Djarama

Djarama Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


464 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


juhreoli 30/08/2023

Que livro...
Esse livro nós faz sentir um misto de emoções. A história de dona Lola, apesar de comum e trivial, me impactou de uma forma muito intensa.

Crescer e envelhecer se tornaram cada vez mais assustador depois dessa narrativa.

A obra mostra que criar uma família, mantê-la unida por anos e por fim ver os filhos cada um seguir seu destino, enquanto você é deixada para trás e seu esforço não valorizado, é desolador.

Dona Lola é a realidade de muitas mães e das que ainda não foram.

Esse livro me fez sofrer anticipadamente a partida dos meus filhos (tenho só 17 anos ??).

Palavras não conseguem expressar o quanto esse livro é espetacular. Me arrancou lágrimas, risadas, riso e angústia. Simplesmente incrível!.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lety Valadares 22/08/2023

??
Adorei ler o drama cotidiano dessa família. Dona Lola uma mãezona de coração gigante, seu marido Julio e seus quatro filhos. A história se passa nas decadas de 10 a 40 e aborda a dificuldade de criar os filhos, os apertos e o amor incondicional de uma mãe altruísta.
comentários(0)comente



Helô Gonçalves 13/08/2023

Choro, tristeza e a solidão de Dona Lola
O livro conta a vida de Dona Lola e o seu cotidiano com seu marido e seus 4 filhos.
Essa história me tocou profundamente. É muito incrível como o livro nos envolve de uma forma a ponto de nos sentirmos dentro da história. Pude vivenciar as privações da família, os momentos de alegria, os momentos de tristeza, a angústia sentida pela matriarca e principalmente, no fim, a sua solidão.
O livro tem uma escrita bem fácil e precisei buscar as palavras no dicionário poucas vezes.
Indico o livro à todos que gostam de histórias que retratam o cotidiano de famílias comuns, sem muitas reviravoltas e que deem a sensação de lar.
comentários(0)comente



Sira Borges 12/08/2023

Éramos Seis
Li esse livro na época em que morei na casa de meus avós. Acho que devo ter lido em um dia, no máximo dois. A história de dona Lola me tocou tanto na época!! Pq eu fui uma criança que era fã da Maria José Dupré. Li todos os cachorrinhos Samba, a Ilha Perdida, a Mina de ouro, a Montanha Encantada (Meu favorito!)... então esse livro foi meio que um rito de passagem da infância pra adolescência. Chorei tanto no final... e toda vez que eu como uma goiabada cascão me lembro de Dona lola.
Nilsonln 12/08/2023minha estante
Sira, amo esse livro e tenho ele comigo até hoje. Quero relerbum dia desses!


Sira Borges 12/08/2023minha estante
Tb amo! Não tenho mais o meu livro. Sabe deus o de foi parar!! ?


Sira Borges 12/08/2023minha estante
Onde




oariellucas 31/07/2023

Já não éramos seis!
Essa história é incrível. Eu amo a escrita simples e fluída da Maria José Dupré. Amo a sensibilidade de suas histórias e amei demais essa história se passando no início da São Paulo que conhecemos hoje. A história é cheia de reviravoltas, tristezas e alegrias. A personagem principal, nossa querida Lola é uma mulher sofrida que sempre deu a vida por seus filhos. Achei incrível ver essa visão de uma mãe contando sobre seus filhos e declarando que por eles passaria por tudo novamente. Achei a narrativa simplesmente espetacular, não tenho palavras o suficiente para elogiar e dizer o qual bom é esse livro!
comentários(0)comente



camila2170 29/07/2023

?já não éramos seis?
Um relato forte de uma mãe sofrida, dona lola.

O céu está sombrio e escuro, cinzento-escuro. O que foi minha vida em todos esses anos? Sacrifício e devotamento. E como viver sempre numa tarde assim de chuva, pesada de tris tezas. Mas não devo me lamentar; se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi de sacrifício e devoramento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.
comentários(0)comente



Cristina 20/07/2023

Li/ ouvi o audiobook por pura e espontânea pressão da escola ?, mas nao achei taooooo ruim assim
so esse inicio confuso
comentários(0)comente



Clio0 18/07/2023

A magnum opus de Maria José Dupré traz em paralelo a formação de São Paulo como o coração do Brasil e a desagregação de uma típica família paulistana.

Ao mesmo tempo em que São Paulo ultrapassa os períodos de recessão e apogeu econômico acompanhados pela Revolução Constitucionalista, a família de Lola perde seu arrimo com a morte de Júlio. É a emancipação feminina que no Brasil nunca foi considerada pois nunca houve na história do país um período em que a mulher não trabalhasse, de forma que a grande virada não se dá com a personagem principal, mas com Isabel, sua filha que se envolve com um homem "separado"; o que pode parecer risível hoje, era acompanhado com escândalo até o fim da década de oitenta.

A morte do primogênito que realizaria o sonho brasileiro de ter um "doutor" na família. O sumiço de um filho, o afastamento de outro pela escalada social. Dupré expõe a história que todos têm e nada permanece sem dor e sacrifício.

Essa obra merece todos os láureos que recebeu.

A escrita é relativamente simples e pode ser facilmente entendida por crianças na faixa dos dez. Recomendo a todos.
Marcos Aurélio 18/07/2023minha estante
Ahhhhhhh a Série Vaga-Lume ????


Cris 18/07/2023minha estante
Assisti a novela quando passou no SBT. Quero ler o livro!




Clara.Duarte 16/07/2023

éramos seis - maria josé dupré
Fui arrebatada por esse livro. não consegui parar de ler. a história te prende muito e faz você se sentir parte dela. vibrei com as alegrias da família lemos e lamentei as tristezas junto com ela.
dona lola é uma protagonista maravilhosa, e apesar de ser uma mãe de família narrando sua vida no século XX, tenho a sensação que toda mulher carrega uma dona lola consigo.
extremamente cativante, melancólico e apaixonante. não sei mais o que dizer.
comentários(0)comente



Alisson 27/06/2023

Esse livro foi escrito para os amantes do conservadorismo (o que não é o meu caso). Apresenta pai de família machista, D. de casa superprotetora e filhos mimados.
Mas, é preciso considerar a época em que foi escrito, é o que dizem.
comentários(0)comente



Giulia Benício 18/06/2023

Belíssimo
Uma ótima leitura! Não me prendeu muito no começo, confesso, mas depois fui pegando o ritmo da leitura.
A história é muito bonita e melancólica ao mesmo tempo
O livro conta a história de uma mãe, seus filhos e seu marido e todas as dificuldades que a família passou.
Ele nos leva a refletirmos sobre a vida, o tempo, a partida e a perda de pessoas queridas, a solidão, o fim da vida.
De fato, é um daqueles livro para "sair da bolha"!
comentários(0)comente



Paula 18/06/2023

Triste
Tenho 2 filhos pequenos e é impossível ler esse livro e não chorar. A gente sabe q os filhos crescem, vão embora e tudo muda, mas tenta ignorar e focar no agora. Foi doloroso ler.
comentários(0)comente



Renata 12/06/2023

Tudo podia se
extinguir e morrer, mas a lembrança de cada um viveria comigo até a morte,
inextinguivelmente.
comentários(0)comente



464 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR