência.

A complexidade e o fato de inclusive de ter mais de uma morte no mesmo livro a ser investigada, torna a trama de Agatha não apenas instigante, mas deixa a gente querendo fazer ligações entre os casos e a morte da menina, o que ela poderia ter visto? Até onde ela poderia ter dito a verdade? E o que o irmão dela sabia para findar com o mesmo destino? Inclusive, fui pega de surpresa no desfecho por não me lembrar com nitidez do assassino de fato. Apesar de ter conseguido identificar um deles, o outro fiquei bem passada quando terminei. Agatha dispensa comentários e recomendações, mas deixo aqui minha recomendação por essa história apenas pelo fato de ser minha queridinha. Foi o livro que me introduziu no romance policial.