Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

claudioschamis 26/03/2009

Triste. Só isso. O pano podia até cair mas Hercule não podia parar. Não ele. É impressionante como os livros, a fantasia, a ficção conseguem exercer essa magia em nós, e até faz com que nos apaixonemos por certos personagens e quando é preciso matá-los, isso mata nós leitores também.
Heder 18/06/2011minha estante
eu tambem tinha ess opiniao, mas dai li sobre o livro. a Aghata matou ele por medo de qualquer outra pessoa continuar a historia dele, sem a permissao dela. Ela escreveu esse livro antes da segunda guerra, e guardou pra si. Após sobreviver na guerra, ela continuou a escrever livros do Poirot, e só depois de anos que publicou Cai o Pano. Aghata simplesmente fantastica

Tícia 20/11/2011minha estante
Claudio... li esse livro há muito tempo atrás e te digo a mesma coisa e não lembro muuuuito bem, mas o que ficou pra mim foi isso, o livro é... triste! A sua colocação "O pano podia até cair mas Hercule não podia parar", foi perfeita.

Carolina 31/07/2012minha estante
Muito triste mesmo!!!

Olga Veiga 15/10/2012minha estante
Sem sombra de dúvidas o livro com o desfecho mais surpreendente para mim.

Mitsue 23/11/2012minha estante
Ainda nao li, mas pelos comentários, estou me empolgando cada vez mais!!!

Marina 10/12/2012minha estante
[spoiler] concordo...mas compreendo que Agatha tenha matado Poirot para que ninguem continue seu trabalho.

Sam 07/01/2013minha estante
Concordo com tudo o que você disse! xD

Humb 01/02/2013minha estante
Poxa, eu ia pegar o livro na biblioteca e você já contou o final! Podia marcar como spoiler...

Bárbara X. P. 18/09/2014minha estante
Realmente, Poirot nunca poderia parar. Foi triste, mas impressionante. Quando eu li, já sabia que ele iria morrer, porém, não deixei de me impressionar com a trama. Nunca há finais totalmente revelados nos livros da Agatha.

Diego.Santos 26/08/2018minha estante
Simplesmente amei esse livro, só lamentei não ter lido O Misterioso Caso Styles primeiro, os Crimes ABC, que foram mencionados na obra... Mas enfim... Irei lê-los agora. Um Final Magistral

Feathhers 11/07/2020minha estante
porra moço podia ter marcado como spoiler né...

Vera Duarte 14/09/2020minha estante
Eu fiquei muito triste. Li poucos livros da Agatha, ainda, e todos que li meu caro Hércule estava presente. Mas é exatamente isso, nos apaixonamos pelos personagens e agora estou me sentindo órfã.

Bruna Araujo 10/02/2022minha estante
Eu nunca vou ler, pq aí o Poirot nunca morrerá!

Tania111 21/10/2023minha estante
Um dos melhores livros dela!

Edson408 07/02/2024minha estante
Olhar pelo buraco da fechadura é importante!

Lais Machado 25/03/2010

Achei o livro muito chatinho, mas todo fã de Agatha e de Poirot deve ler por causa do final! TODO fã mesmo!!! Mas o livro levou uma eternidade pra ser lido, nao causa excitação e curiosidade, diferente de muuuuuitos outros da mesma autora.
DeBee-SaN 26/06/2010minha estante
Verdade!

Helen 03/05/2011minha estante
Não concordo, fora um dos poucos livros que li da autora que demorei não mais que três dias pra terminar. Bem, vai do gosto do leitor. rsrs

Flávia 25/04/2012minha estante
Olá, Lais! Concordo com vc. Depois de tantos anos sem ler Agatha e fui justo pegar esse livro. Me decepcionei um pouco.

Sam 07/01/2013minha estante
Discordo - qualquer livro da Agatha é excepcional, mas cada um tem a sua opinião! Fazer o que?

Yasmin 15/01/2014minha estante
É o meu preferido dela.

Nany 16/08/2014minha estante
Não é chatinho, na verdade o Norton é um vilão e tanto, matar só por indução é incrível, prova como o ser humano é suscetível a influências externas e não se da conta. Também é meu preferido dela, já que ela terminou o com o Poirot,no mesmo lugar onde começou.
Mas como já disseram, opinião é opinião

Letti 09/04/2009

Único livro de A. Christie que abandonei porque preferi não deixar Poirot morrer.
Lu 09/12/2009minha estante
Entendo o que quer dizer. Esse vai ser o último livro da Agatha que eu vou ler. Graças a Deus, ainda faltam muitos. Não sei se vou conseguir me despedir do detetive belga. Foi por causa dele que eu comecei a ler.

julia 09/02/2011minha estante
leti,pode ler o livro com certeza,eu entendo o quer dizer mas a autora vai fazer uma surpresa muito boa neste livro.acho que vale a pena ler por ultimo mesmo assim pois fechara a coleçao com chave de ouro.

Heder 18/06/2011minha estante

Sam 07/01/2013minha estante
Fiquei triste sim por ele ter morrido, mas eu me conformei...

Lily 22/02/2013minha estante
Foi o primeiro livro que li dela, ahaha minha mãe me recomendou, mas acho que ela não levou em consideração os sentimentos entre o leitor e personagens como o Poirot.

Viviane 09/03/2014minha estante
Marcar como spoiler é bom, afinal serve para isso. Contar o final é muito ruim, principalmente para quem pretende ler/lendo e está procurando opiniões sobre o livro.

Luh 14/12/2015minha estante
e esse spoiler aí?

danielolivreiro 15/12/2015minha estante
foi marcado como spoiler

danielolivreiro 15/12/2015minha estante
bug do skoob, mas na página de resenhas do livro, essa resenha não é aberta.

Luh 18/12/2015minha estante
ah sim

Rodolfo Vilar 21/04/2015

Então, eu li Cai o pano de Agatha Christie
Primeiro que a Agatha Christie é minha musa inspiradora na arte de criar romances policiais dignos de reviravoltas e que possuí em seu conteúdo todo um fluxo psicológico capaz de enganar o leitor mal avisado.
Segundo que fiquei muito triste em saber que esse seria o último romance em que o Hercule Poirot - O nosso Sherlok Holmes versão belga - apareceria. Mas com um final digno de aplaudir de pé.
Terceiro e último - esse mais importante - é que esse romance policial é totalmente diferente dos outros. Não é escrito de uma maneira em que conhecemos o cenário, os personagens e a trama que se segue, mas sim, isso logo nas primeiras páginas, é nos dito que em breve acontecerá uma tragédia dentro do núcleo da história e que a preocupação principal é evitar isso.

Agatha Christie consegue muito bem nesse livro ludibriar a atenção do autor. E para isso utiliza de técnicas de desconstrução de seus personagens que são maravilhosas. Quem ler o livro vai ficar de olho em todos os personagens apresentados e desconfiará de todos eles. Afinal de contas, todos tem o seu jeito suspeito, a sua crítica e possuem pensamentos... digamos que bem maldosos. O melhor de tudo é, como já dito, a desconstrução desses personagens. A dona da pensão que é muito boazinha e passa a ser calculista, o rapaz galanteador que é sempre desconfiado, o médico que vive de fazer experiências, a sua mulher com problemas de bipolaridade. Muita coisa.
A linguagem é uma delicia e muito boa de ser lida. E o final então? A coisa mais estupenda que você possa imaginar! É um livro que eu recomendo muito! E que fará você conspirar bastante.

A minha edição de Cai o Pano faz parte de um box contendo três livros: Cai o pano, O Natal de Poirot e Assassinato no expresso do oriente (Esse já lido, mas que em breve também farei resenha por aqui).

site: http://bodegaliteraria.weebly.com/entao-eu-li/cai-o-pano-agatha-christie
Rodolfo Vilar 22/04/2015minha estante
Oi Douglas. Obrigado.
Tbm era no início assim comigo. Mas conforme a gente vai lendo os livros da Agatha, a gente consegue ficar familiarizado com o jeito como ele escreve. E as histórias são dignas.

Carol 02/02/2023

Não é o melhor dela, mas tem um apelo sentimental muito grande. O último caso de Poirot e ainda sendo do jeito que foi tem muito significado. Eu não tô lendo na ordem, mas mesmo assim fiquei meio mal kkkk sendo que tem milhares de livros dela pra eu ler ainda
Escrita impecável, apesar da história ser meio arrastada, a escrita não é. Não sabia que dava pra diferenciar essas coisas até ter um exemplo prático.
Livro meio médio, mas o final te pega de jeito. Nessa altura do campeonato eu já desisti de tentar adivinhar e só deixo dona Agatha me conduzir com a genialidade dela.
Bia 03/02/2023minha estante
concordo totalmente!

Bia 03/02/2023minha estante
também não achei o melhor da autora, mas as últimas 60 páginas...

Carol 03/02/2023minha estante
Exaaato, meu queixo caiu nas últimas páginas

Manu Zavi 26/11/2022

Legal mas nem tanto
Eu amo Agatha Christie, mas este não foi um dos melhores que já li. Achei a história um pouco maçante e o mistério no final, sua maior característica, foi meio forçado. Também não criei muita conexão com os personagens. Um bom livro, mas abaixo dos outros.
Hugo 30/11/2022minha estante
Mesma impressão que eu tive. Fiquei me sentindo culpado por não achar o livro tão interessante assim rs.

Manu Zavi 30/11/2022minha estante
Eu TB fiquei assim KKK q bom q não fui a única fã :/

Giovana456 18/01/2021

Mistério instigante
A história é muito boa, com o mistério muito instigante, que faz o leitor ter aquela vontade de não parar de ler. O final da história ainda me surpreendeu, já que ele me direcionou para uma possível resolução, que no final estava erradíssima (fui feita de boba pela gata triste, basicamente)
Samu6 19/01/2021minha estante
Aaai, eu quero reler esse livro e não é pouco kkk foi o livro que me fez tomar gosto pela leitura

Giovana456 19/01/2021minha estante
Aaaa q legaaal! Esse livro é bom dms

Kassandra.Janis 21/08/2022

Temos o ultimo caso de Poirot, e no final do livro quando eu entendi o motivo desse ser o ultimo caso eu fiquei arrasada, pq não estava esperando. Durante a história a gente acompanha o Cap. Hastings, um amigo do Poirot que foi chamado pelo mesmo pra ajudar descobrir quem é o assassino que está prestes a cometer um crime na hospedaria Styles, local já conhecido por eles no seu primeiro caso. Porém pra mim o Hastings foi muito difícil de acompanhar porque ele se recusava a enxergar determinadas coisas, falando de modo esdrúxulo ele tava fazendo a sonsa, isso porque a filha dele junto com o professor com quem ela trabalhava estavam hospedados lá também, e eles tinham uma relação um tanto quanto estranha, o que estava difícil pro Hastings enxergar. O final da história foi o mais inteligente dentre as histórias que eu já li da Agatha, como SEMPRE nenhuma das minhas teorias estavam corretas, algumas muito erradas por sinal, é um livro muito bom, com o final muito bom porém muito triste para nosso querido Poirot
Fred Zanitti 12/09/2022minha estante
Ah não gostei nem um pouco do motivo deste ser o último caso do Poirot! #chatiado :D
Agora você tem razão, o Hastings já estava enchendo o saco nessa história, parece que tinha virado soldado raso de novo, não conseguia conectar nenhuma informação do caso... deve estar com princípio de Alzheimer e será o próximo a morrer nas histórias da Agatha Christie, é a única explicação para tanta bola fora dele hahah

Kassandra.Janis 29/11/2022minha estante
hauhsaua pois é, foi triste acompanhar ele

William LGZ 09/09/2022

Um fechamento com chave de ouro
Era difícil pensar que, após ter lido "O Assassinato no Expresso Oriente" e "O Assassinato de Roger Ackroyd", eu pudesse ser mais uma vez tão surpreendido com uma resolução tão impressionante e criativa quanto nestas outras, entretanto, como sua cartada final, Agatha Christie conseguiu entregar exatamente isto e me abençoar mais uma vez com toda a sua genialidade e sagacidade.

Ler este livro logo em sequência de "O Misterioso Caso de Styles" foi algo ótimo pois pude fazer comparações e paralelos que deram um peso muito maior ao enredo, que se passou no mesmo cenário, além de validar minha resenha anterior ao ser possível para mim perceber a grande evolução da autora no desenvolvimento de seus mistérios, capazes de me prender e instigar bem mais do que no outro apesar do ritmo mais lento aqui.

O único ponto negativo que vi, que não foi relevante o suficiente para diminuir minha avaliação, foi a filha do Hastings como personagem. Sua personalidade pareceu-me caricata demais, servindo apenas para dar justificativa às críticas sobre juventude e modernidade que há na obra, e me irritou bastante durante a narrativa, mas isto pode ser considerado também um ponto a favor pois pelo menos foi mais uma emoção para sentir enquanto lia sem me deixar cair na indiferença.

De qualquer maneira, esta é uma história obrigatória para os fãs da autora e a recomendo para estes especialmente porque já acompanham seus trabalhos e serão capaz de sentir mais os acontecimentos daqui e ter a experiência de fato completa de sua leitura. Assim, para quem deseja o primeiro contato com ela, não é a opção mais indicada apesar de sua exímia qualidade.
Cyntia44 10/09/2022minha estante
Excelente resenha!
Parabéns!

Núbia Cortinhas 13/09/2022minha estante
Adorei a sua resenha! ??

Fabio 04/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lusitânia!
Esse eu só vou ler depois que encerrar todos os outos!

Lusiania0 04/10/2023minha estante
Obrigada Fábio :) Recomendo fazer isso mesmo ??

julia 09/02/2011

Minha resenha de numero 100 só podia ser destinada a Agatha Cristie!!!!!!!
minha paixao literária entre os 14 e 17 anos foi agatha cristie.nesse periodo eu me tornei uma fã obsecada,apaixonada por suas tramas inteligentes e sempre imprevisiveis.
a autora sempre conseguiu criar finais imprevisiveis que me tiravam o folego e me faziam pensar´´como nao percebi isso antes?as pistas estavam claras!`` e isso foi o que mais amei nessa autora.sua criatividade.cheguei a completar a leitura de toda a sua obra,algo em torno de 62 livros e meu detetive favorito,o personagem que mais me cativou com certeza foi Hercule Poirot.
sua inteligencia,sua sagacidade,a maneira de enxergar as coisas e pistas onde ninguem mais percebe,a maneira de encarar os personagens os analizando friamante em busca de deslizes,o uso de sua ´´massa cinzenta´´ que sempre me facinou.
bem..notei que nunca coloquei nenhum livro dessa autora em minha estante,pois só coloquei meu periodo atual e senti a injustiça disso.entao escolhi o ultimo livro que li(propositadamente) dessa autora para constar em minha estante como representante de sua obra.
o fato é que este livro,me deixou com o coraçao apertado.a escolha de ler ele por ultimo não foi mero acaso e sim fruto de meu medo de ver um personagem tão cativante morrer!na epoca tinha ouvido falar que ele teria um fim e isso só de imaginar partia meu coraçao e me fazia querer torcer o percoço dessa autora só por pensar na ideia rsrsrs....então grande surpresa que tive quando descobri que mais uma vez a genialidade da autora vem a tona com uma trama muito inteligente e que terá um final feliz para meu amado Poirot!!
nem preciso dizer como fiquei feliz com a revelaçao afinal quem aprecia Poirot pode entender isso.
eu recomendo o livro mas acho que também nem precisava afinal quem já leu outros da autora há de concordar que não existe livro dela que tenha um final ou pelo menos uma situaçao de nos fazer prender a respiraçao em virtude das reviravoltas!

ps:eu recomendaria ler este volume por ultimo.pra quem quer ler a coleçao inteira de seus livros.pelo menos,pra mim foi muito mais interessante encerrar a coleçao dela com este livro.foi como fechar um periodo com chave de ouro.
nunca vou esquecer o prazer de descobrir que a autora não me decepcionou!vale a pena!

pps:uma dica para todos os livros dela:o assassino(a) de seus livros sempre é alguem que menos apareceu na trama.essa é a experiencia que tirei desse periodo contudo sendo franca isso só percebi muito a frente na coleçao e nunca consegui descobrir a motivaçao do assassinato.a autora sempre me surpreendeu e sou grata por isso afinal num livro de mistério não tem nada mais chato do que um final previsivel!
mateusmfs 14/02/2011minha estante
Amei a resenha, ainda li poucos livros dela mas ja me apaixonei pelo modo de escrever dela, a minha sorte é que a minha mãe tem toda a coleção dela, e ja tinha me dito para mim ler esse por último, até hoje nunca me decepcionei com ela xD

Cristine 05/04/2011minha estante
eu adoro a Aghata Christie, é a única autora cujo mistério eu não consigo desvendar. Geralmente eu descubro todo a trama nas primeiras 10 páginas, nos livros dela tenho ler até a última linha e ainda ficar surpresa com o final.

julia 28/05/2011minha estante
muito dificilmente alguem consegue desvendar a trama..acho que é isso uma dos principais motivos para que essa autora seja genial!

Tícia 16/11/2011minha estante
Também tive minha época desenfreada dessa autora. Eu engolia Agatha Christie. Mas já não lembro mais das histórias, afinal, já faz muito tempo que li e depois dela vieram muitos, muitos e ufff muitos outros livros lidos. (quando eu falo muitos, são muitos mesmo, tá? rsrsrs) Mas se tem um dela que eu não esqueci é "O caso dos dez negrinhos". já leu?
recomendo. Eu nunca ia pensar naquele final. quando der, leia.

Mary 21/12/2023

Um mistério maravilhoso
Um livro muito bom do começo ao fim fiquei tentando descobrir o assassino, analisando as pistas criando teorias e plot me deixou boba.
Poirot com certeza é um detive incrível, vou procurar ler mais livros da Agatha ela acaba de se tornar minha autora favorita.
marceloboemeke 21/12/2023minha estante
Ela é muito boa, né? Faz bastante tempo que eu não leio, mas gosto bastante da condução das histórias e da maneira como as tramas são elaboradas.

Mary 21/12/2023minha estante
Siiim, é o segundo livro dela que leio. Ela é fantástica os desdobramentos das histórias são muito bons, fico boba com os plots.

Bárbara 14/05/2021

Agatha sendo incrivelmente incrível, como sempre! Este livro está no meu top 3 de livros dela
Crislane 16/05/2021minha estante
Qual teu top 1 e 2? ?

Bárbara 17/05/2021minha estante
1. E não sobrou nenhum
2. O assassinato de Roger Ackroid

FEbbem 10/09/2012

Conhecendo Poirot
Algumas coisas na vida fogem ao obvio, mas nem tudo.
Explico!
Poderia alguém de tanto sucesso, publicações; adaptações e aceitação escrever livros descartáveis ou propriamente ruins?
Sim! Poderia.
Temos ai os Paulos e os Augustos da vida que comprovam isso, entretanto não é o mesmo que acontece com nossa Rainha do Crime.
Apresento – vos: Agatha Christie.
Que em toda sua vida publicou mais de 80 romances dos quais foram traduzidos em muitos países, ganhando adaptações no cinema, teatro e na televisão.
Agatha é justamente o obvio! E eu de forma juvenil e um tanto quanto inábil teimava em aceitar a lógica; torcendo o nariz em diversas vezes, da qual me era indicada as suas obras.
Mas se Maomé não vai à montanha, alguém deve empurrá-lo ate lá! E assim o foi! E lá estando me deliciei saborosamente a uma porção tripla de suspense, intrigas e surpresas.
Ao conhecer Poirot, talvez não tivesse uma boa primeira impressão, mas sua inteligência, sagacidade e justiça me cativaram a tal ponto de sofrer em sua morte; mas sabendo que tudo fora feito em nome da justiça e do bem estar das pessoas e que nosso amigo partira, ironicamente fazendo aquilo do qual ele sempre inteligentemente lutou para evitar.
Os temas abordados implicitamente talvez não sejam o ponto alto de toda a narrativa, mas é de grande valia. Polêmicos e sugestivos a personalidade de suspeitos e vitimas.

André 06/11/2012minha estante
olha o spoiler cara, avisa antes!