Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Maravilhoso
Digo com toda convicção de que esse é um dos meus livros favoritos da vida!

A primeira vez que o li, eu deveria ter entre 12 a 14 anos, e foi amor à primeira leitura.

Esse livro trás todas as felicidades, as tristezas, a raiva, as dificuldades que uma família pode passar. E no fim, ele te faz passar por uma nostalgia compartilhada com a personagem. Eu me emocionei e tive saudades por ela.

Tudo passa; e passa rápido. Coisas que hoje não damos muita atenção, no futuro será apenas saudades.

Lindo! Favoritado da vida. Indico para todo mundo hahahah

Luana Karla Nogueira 04/12/2023

Essas histórias que acompanham a vida de certa família me cativam. Tem sempre tantas informações sobre como as pessoas viviam em determinada região e época

Valdir 26/11/2023

Favorito
Éramos Seis é uma iguaria da literatura brasileira, não atoa possui 5 adaptações de enorme sucesso. Mais do que isso: adaptações de enorme sucesso em décadas diferentes, o que demonstra por si só o caráter atemporal da história.

Eu explicaria o êxito da obra de Maria José Dupré pela sua temática, a mais universal que existe: o amor de uma mãe pelos seus filhos da infância à velhice. Mas temática nenhuma justificaria a força do livro se essa história não fosse contada por Dupré.

Sim, é um livro de profunda beleza. ?Éramos Seis? comove nos mais singelos atos. Emociona não só pelas palavras e pelos diálogos, mas também pelo não dito, que é captado pelo leitor mais atento nas entrelinhas.

Como pode um livro aparentemente tão simples ganhar tantos leitores apaixonados? É partindo dessa aparente simplicidade da narrativa que a autora se revela uma habilidosa contadora de histórias e retira de sua cartola-cérebro um emaranhado de discussões próprias do período em que a família Lemos se insere.

Trata-se de um período efervescente da nossa história, marcado por profundas transformações sociais. Do lar de Dona Lola emergem assuntos sobre ética, religião, comunismo, desquite, alcoolismo e luta de classes e acompanhamos de perto fatos históricos como revoluções, guerras mundiais e gripe espanhola.

?Éramos Seis? é a vida como ela é. Recorte fidedigno da família brasileira no início do século XX e riqueza inigualável da nossa literatura. Motivo de orgulho para todo leitor tupiniquim.

lendoeuconto 20/11/2023

Mãe é amor
Quando tudo dá errado, ali sempre está uma
mãe pra consolar seu filho; quando há doença, sempre há uma mãe acompanhando seu filho; quando há dor, sempre há uma mãe com um chazinho ou disposta a te ajudar. Esse livro nos traz reflexão profunda sobre o amor de uma mãe e quem somos nós, filhos que só pensam em si mesmos ou amigos e companheiros de nossa mãe? A luta, as noites em claro, a angústia, o medo, tudo aquilo que nossa mãe nos protege. Todos deveriam ler.

Zoe 19/11/2023

?Mãe quer dizer sacrifico, não devo esquecer.?
A cada passo da leitura via tanto a D. Lola em tantas mulheres da minha vida. Mas principalmente a vi em minha mãe. Mãe é um negócio surreal e como a própria diz: sacrifício.
Quantas Abdicam de sua felicidade própria para viver a felicidade dos filhos? Quantas vezes nossas mães deixaram de fazer algo ou comprar algo para poder nos dar o que queríamos?
É um livro sobre amor e sobre saudade.

Marcel.Trocado 11/11/2023

DONA LOLA

É sobre uma mulher, com um amor imenso pelos outros cinco membros da família, ela é protagonista de angústias profundas e ausente na condução de seu próprio destino. Na história os homens conduzem os acontecimentos, mas são secundários, quase figurantes, até porque o drama é narrado em primeira pessoa pela Lola (cujo nome verdadeiro é Eleonora), e se desenrola tendo duas cidades como cenário: São Paulo (cenário principal) e Itapetininga.

Éramos Seis é o segundo romance da escritora paulista Maria José Dupré, o título é grandioso e tem uma história própria, foi publicado pela primeira vez em 1943 pela Companhia das Letras, passou as décadas seguintes pela Editora Brasiliense, Saraiva até chegar à Ática, embora tenha sido um título do início da Coleção Vaga-Lume, já era muito conhecido anteriormente, pois foi adaptado na dramaturgia em 1945 (Rádio Tupi), como filme argentino (no mesmo ano) e na televisão como novela em cinco versões: Record (1958), TV Tupi (1967 e terceira adaptação em 1977), SBT (1994), TV Globo (2019). Em 1944, a obra recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Raul Pompeia. A editora Ebal realizou uma adaptação em quadrinhos em 1956.

Lola presencia grandes transformações sociais e comportamentais da sociedade paulista, tais como o fim da Segunda Guerra Mundial e gripe espanhola de 1918, a Revolução Paulista de 1924 e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Ao longo dos anos, o marido falece por uma doença estomacal (1926), Julinho (filho) muda-se para o Rio de janeiro para casar e ascender socialmente, Alfredo (filho) some pelo mundo para não ser preso, Isabel (filha) une-se a um homem desquitado, união não aceita por Lola devido às convenções morais da época e, por fim, a inesperada morte do primogênito Carlos em 1934, dessa forma, o romance segue até o fim da vida de Dona Lola, sozinha num quartinho alugado em uma pensão de freiras, em São Paulo, em oito anos eram seis e agora só resta Dona Lola.

Joésia Gonçalves 05/11/2023

Te amo, dona Lola
Eu amei demais esse livro. A escrita, os personagens ... O amor dessa mãe, a força e coragem me deixou com o coração tão cheio e tão triste ao mesmo tempo. Admiro tudo que ela fez e do que abriu mão pelos filhos. Foram tantas dificuldades e que, apesar de tudo, ela se manteve firme. Dona Lola merece o mundo.

Uyara Maria 17/10/2023

Dedicada dona lola me consquistou
A imagem de mãe que ama imensamente seus filhos independente das suas burradas é oque mais se destaca nesse livro. Sua força, resiliência me fizeram sofrer e ao mesmo tempo me conectar com ela

estouuu tão feliz e triste com essa história

Camila2023 14/10/2023

Assisti à novela quando ainda era criança. Foi nostálgico ler Éramos seis agora.
Triste, tocante, sensível e lindo.

?Ele me andava cartinhas que me enterneciam, começava com Minha querida mamãe e meu coração parecia derreter de amor como cera mole na proximidade do fogo.
Mesmo sonhando com tato e cautela,deparamos sempre com o desconhecido e ficamos surpreendidos diante do inesperado?

??

Mello 13/10/2023

É um livro de rotina. Sobre a vida de uma família e sua trajetória. Quem conta a história é a mãe e pela visão dela, as coisas vão acontecendo. Não há plot na história. É a realidade das famílias que batalham para se sustentar. Eu achei tudo muito emocionante. Principalmente como os filhos sempre sugam o máximo da mãe e mesmo assim a mãe está disposta a dar ainda mais. E fica claro que por mais que a mãe ame a todos os filhos, há sempre um preferido. Foi uma leitura muito comovente.

Jimmy Deyvid 09/10/2023

Maravilhoso
Não canso de reler esse livro, li na minha adolescência, juventude e agora na vida adulta, a história é de uma doçura inigualável, e olha que não tem nada de novo é realmente a vida como ela é nua e crua, pra mim esse livro entra na lista dos melhores livros que já li na vida, corrigindo, entra não, já está aa muito tempo guardado no coração

Isis243 03/10/2023

Doçura, lágrimas e muita emoção
Essa foi minha segunda leitura. A primeira vez foi como leitura obrigatória da escola. Agora como uma mulher sensível que sabe do que gosta de ler.

Bem escrito, sensível, relato da dureza da vida, dia percalços e dos arranjos familiares que fazemos sabe-se lá porquê.

Vale muito a pena ler e reler !

Boa leitura,
Boa diversão :))

Danilo116 28/09/2023

Perfeito
Uma ótima trama que te toca e te envolve na história com os personagens e que não possui um final feliz, porém é um final realista sobre a vida, recomendo realmente não vão se arrepender