The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

woocisco 10/02/2022

Daisy a mais odiada
Ótima e rápida leitura. O livro é curto, creio que pode ser considerado uma novela, mas a leitura é tão lisa e gostosa, que você nem percebe que já acabou.
Esse clássico escrito pela mulher de Fitzgerald e depois roubado e publicado por ele é ótimo, e com certeza trás um dos personagens mais odiados da literatura, a Daisy.
Ótimo livro.

Josie 01/02/2022

(Insira aqui o meme 'essa festa virou um enterro')
Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas gostei bastante da narrativa, é bem diferente de outras coisas que tenho lido.
Gonçalez_ 26/08/2022minha estante
KKKKKKKK O MELHOR TÍTULO QUE EU VI

Lice 31/01/2022

Um dos livros mais chatos que já li, mas reconheço a importância do mesmo como clássico. Tem pontos interessantes sobre o American dream and the roaring twenties:)

gabreadings 23/01/2022

Um clássico dos anos 25.
?The Great Gatsby? é, sem dúvidas, um clássico. F. Scott Fitzgerald tem uma escrita poética e organizou uma história rápida e envolvente. Não foi um clássico favorito e nem um dos melhores que eu já li, mas com certeza um livro relevante para aqueles que querem se aventurar nesse mundo da literatura clássica.

A obra, narrada pelo ponto de vista de Nick Carraway, retrata o contraste entre o amor e o dinheiro, entre a amizade e a popularidade, todo o tempo nos mostrando a inclinação de cada personagem e desconstruindo a concepção que temos das protagonistas.

Esse foi um livro que me deixou algumas dúvidas e fez com que eu tomasse certo desgosto por alguns personagens, e o fato de eu gostar tanto do narrador, Nick, e do próprio Gatsby foi aquele fator que contribuiu para que eu gostasse mais da história do que eu gostaria caso esses personagens não fossem exatamente como são.

É um bom livro e vale à pena ler.

CFontes 07/06/2022minha estante
Li para a aula de inglês e estávamos discutindo se o Nick é um narrador confiável para história. Ele também é, que nem você disse, o único personagem que presta um pouco kakakaka. Mas será que ele só presta por ser o narrador e vermos tudo pelos olhos dele? O que ele fez de bom na história? Ele fica observando o circo pegar fogo e não faz nada para mudar. Apesar de ser o mais moral na história, a régua para a moralidade dos personagens é muito baixa, eles matam, roubam e fazem tráfico. Acho que se a história fosse escrita por outro ponto de vista, não gostaríamos do Nick.

gi gdn 15/06/2022minha estante
pior que ele é bem passivo às coisas que acontecem mesmo, vive das consequências das atitudes dos outros. mas por um lado as vezes eu acho que ele pode ser um narrador confiável pq todos os personagens da história que ele cita são de uma elite alheia à realidade, então essa visão dele talvez seja fundamentada na ignorância desses personagens

Manu 20/01/2022

a história não me prendeu em NADA, algumas partes foram realmente interessante. Mas infelizmente não deu certo cmg

Gabriela 16/01/2022

Boring
Look, I know this is a classic beloved by many, but I have one word to describe my feeling towards it: BORING.
The pace is slow, which of normal for old books, but it was hard to get the sense of time during the narrative. Sometimes I thought that months had happened to learn that it was only 2 weeks, other times I had trouble understanding the motivation of the characters and remember who they were because there is absolutely no depth to them. Most of what happens in the book you have to learn by reading between the lines and small hints, which would not be a problem if done here and there, but in the entirety of the book? Honestly, I couldn't care less, and the main character is so boring..
The only cool thing was to imagine the great parties promoted by Gatsby, but event those are diminished by the fact that the main character is SO uninteresting.
I know it's a harsh opinion, but this book was not for me.

Sophia1534 12/01/2022

?lembre-se, nem todos tiveram as mesmas vantagens que você?
Uma história de amor ao passado, às ideias e às ilusões.
A escrita não foi a mais fluida de todas, me peguei relendo vários trechos para entender o que queria ser dito. Apesar disso, algumas passagens são tão vibrantes como as festas de Gatsby, outras são sarcásticas e outras nos fazem refletir.
Não senti tanta conexão com os personagens, salvo talvez o próprio Gatsby, o que tornou a história menos interessante do que poderia ter sido. Só engatei mesmo na leitura nos 50% finais.

É um livro que gostaria de reler no futuro para ver se as ideias amadurecem no fundo da cabeça rs
CFontes 07/06/2022minha estante
Também quero reler, para ver se dessa vez fico mais presa na história, entendo e gosto mais do livro, acho que tem muito a oferecer, mas li com pressa porque era para a escola.

Letícia 23/12/2021

tudo pra mim!
esse livro é sobre a fascinação em alguém, quase um amor platônico, sei lá. é sobre ver alguém com um olhar e perspectiva que nem sempre confere com a realidade. perfeito mil vezes.
becccastro 23/12/2021minha estante
meu deus eu estou doidaaaaa pra ler

Letícia 23/12/2021minha estante
leia!!!! as emoções flutuam quando vc se depara com os personagens, incrível!! é tão melancólico e boêmio?. eu amo esse livro vei. me identifico com cada personagem de um jeito ou de outro.

skuser02844 23/12/2021

Primeiramente, o Gatsby é um personagem impossível de não gostar, a narração inteira tente transparecer essa imagem de "O grande " sobre ele. Outra coisa, eu meio que odeio o Nick. Ele estava sempre junto, via tudo, não fazia nada, amigo de todo mundo acaba sendo amigo de ninguém. Quanto a Daisy e o marido, o próprio Nick fala sobre: "Eles eram pessoas descuidadas, Tom e Daisy - eles destruíram coisas e criaturas e, em seguida, voltaram para seu dinheiro ou sua vasta negligência, ou o que quer que os mantinha juntos e deixaram outras pessoas limparem o que fizeram." Esse livro é tão triste, o Gatsby amava tanto ela, se responsabilizou por algo que não fez, ele merecia mais...

Giulia Bendassoli 11/12/2021

anor avassalador
Fitzgerald disse ao seu editor a respeito do livro: "é um trabalho puramente criativo - não são as fantasias desprezíveis das minhas outras histórias, mas a imaginação firme de um mundo sincero e ainda sim radiante"

E é verdade. Quem conhecem os contos de Fitzgerald sabe que não há nada de desprezível neles; no entanto há algo de especial em The Great Gatsby que o torna único.

É um daqueles livros que deixa no leitor um oco, como se algo não estivesse certo no mundo. Pois então não é um livro pra qualquer um. Se você é daqueles românticos que só gostam de estórias fantasticamente felizes, sugiro que procure outro livro. Mas caso seja um leitor cujo único desejo é viver o redemoinho de sensações e emoções, sejam elas prazerosas ou não, que o livro expira, então vá em frente, leia-o! Fernando Pessoa disse que "o essencial da arte é exprimir; o que se exprime não interessa", e se ele estiver certo, então The Great Gatsby é um das maiores realizações artísticas.

A estória gira principalmente em torno da alto sociedade de Nove York, onde um misterioso anfitrião promove requintadas festas. No entanto a maioria dos convidados sequer sabe quem ele é. E dos poucos que o conhecem, não há quase nenhum com quem ele tem amizade. Por fim, desses poucos amigos, nenhum parece conhece-lo inteiramente. Ignoram seu passado ou como consegue tanto dinheiro para suas grandiosas festas. Há até quem diga que ele é um contrabandista ou que matou um homem.

O enredo é Repleto de reviravoltas, o livro vai tomando caminhos inesperados que contribuem para o clima de mistério criado e torno do personagem principal. No entanto a estória em si, embora excelente, não justifica tamanha fama do livro. Para isso é preciso ir mais embaixo.

Assim, percebemos que Fitzgerald quis nos mostrar algo mais: como é possível ter, ao mesmo tempo, tudo e nada. Explico: Não só Gatsby mas também os outros personagens tem tudo que o dinheiro pode comprar. No entanto falta-lhes amizade nos círculos de amigos, falta-lhes amor no casamento... Mesmo no meio de todo o luxo, o sentimento que prevaleces é o de um vazio. E é a busca de algo para tapa-lo que está presente em todas as páginas do livro. É esse vazio que fica impresso no leitor durante a leitura e no termino dela.

Por isso, se você é daqueles que coleciona sentimentos através dos livros, não hesite de ler The Great Gatsby. É um livro que não se dve deixar passar em braco. Uma bela estória americana que merece todos os louros de sua fama!

Mario Miranda 04/11/2021

O Clássico "O Grande Gatsby" é uma das principais obras da "Geração Perdida", que congregava além de Fitzgerald outros gigantes da literatura norte-americana, como o Nobel Ernest Hemingway.

Livro que imortalizou o jovem Fitzgerald, que deixaria a vida pouco tempo após, é uma crítica à sociedade consumista norte-americana na primeira metade do século XX.

Convivendo com ostentações e bailes, Gatsby tenta fugir do seu passado pobre enquanto busca a atenção do seu amor da juventude, hoje casada com um cidadão típico da cultura "Red Neck".

A obra, que inicialmente tem um ritmo bom e agradável, fica um pouco atropelado ao final, ficando o clímax e o fim da obra muito próximo.

Apesar de ser um dos grandes clássicos da literatura ocidental, a narrativa não me chama a atenção. Seja por haver certa repetitividade no desenvolvimento da obra, seja pelo Clímax e Desfecho ocorrerem faltando pouquíssimas páginas para se concluir a obra.

GuidoBR 17/10/2021

Um grande livro, que se tornou um grande filme (com o Leonardo Di Caprio no papel de Gatsby), fala sobre dinheiro, EUA, sonhos e amor. Fala sobre os anos 1920/1930, o otimismo e a decadência, festas e solidão. É uma história de amor, uma história de seu tempo (e, infelizmente, com falas e ideias racistas, eugenistas e machistas).

Ouvi o audiolivro pela NPR Money. Ótimo para treinar o inglês.

Zampa 14/10/2021

Rufem os tambores!
Esse livro traz um misto de cenários para aqueles que ainda não conhecem a costa de Long Island, um suspiro de como a vida se pareceria em meados de 1930 na famigerada América.
A leitura apesar de dura e cansativa em alguns pontos - pela narração continua de cenários e transições de pensamentos não muito bem marcadas - dá um gostinho de quero mais toda vez que se deixa o livro de lado por alguns minutos.
Não direi que recomendo este livro a todos. É preciso um pequeno esforço para chegar ao ápice de acontecimentos, então todo o cenário tomado por duvidas dará uma reviravolta, fazendo surgir mais perguntas e respostas a respeito de nosso personagem principal, Jay Gatsby.
Assim, recomendo este livro a leitores que querem se desafiar ou que são mais experientes!