The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

Pedro Matias 25/07/2022

Um bom livro, e nada a mais.
Um homem misterioso, cuja vida inicia uma torrente de rumores, esse é Jay Gatsby, o dono da casa em que há festas que nunca acaba e onde todos que chegam são convidados para ficar. O livro é divertido, com uma boa atmosfera de fofoca, mas não conseguiu me cativar em sua profundidade.

deb :) 12/07/2022

Um final interessante
Ao longo da leitura eu duvidei do caráter de todos os personagens kkkkk.
Os 3 personagens que mais me chamaram atenção no livro foram Daisy, Gatsby e Nick, quem narrava tudo o que acontecia na história.

Todas as personagens principais do livro, exceto Nick, eram muito ricas porém com suas próprias histórias e passados.

Ao final da história, muitos acusam Daisy e defendem o Gatsby. Em minha opinião, os dois estavam errados, mas eu vi do lado do Gatsby a idealização que ele fazia da Daisy, por tudo aquilo que ele pensava dela. E Daisy, por outro lado, era uma mulher que, na época, não era considerada ou admirada por algo a mais que sua beleza. Sendo considerada frágil, delicada e bonita, era o tipo de mulher ideal da época, não tendo sua voz muito valorizada ou ponto de vista bem explicado.

Recomendo o livro pra quem gosta de clássicos e de finais não tão felizes kkkk.

annezits 04/07/2022

criei muitas expectativas, mas me vi perdida várias vezes durante a leitura. não consegui me conectar com os personagens direito, em alguns momentos já não sabia de quem o narrador estava falando.
tirando isso, gostei bastante da história e acredito não ter me adaptado tanto a escrita por ter sido um dos meus primeiros clássicos.

_cardosinho 01/07/2022

"it takes two to make an accident."
Fiquei bastante curiosa com esse livro e posso dizer que é daqueles livros que tem várias camadas e dariam boas discussões. Retrata muito bem o american dream e como ele é ambíguo além de escancarar o racismo o preconceito e tudo de ruim que o século trazia. O ponto de vista do narrador é limitado e eu adorei isso porque foi real, os personagens foram bem desenvolvidos e o interessante é que trazia a sensação de pessoas totalmente reais. Pra mim por ter sido um livro em inglês foi mais difícil de entender e me concentrar, se pudesse leria em português pra aproveitar mais a leitura mas mesmo com a dificuldade do idioma ainda sim me prendeu e até busquei vídeos que falam sobre, me surpreendi bastante principalmente com os assuntos sutis abordados e que seriam muito bons em discussões. Ainda vou querer voltar a reler, sinto que cada leitura daria pra pegar alguma coisa.

Beatriz 18/06/2022

História morna e nada atraente quanto tanto me disseram. é bem chatinho pra dizer a verdade; pode ser um clássico da literatura americana etc mas pra mim foi bem mais ou menos.
Extremamente racista e indelicado em quase todas as partes. se essa é a representação do American Dream eles conseguiram? um real pesadelo.

Raqs 13/05/2022

O MISTÉRIO DE GATSBY
Uma história que chamou atenção por ser um clássico da literatura norte-americana, acabou me intrigando durante toda a leitura.
Além disso, por se tratar de um romance, me cativou demais, a incessante necessidade de Gatsby enriquecer para conquistar Daisy, é falha, pois a amada acabou se casando com Tom, e Gatsby 5 anos depois ainda têm sentimentos por ela, e busca conquistá-la.
A maneira que Fitzgerald sutilmente critica a sociedade americana da década de 1920, toda a superficialidade, o luxo, a burguesia e o poder que uma pessoa rica detém de manipular na figura de Gatsby, apesar de um final fatal, por meio de uma narração gostosa, é incrível

nina.gismondi 16/04/2022

Gostei!
Ah é um livro bom, como é uma versão encurtada não curti taaanto quanto poderia da versão estendida, mas considerando o tamanho do livro a história foi boa, cheia de plots (pouco explorados, mas acontece). De forma geral gostei, mas tudo muito jogado por causa do tamanho né, mas a história em si gostei bem.

liv 16/04/2022

o início da obra pode ser um pouco entendiante, eu pessoalmente levei um certo tempo para me habituar com a narrativa, porém conforme a história toma seu rumo é extremamente difícil deixar o livro de lado. "the great gatsby" é uma obra que mexe com seus sentimentos do início ao fim, nunca falhando em "perturbar" o seu emocional. fitzgerald discute o amor, a ganância, o egoísmo e todas as outras especificidades da espécie humana de forma envolvente e bem desenvolvida.

Iago.parreira 09/04/2022

Eu não sei o que dizer sobre esse livro. Eu não gostei e nem desgotei dele. É um enredo morno, com personagens mornos, uma coisa meio chove e não molha e é isso. Não tenho muito o que dizer.

iara 02/04/2022

green lights!!
o primeiro livro que li com a escola e genuinamente gostei. o plot em si é lento, só passa a ficar realmente envolvente na parte final do livro, mais ou menos a partir dos capítulos 6-7, mas o que é realmente cativante são os recursos estilísticos e a escrita do autor(shout out pro meu professor de inglês que fez a gente analisar passagens nos mínimos detalhes, nesse livro valeu a pena).
além disso, todo o mistério ao redor de quem é jay gatsby de verdade foi uma coisa que gostei bastante
a ambientação também é bem interessante, mostra bastante de como era os estados unidos da década de 1920, durante os ?roaring twenties?, com suas roupas extravagantes(gatsby com sua gravata dourada) e flappers(jordan baker te adoro) e festas, mas ainda uma sociedade conservadora e abertamente racista
outro ponto alto do livro são as análises do nick(gay icon!!) em relação aos outros personagens e situações, e como ele mesmo disse ?there are only the pursued, the pursuing, the busy and the tired?.

enfim, esse livro tem quotes maravilhosas, e por isso vou terminar essa resenha com a última frase do livro: ?so we beat on, boats against the current, borne back ceaselessly into the past?

Isa 01/04/2022

Incrível
Primeiro clássico que eu li e amei!

Amei como é narrado pelo vizinho de Gatsby, amei a riqueza de detalhes, amei a história em si.

Achei a narrativa mt cativante e flui! Adorei todas as mensagens por trás do romance em si.

Eu também gostei que apesar de ser super curto o livro é extremamente movimentado, acontecem muitas coisas nessas poucas páginas!

O filme é tão incrível como o livro. Di Caprio perfeito no papel!

Jenny 24/03/2022

The Great Gatsby
Eu li ele em inglês e pulei algumas partes e o final tambem eh meio confuso um pouco chatinho mas eh uma ótima obra sobre o materialismo americano.

Cristine.Tecchio 09/03/2022

Eu não sei se entendi esse livro por completo...
O livro inteiro me pareceu um surto.
E é o narrador mais sem sal que eu já vi, ele só serve mesmo pra dar voz a história de qualquer outra pessoa, já que nada acontece com ele o livro inteiro.
Falando nisso, pra que inserir tanto personagem numa história curta se eles não vão ser bem explorados e bem desenvolvidos?
Vou ter que reler esse livro daqui alguns anos e ver se eu tenho alguma super revelação sobre a genialidade que todo mundo vê nesse livro porque hoje em dia p mim foi tempo perdido.

Nyx 24/02/2022

Vale a pena tentar viver de passado?
The Great Gatsby é considerado por muitos a obra-prima de F. Scott Fitzgerald, e deu voz a toda geração americana dos anos 1920.

O livro conta a história de Jay Gatsby e Daisy Buchannan; porém é narrada por Nick Carraway, parente de Daisy e vizinho de Gatsby.
Gatsby nutre uma paixão antiga por Daisy e percorre todo um longo caminho de vitórias (e derrotas) somente para agradá-la; mas Daisy agora é casada com um homem de muitas posses, ela seria capaz de largar tudo para ficar com Gatsby?
As ações de Gatsby no decorrer da história me levaram a questionar: realmente vale tudo no amor? O que é mais importante, amor ou dinheiro?

Gostei muito da leitura, mas em certos pontos, chega a ficar enfadonho pelas atitudes infantis de Daisy. É um livro bem curtinho, vale a pena a leitura e tem muito a ensinar, principalmente se lido como um espelho da sociedade da época.