O senhor do lado esquerdo

O senhor do lado esquerdo Alberto Mussa

Resenhas - O senhor do lado esquerdo

Neilson.Medeiros 01/11/2023

Mesmo sem o hábito de ler romances policiais, esse aqui me capturou. Acredito que uma chave importante seja a Casa das Trocas. A partir dessa arquitetura se constrói toda a trama. Um verdadeiro labirinto onde a permuta parece ser o mote. Além da história central, denominada pelo narrador de novela, somos conduzidos para outras histórias que delineiam o Rio de Janeiro, cidade marcada pelos crimes desde a sua gênese. Dentre as histórias ?paralelas?, fiquei fascinado pela narrativa sobre a manilha de paus. Um primor!
Quanto à narrativa principal, gostei demais da criatividade sobre os personagens, inclusive a Casa das Trocas me parece bem viva aqui. A misteriosa Fortunata, que desenha o destino, as anotações peculiares do Dr Zmuda, o feiticeiro Rufino, que nunca mente, a confraria dos policiais da praça Mauá, que mais parece um grupo de piratas urbanos em busca de tesouros e o grande conquistador Aniceto, ambíguo e provocador. Enfim, é uma novela policial que, no fim das contas, intriga mais pelos mistérios que se multiplicam além da razão do que pela busca de ver o primeiro nó desatado. Muito bom!

Marcelo.Castro 01/11/2023

Incrível
Romance policial incrível ambientado no Rio de Janeiro de antigamente, repleto de referências históricas e mitológicas envolvendo o surgimento e crescimento da história. O livro me surpreendeu positivamente por trazer a estrutura tradicional do romance policial para as terras cariocas, valendo-se de toda sua história, cultura e lendas para servir de base para a trama. A parte do mistério policial em si pode não ser muito elaborada, sendo capaz ao leitor mais atento já desvendar a trama no começo do livro. Mas isso em nada diminui a qualidade da história e a riqueza com que a trama é desenvolvida e encerrada. Excelente livro para quem gosta do gênero, para quem gosta de história, de mitologia e do Rio de Janeiro. Recomendo demais!

Andrea170 23/09/2022

Imaginação e história
Interessante romance policial com elementos históricos da cidade do Rio de Janeiro, de narrativa peculiar.

O Ciclista 09/03/2022

Imersiva e instigante
Confesso que achei que seria uma história clichê de crime e investigação policial analisando personagem por personagem até por increça que parivel descobrir o culpado ser aquele que não tinha nada a ver, tudo isso engano meu! É totalmente diferente esse livro! A história se desenvolve no começo do século XX por uma investigação de um crime ocorrido na famosa casa das trocas na cidade de Rio de Janeiro, local onde diversos desejos sexuais eram realizados pelos seus visitantes. A investigação fica a cabo de um celebre perito, que em certa parte da historia acaba se envolvendo pessoalmente na trama, ocorrendo desdobramentos que prende o leitor após a metade do livro. Tudo isso com interseções de fatos históricos sobre o Rio de Janeiro, como crimes famosos e a própria história da cidade e sua cultura desde a sua fundação ate a data da história. Não é uma leitura maçante e sim agradavel e curiosa.

Lia 05/01/2022

Um livro que apresenta uma trama policial intercalando com histórias de crimes que aconteceram no Rio de Janeiro, já que para o autor "o que define uma cidade é a história dos seus crimes.
Achei muito bem costurada essas duas perspectivas, pois atiçou minha curiosidade sobre os fatos históricos e ao mesmo tempo fiquei tentando descobrir o autor do crime que acontece nas primeiras páginas do livro
Traz muitas histórias interessantes sobre a fundação do RJ.

Everton.Paulo 31/12/2021

Autor contemporâneo necessário
É um deleite conhecer autores nacionais e descobrir que são bons. Já tinha ouvido falar sobre Alberto Mussa, mas provavelmente não havia lido nada dele até então.
Acredito que comecei positivamente. Nesse romance policial, temos a investigação de um assassinato de um político importante num casarão com atividades um tanto peculiares.
Somos levados à marginalidade de uma cidade grande em desenvolvimento num papo constante e bem informal entre narrador e autor. Paralelo ao enredo principal, há várias passagens históricas que se mostram necessárias ao fim. Pitadas de realismo fantástico também nos ajudam a compreender o desfecho.
Uma grata surpresa do @pacotedetextos, que, em sua curadoria, tem trazido títulos bem interessantes.

site: www.pacotedetextos.com.br

Marcus 18/09/2021

Rico e bem construído
Para quem se interessa pela história do Brasil, sexualidade, ocultismo, psicologia. O autor é detalhista e imersivo, nos coloca dentro de cada cena (de crimes) que formaram o rio de janeiro. E por "mesclar à narrativa maior com alguns relatos que, num certo sentido, a prefiguram" o leitor mas desatento pode ficar um pouco pedido com livro.

Kamylla 13/08/2021

Um nome a ser lembrado
Eu amei como o autor faz com que os leitores pesquisem as referências, locais, personagens que ele cita nas partes "históricas" do livro. Pelo menos, eu que sou curiosa, me vi indo atrás de muita coisa que me chamou a atenção. E é bem nesse viés, ele mescla história com ficção de uma forma que fez com que eu me apaixonasse fácil. Não teve, em momento algum, pontas soltas na história. Por mais que o desfecho fosse algo que eu já esperasse, em dado momento da narrativa, não deixou a desejar de forma alguma para o fim do livro. Amei muito e com certeza vou buscar novos livros do autor! É tão completo que o título também é explicado e faz ainda mais sentido para o contexto da história.

Laura 05/07/2021

Surpreendente
Não só a fã de literatura brasileira, mas para esse autor tiro o chapéu!
É uma leitura instigante, cheia de surpresas. Com gostinho de quero saber mais. A trama é perfeita, muitíssimo bem escrito, varias histórias entrelaçadas.
Clube pacote de textos temeu coração
Michelle 05/07/2021minha estante
Leia tbm "Tudo é rio" acho que você irá gostar.

Laura 06/07/2021minha estante
Obrigada Michelle, adicionei aos meus desejados!

Michelle 26/06/2021

Uma novela policial que reúne assassinato, polícia científica, um prostíbulo sofisticado e local para encontro e troca de casais e um cientista obcecado pelo estudo das fantasias sexuais femininas, no Rio de Janeiro dos anos 1910.

Euler 19/05/2021

Sempre gostei da ideia dos romances policiais, mas nunca li nenhum que me agradecesse, eles sempre caem a qualidade, escravizados pelo enredo. O livro do Alberto Mussa consegue finalmente me motivar. A investigação de Baeta, que trabalha para descobrir o que aconteceu na Casa das Trocas - uma casa de sequiso,.ai- é entremeada por diversos relatos sobre a cidade do Rio de Janeiro, pelos quais conhecemos seu passado indígena e negro. A narrativa se passa no início do século XX e a forma como o autor joga com o leitor, inclusive, fingindo dar as informações antes da hora também é muito gostosa. O erotismo da narrativa também é um ponto interessante - embora bem binária. E a construção dos personagens vai além do que um levantamento de suspeitos. Há um teor místico em vários pontos do texto, inclusive em seu desfecho, que dá uma derrapada pra mim no agito que a narrativa vem até aí. Entretanto, as informações históricas, o uso da ironia e metaficção - bem cadelinha da Huctheon- tornam esse livro inesquecível e me faz ter saudade das viagens e caminhadas no Catete, ignorando o José Maia quando passa sibite pela gente.??

Mica 31/01/2021

Instagram @reading.with.mica :)
"This story is about the one who first kills, then dances. Caring! A true hunter is one who seduces hunting."

Victor Hugo 15/07/2020

Uma suruba em todos os aspectos
Uma grande suruba, não apenas na história, mas também de gêneros.
- É uma coletânea de crônicas sobre a história (fantasiosa, fascinante e excêntrica) do Rio
- É uma autobiografia de ficção (ou não)
- É um romance policial
- um livro esotérico
- ou até mesmo um livro didático de história.

Por fim, acho que o que mais me fascinou foi essa grande suruba em todos os aspectos da obra.

Essencial pra quem é carioca, quem quer conhecer o Rio, pra quem se interessa pelo sobrenatural e pra quem tem um interesse pelo erótico.

Amanda 12/07/2020

4 estrelas
O autor traz curiosidades interessantíssimas sobre o Rio antigo mescladas a uma trama que se revela macabra e sobrenatural. Este descreve com tamanha propriedade minúcias cariocas, que torna possível visualizarmos os personagens criando vida e se movimentando pela cidade. Contudo, as narrativas que entremeiam a trama original acabam prendendo mais que a investigação do assassinato em si. O corte de cada cena da trama para uma ?curiosidade? sobre a cidade que, de uma forma ou de outra auxilia o desenrolar da história principal acaba, por vezes, cortando o suspense e por outras nos fazendo pensar que o desenrolar daquela cena acaba ali (apenas nos últimos capítulos descobrimos o que estava por trás de algumas das cenas barradas anteriormente). Talvez por ser descrito como um romance, não um livro de mistério, carece de um pouco mais do suspense que deveria amarrar o leitor à trama, na expectativa de revelar, num grande clímax, a surpresa pro trás da identidade do assassino. Não deixa de ser uma leitura interessantíssima, principalmente pela riqueza cultural, mas o clímax não é tão surpreendente e a história não é tão aliciante.