Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

KruschRm 12/01/2023

Nossa como eu esperava mais
Nota na escala Clara: 6,15/10. Só deus sabe o quanto eu tava esperando desse livro por ser o último caso de Hercule Poirot, eu descobri o final? Sim em parte não toda mas um pouco, mas o que eu mais odiei é que esse livro muda a estética de a gente não ter como descobrir tudo, os outros livros passam a sensação meu deus realmente como não tinha visto isso? Que era algo que me encantava muito nas histórias de Agatha Christie, esse não tem o brilho. O desfecho é até interessante mas não deixa de ser bem meia boca, esperava mais

Manu 11/01/2023

Acho muito curioso que todos os livros que eu li com o Poirot até agora foram da primeira pessoa do Hastings, que funciona muito bem como olhos e ouvidos do Poirot. Porém não me faz entender todo o brilhantismo atribuído à pessoa do Poirot em todos esses anps de Agatha Christie. Queria ver como ela descreve o Poirot de dentro.
No mais, o livro tem uma sacada genial de um assassino que não é assassino, mas é culpado de todos os crimes falados e de muitos sequer descobertos. Uma sacada de genio da Agatha. Foi um prazer ler esse

Bruno.Henrique 11/01/2023

Como sempre, não consegui descobrir quem era o assassino...
Ao terminar a leitura achei injusta a crítica de que, apesar de ser a aposentadoria do Hercule Poirot, a história era fraca. Achei a história tão boa quanto O Assassinato no Expresso Oriente e Os Crimes ABC. Recomendo muito a leitura para os amantes da Agatha Christie.

Isa 10/01/2023

"Eu sou a justiça"
Simplesmente perfeita a narrativa do último caso de Hercule Poirot!
No fim de sua carreira, mesmo preso a uma cadeira de rodas pois seu corpo sofre debilitações pela artrite, suas células cinzentas permanecem afiadas como se manteve durante toda a sua trajetória. O detetive traz a resolução de um crime que parece impossível de maneira harmoniosa, eu diria.
O suspense clássico de Christie sobre os personagens, a construção da história te fazendo pensar A ou B quando na realidade a resolução era P, a astúcia e inteligência de Hercule são pontos da leitura que me prenderam a ponto de ler o livro em um dia.
Porém, o que mais me impressionou na narrativa é a forma como o Capitão Hastings foi desenvolvido. Agatha construiu sua mente para induzir o leitor a sempre ter as mesmas ideias (até percebê-las antes dele) e suspeitas. Hastings tem a mesma mentalidade do espectador, e isso faz da história quase interativa, como se fôssemos um trio de detetives atrás do caso misterioso.
Por fim, nada mais justo de se terminar onde tudo começou. A volta de Poirot e Hastings à mansão Styles é simplesmente icônica, quase que uma viagem no tempo. Sua trajetória foi longa, suas resoluções foram impecáveis, mas seu bigode e chapéu permanecem imortais.
Hercule Poirot é a justiça!

Thais 08/01/2023

Como sempre, fui engada pela dama do mistério
Cai o pano é a história perfeita para encerrar a carreira de Poirot. Um adversário a altura, o mesmo cenário conhecido, e como sempre a escrita maravilhosa de Agatha Christie. Desconfiei de quem ela queria que desconfiassemos e no fim os assassinos verdadeiros jamais passaram pela minha cabeça. Fui tapeda!
Recomendo

nimsay 08/01/2023

O crime perfeito deixa um furo no peito
Não tenho palavras pra esse livro, a Agatha traz o fim de Hercule Poirot onde foi seu início. É fantástico.
Narrativa e escrita envolventes, personagens que te cativam e se fazem conhecidos, crime e busca pelo assassino perfeitos. Apesar da minha suspeita certa sobre quem era o X, esse conhecimento era um mero detalhe (somente o início), pois ainda tinha muitas surpresas e reviravoltas.
O final me abalou profundamente pois quem gostaria de ver Poirot cair? Mas ele cai, ele acaba. E particularmente, seu fim não poderia ter sido melhor. Foi um fim genial e no estilo que aquele belga astuto gosta.

edisik 08/01/2023

Um dos melhores livros da Agatha Christie, sensacional como ela escreveu essa história que ficou guardada num cofre por muitos anos.

taylorismo 02/01/2023

rip poirot
esse livro é GENIAL em vários níveis, não importa quantas teorias vc criou ao longo do livro, no final estavam todas erradas. infelizmente a dupla que tanto amo acabou, muito triste que o poirot morreu :( mas foi uma leitura muito boa pra mim, gostei muito dos personagens e o caso.

Isadora 31/12/2022

Incrível
O último caso de Poirot. Que livro incrível!!
Admito que o começo do livro me cansou um pouco, os personagens me confudiam e eu nunca lembrava quem era quem. Mas eu sabia que o desfecho valeria a pena.
Sempre crio milhares de teorias, tento analisar as evidências e juntar as peças do quebra-cabeça porém a genialidade de Agatha Christie e do fabuloso Hercule Poirot é muito maior e mais complexa.
Os livros dela sempre são surpreendentes e maravilhosos para quem curte um bom suspense investigativo. Claro que talvez seja melhor ler antes os outros livros protagonizados pelo Poirot, especialmente O Misterioso Caso de Styles já que os personagens citam algumas vezes seus acontecimentos.
De qualquer forma, o livro vale muito a pena.

lAvia 31/12/2022

Cai o pano
na contra-capa do livro, o jornal The Sunday diz que "Cai o pano" tem um final "assombroso". acho que o adjetivo é exatamente a palavra apropriada para descrever o desfecho da carreira (e da vida, já que o próprio deixa claro que está se aproximando da morte) de hercule poirot.

a história se trata de um dos mistérios mais intrigantes que já tive o prazer de testemunhar na ficção. lá, quase no fim do livro, qualquer um pode pensar que as respostas não são dadas de graça. alguns talvez até acreditem que não haja respostas a serem dadas, no entanto. mas a verdade mesmo é que todas as respostas estão ali, só não onde (e como) você espera que elas estejam. agatha christie prova (não que fosse necessário, claro) mais uma vez que é sim merecedora do título de "rainha do crime" e que ninguém sabe escrever um "whodunnit" como ela. ela intriga, instiga, provoca e convida o leitor (aqui através de arthur hastings, amigo fiel do detetive e parceiro nessa investigação) a observar e analisar os fatos, focando menos nos detalhes e dando maior atenção ao quadro geral, entrando na cabeça do criminoso (e que criminoso não-convencional! uma surpresa agradável dentro do gênero, com certeza) e compreendendo como suas ações ocorrem e quais são suas possíveis (ou a falta de) motivações.

"Cai o pano" é uma despedida mais do que digna ao belga de bigode charmoso que sabe o desfecho dos crimes antes mesmo que eles aconteçam. triste mesmo é saber que é, de fato, uma despedida. ainda bem que é possível revisitá-lo quando quisermos.

kahreads 29/12/2022

RIP Poirot
Último caso do Poirot. Tem vários plot twists. Você fica querendo saber como Poirot vai falecer, por que, e se Hastings vai conseguir descobrir quem é o assassino. Muito bom!

Susy 28/12/2022

Incrível...
A cada livro que leio fico mais impressionada com a escrita da Agatha, que mulher sensacional!!! A história nos prende do início ao fim e por mais que você tente, é muito difícil adivinhar quem é o assassino. A história é bem construída, Poirot mais uma vez mostra a sua excelência como detetive. Fiquei muito triste, dei risadas, devorei o livro e muito mais. Um livro que recomendo para todos os amantes de mistério ??

wall 26/12/2022

SIMPLESMENTE O MELHOR LIVRO DA AUTORA
É de fato um livro muito triste e para quem leu os diversos outros crimes de Poirot te alerto que irá chorar muito no final da leitura. Entretanto, a genialidade desse livro e a meticulosidade do crime é inigualável. Hercule Poirot foi um detetive incrível e nesse livro ele se superou em sua inteligência.

Agatha Christie não precisava me fazer chorar tanto assim no final da leitura, porém não posso negar a grandiosidade que é este livro. Simplesmente incrível, no momento me encontro chorando e ainda muito chocada para dar maiores opiniões.

Apenas Evelim 24/12/2022

Cai o pano
Essa é o meu primeiro contato com Agatha Christie. Será o primeiro de muitos.
A trama me pegou e eu fui surpreendida, fui enganada e não descobri quem era o assassino até a confissão. Tinha uma suspeita forte, mas caiu por terra perante a confissão. Adorei a leitura!