Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Maluð 07/07/2023

Agatha Christie nunca erra!
Esse livro é um dos meus favoritos da autora. Ele realmente faz você se interessar pelos personagens, tanto pelo Hanstings que mostra o quanto ama e confia no seu amigo, quanto pelo Poirot.

Eu sou suspeita para falar de qualquer livro da Agatha, até porque ela é minha escritora preferida, suas histórias nunca decepcionam. Cai o pano é sem dúvida um dos livros mais surpreendente da autora, sua escrita e persuasão faz o leitor querer ler o livro até o final.

Eu amei o desfecho da história de Poirot realmente honrou todo o seu legado e sua inteligência, dando um final digno para um personagem de tamanha importância.

Jérula 07/07/2023

O último caso de Hercule Poirot
Agatha Christie é a mestre do crime. Impossível esclarecer seus casos. Mesmo quando achei que estava sabendo de tudo, não estava sabendo de nada.

Poirot convida seu amigo Hastings para ajuda-lo no seu último caso, no mesmo lugar do seu primeiro caso. Um assassino onipresente X que está envolvido em pelo menos cinco assassinatos está na mansão de Styles, e um assassinato está para acontecer, mas quem será X? O que todos os casos que parecem tão pessoais têm em comum?

Mais uma vez Agatha nos agracia com a inteligência intrincada de uma escritora muito além de seus tempos.

Digo Rameh 06/07/2023

Muito legal ler por uma perspectiva alheia ao contexto, imaginar estar no lugar de Hastings resolvendo um assassinato (ainda não cometido) com Poirot

DeboraCatanante 05/07/2023

O último
Poirot está velho e muito doente, por isso precisa da ajuda de seu melhor amigo para desvender um caso onde sua vida inglesa começou.

Hastings vai até o amigo para atender suas exigências, mas percebe que precisa ser ser ps olhos, os braços e as pernas do amigo que se encontra paralítico.

Pérola 02/07/2023

Fascinante! Foi o último caso do detetive Hércule Poirot e me prendeu do início até o fim, porque eu fritava a cabeça tentando descobrir quem era o assassino pq ao mesmo tempo que tudo se encaixava, nada se encaixava.

Livroterapia MS 27/06/2023

O fim
Sempre me questionei pq não havia lido ainda essa obra, pois sou apaixonada por Agatha Christie. Achei bem diferente de outros títulos, pois é mais lento e de certa forma um pouco mais reflexivo.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/06/2023

É sempre um prazer ler Agatha, apesar de que eu já havia lido esse livro a muitos anos e acabei relembrando o plot final, mas, sempre uma ótima leitura, bem curtinho e rápido, perfeito pra um fim de noite!

Danny 23/06/2023

Caiu o pano
Uma leitura boa, porém um tanto enrolada para o desfecho que teve? X ser e não ser assassino, no fim ele só era dissimulado e persuasivo. Os personagens estavam maçantes nesse livro, para mim, faltou algo que me ligasse mais a eles.
A trama em si é boa, Agatha escreve muito bem, mas para o último caso de Poirot, eu esperava mais.

Moises Celestino 23/06/2023

"O Último Livro de Poirot"
Este foi o último livro a ser protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, e também o último a ser publicado durante a vida da autora. "Cai o Pano" foi lançado aproximadamente três meses antes de sua morte, sendo a última obra publicada ainda em vida (Um Crime Adormecido, O Último Caso de Miss Marple, foi publicado após a morte da autora, em 1976). Na minha avaliação, "Cai o Pano" é uma das melhores histórias escritas pela Rainha do Crime. Um clássico!

Laila 21/06/2023

Ótimo livro, uma trama cheia de reviravoltas e feita para confundir mesmo, nunca chego nem perto de descobrir o mistérios dos livros da Agatha, mesmo quando o livro te leva a desconfiar do culpado ela ainda consegue mudar o foco do leitor e te fazer desconfiar de tudo que você acha que sabe.

Nathalia.Espindola 21/06/2023

Impactante
Como sempre as histórias da Agatha christie ao mesmo tempo que nós leva a imaginar que são muito parecidas, nós surpreendem de final deixando de wueixo caído.

Eu até cheguei a acertar certas partes , mas o principal fui é bem longe.

Além de que o encerramento de todo futuro e casos, dá história de Poirot foi excepcional!

Não esperava nada menos dela...Como sempre estão de parabéns.

Débora Galter 17/06/2023

Um adeus ao nosso querido detive belga!
Confesso que esperei muito desse livro, e acabei me decepcionando um pouco. O livro começa confuso, não têm personagens muito interessantes, e tem um final totalmente apressado e enrolado disposto no "pós-escrito" do saudoso detetive belga.

Em minha opinião, o desfecho precisava ser mais claro e mais coeso. Contudo, o clímax da história é bom, e pega todos os leitores de surpresa. Ainda acho que vale a pena leitura, mesmo que a obra seja fraquinha em comparação aos demais livros da autora.

"A sinceridade não é uma qualidade muito valorizada, mas poupa tempo e energia". (P.131)

renni 17/06/2023

E fecham as cortinas...
Acho que tudo nessa história me surpreendeu. A gravidade de todos os eventos conforme a história ia passando era enorme.

Poirot inteligente como sempre, mantendo a massa cinzenta em movimento, sabia tudo o que estava pra acontecer, como a história ia se encerrar e, por mais que tudo o que aconteceu ali em St. Mary de Styles tenha sido de grande trauma pro Hastings, o belga ainda precisava que ele estivesse ali presente, ser seus olhos e ouvidos por uma última vez, com o objetivo de fechar um ciclo.

Gostei bastante da história (não uma das minhas favoritas) e me arrependo de não ter lido O misterioso caso de Styles antes (realmente não sabia que ambos livros se passavam no mesmo lugar até... saber).

Por mais que eu não tenha lido todos os livros da Agatha, li muitos e embarquei em muitas encruzilhadas com Poirot. Engraçado se despedir de um personagem fictício assim (mesmo sabendo que ainda há outros contos para eu ler). Enfim, rest in pieces legend!

costa63 14/06/2023

A marca de Caim
Os livros de Agatha christie sempre tem a mesma narrativa, que em se é cansativa,sendo os livros curtos . Porém com um final surpreendente e assombroso, esse não foi diferente.
Hecules Poirot fechou sua carreira com chave de ouro, engando mais uma vez o leitor. Com sua dedução impecável. Mesmo nesse livro que ele teve um pouco de culpa
Acho que esse vai ser o último da Agatha que vou ler.