Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Bruno 22/09/2023

Um livro sobre a brevidade da vida.
Um livro simples e fácil de ler. No entanto, difícil de entender. A dor da perda, o valor da família, a importância dos momentos singelos da vida.

"E novamente esqueci que ele tinha morrido e continuei a falar: "Quando você era maiorzinho, Júlio gostava de cantaro- lar para você dormir; talvez por ser o primeiro filho, seu pai tinha muita paciência. Cantava uma cantiga que ele mesmo inventou e falava em bichos:

O boizinho e vem...
O cavalinho e vem...
O burrinho e vem...
A formiguinha e vem....
O carneirinho e vem...
Buscar meu filhinho que não quer dormir.

De propósito, Júlio esquecia de falar o 'macaquinho' para ouvir você reclamar; e você reclamava com os olhos pesados de sono, quase dormindo: Papai esqueceu o macaquinho... Júlio recomeçava e incluía o macaquinho, então você dormia um longo sono até de madrugada.

E cantei baixinho. Depois olhei meu filho morto e disse: "Mas desta vez seu sono é tão profundo que, apesar de eu ter esquecido o 'macaquinho', você não reclamou, meu filho". (P. 286, 287)

Nany 08/09/2023

Éramos Seis é um retrato de uma família de baixa renda e seus desafios para se sustentar, bem como os laços entre todos eles. Acompanhamos tudo pela perspectiva da mãe, Dona Lola, que nos apresenta seu marido, Júlio, que trabalha para trazer alimento para casa. Ela enfatiza o fato de ele ser bastante cabeça-dura, pois insistia em comer algo que sabia que, mais adiante, lhe faria mal. Seu filho mais velho, Carlos, era o seu preferido, pois era o mais carinhoso e amigo dela. Juninho, por outro lado, sabia que teria um futuro bom, Isabel era a única menina, e Alfredo era o filho mais problemático.

A história, narrada em 1921, mostra essa família comprando com muita luta e felicidade uma casa dos sonhos, onde todos poderiam morar. Levariam 10 anos para quitar a casa, e a luta se dava até esse ponto. O marido sempre saía para trabalhar e voltava sempre de mau humor, descontando na família. Dona Lola trabalhava incansavelmente em casa, junto com a empregada e a irmã, e pegava encomendas para ajudar na renda da casa.

Vemos aqui uma família simples que enfrenta problemas e como será o desenrolar de cada um, desde a criação dos filhos, problemas financeiros, e a morte de um dos filhos, que sabemos desde o início que irá acontecer, mas não quando...

Este livro me agradou de uma forma que não sei explicar. Não o achei entediante; a leitura foi bem fluida, e me envolvi com Dona Lola e entendi seus dilemas e como seu coração doía com a preocupação por cada filho. Essa leitura me surpreendeu bastante.

juhreoli 30/08/2023

Que livro...
Esse livro nós faz sentir um misto de emoções. A história de dona Lola, apesar de comum e trivial, me impactou de uma forma muito intensa.

Crescer e envelhecer se tornaram cada vez mais assustador depois dessa narrativa.

A obra mostra que criar uma família, mantê-la unida por anos e por fim ver os filhos cada um seguir seu destino, enquanto você é deixada para trás e seu esforço não valorizado, é desolador.

Dona Lola é a realidade de muitas mães e das que ainda não foram.

Esse livro me fez sofrer anticipadamente a partida dos meus filhos (tenho só 17 anos ??).

Palavras não conseguem expressar o quanto esse livro é espetacular. Me arrancou lágrimas, risadas, riso e angústia. Simplesmente incrível!.

Lety Valadares 22/08/2023

??
Adorei ler o drama cotidiano dessa família. Dona Lola uma mãezona de coração gigante, seu marido Julio e seus quatro filhos. A história se passa nas decadas de 10 a 40 e aborda a dificuldade de criar os filhos, os apertos e o amor incondicional de uma mãe altruísta.

Helô Gonçalves 13/08/2023

Choro, tristeza e a solidão de Dona Lola
O livro conta a vida de Dona Lola e o seu cotidiano com seu marido e seus 4 filhos.
Essa história me tocou profundamente. É muito incrível como o livro nos envolve de uma forma a ponto de nos sentirmos dentro da história. Pude vivenciar as privações da família, os momentos de alegria, os momentos de tristeza, a angústia sentida pela matriarca e principalmente, no fim, a sua solidão.
O livro tem uma escrita bem fácil e precisei buscar as palavras no dicionário poucas vezes.
Indico o livro à todos que gostam de histórias que retratam o cotidiano de famílias comuns, sem muitas reviravoltas e que deem a sensação de lar.

Sira Borges 12/08/2023

Éramos Seis
Li esse livro na época em que morei na casa de meus avós. Acho que devo ter lido em um dia, no máximo dois. A história de dona Lola me tocou tanto na época!! Pq eu fui uma criança que era fã da Maria José Dupré. Li todos os cachorrinhos Samba, a Ilha Perdida, a Mina de ouro, a Montanha Encantada (Meu favorito!)... então esse livro foi meio que um rito de passagem da infância pra adolescência. Chorei tanto no final... e toda vez que eu como uma goiabada cascão me lembro de Dona lola.
Nilsonln 12/08/2023minha estante
Sira, amo esse livro e tenho ele comigo até hoje. Quero relerbum dia desses!

Sira Borges 12/08/2023minha estante
Tb amo! Não tenho mais o meu livro. Sabe deus o de foi parar!! ?

Sira Borges 12/08/2023minha estante
Onde

oariellucas 31/07/2023

Já não éramos seis!
Essa história é incrível. Eu amo a escrita simples e fluída da Maria José Dupré. Amo a sensibilidade de suas histórias e amei demais essa história se passando no início da São Paulo que conhecemos hoje. A história é cheia de reviravoltas, tristezas e alegrias. A personagem principal, nossa querida Lola é uma mulher sofrida que sempre deu a vida por seus filhos. Achei incrível ver essa visão de uma mãe contando sobre seus filhos e declarando que por eles passaria por tudo novamente. Achei a narrativa simplesmente espetacular, não tenho palavras o suficiente para elogiar e dizer o qual bom é esse livro!

camila2170 29/07/2023

?já não éramos seis?
Um relato forte de uma mãe sofrida, dona lola.

O céu está sombrio e escuro, cinzento-escuro. O que foi minha vida em todos esses anos? Sacrifício e devotamento. E como viver sempre numa tarde assim de chuva, pesada de tris tezas. Mas não devo me lamentar; se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi de sacrifício e devoramento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.

Cristina 20/07/2023

Li/ ouvi o audiobook por pura e espontânea pressão da escola ?, mas nao achei taooooo ruim assim
so esse inicio confuso

Clio0 18/07/2023

A magnum opus de Maria José Dupré traz em paralelo a formação de São Paulo como o coração do Brasil e a desagregação de uma típica família paulistana.

Ao mesmo tempo em que São Paulo ultrapassa os períodos de recessão e apogeu econômico acompanhados pela Revolução Constitucionalista, a família de Lola perde seu arrimo com a morte de Júlio. É a emancipação feminina que no Brasil nunca foi considerada pois nunca houve na história do país um período em que a mulher não trabalhasse, de forma que a grande virada não se dá com a personagem principal, mas com Isabel, sua filha que se envolve com um homem "separado"; o que pode parecer risível hoje, era acompanhado com escândalo até o fim da década de oitenta.

A morte do primogênito que realizaria o sonho brasileiro de ter um "doutor" na família. O sumiço de um filho, o afastamento de outro pela escalada social. Dupré expõe a história que todos têm e nada permanece sem dor e sacrifício.

Essa obra merece todos os láureos que recebeu.

A escrita é relativamente simples e pode ser facilmente entendida por crianças na faixa dos dez. Recomendo a todos.
Marcos Aurélio 18/07/2023minha estante
Ahhhhhhh a Série Vaga-Lume ????

Cris 18/07/2023minha estante
Assisti a novela quando passou no SBT. Quero ler o livro!

Clara.Duarte 16/07/2023

éramos seis - maria josé dupré
Fui arrebatada por esse livro. não consegui parar de ler. a história te prende muito e faz você se sentir parte dela. vibrei com as alegrias da família lemos e lamentei as tristezas junto com ela.
dona lola é uma protagonista maravilhosa, e apesar de ser uma mãe de família narrando sua vida no século XX, tenho a sensação que toda mulher carrega uma dona lola consigo.
extremamente cativante, melancólico e apaixonante. não sei mais o que dizer.

Alisson 27/06/2023

Esse livro foi escrito para os amantes do conservadorismo (o que não é o meu caso). Apresenta pai de família machista, D. de casa superprotetora e filhos mimados.
Mas, é preciso considerar a época em que foi escrito, é o que dizem.

Giulia Benício 18/06/2023

Belíssimo
Uma ótima leitura! Não me prendeu muito no começo, confesso, mas depois fui pegando o ritmo da leitura.
A história é muito bonita e melancólica ao mesmo tempo
O livro conta a história de uma mãe, seus filhos e seu marido e todas as dificuldades que a família passou.
Ele nos leva a refletirmos sobre a vida, o tempo, a partida e a perda de pessoas queridas, a solidão, o fim da vida.
De fato, é um daqueles livro para "sair da bolha"!