The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

Natália 13/06/2021

Hello, old sport
The Great Gatsby é uma história incrível que mistura romance, amizade, fidelidade e ambição do jovem com o sonho americano. É impossível não notar as extravagâncias da vida, o luxo, as festas, os carros; todo o materialismo capitalista que, muitas vezes, moldam as pessoas e definem suas escolhas.

lara 24/05/2021

incrível, e ter lido o clássico em sua língua original tornou a experiência ainda mais fantástica. a escrita de Fitzgerald é ótima e rica, e eu amei o fato de Nick ser o narrador da estória. um livro que eu definitivamente leria de novo.

sofiaa 23/05/2021

minhas expectativas estavam muito altas...
comecei a ler esperando muito e quebrei a cara. um monte de gente branca e rica sofrendo por serem brancos e ricos

Sara 21/05/2021

O amor nem sempre supera tudo no final
Umas das minhas primeiras leituras em inglês e apesar da dificuldade de compreensão algumas vezes valeu a pena, o romance de Fitzgerald é memorável, a narrativa está em alguém que não participa dos eventos que se sucedem, a construção do personagem é um tanto curiosa, você se vê apegado ao personagem de repente conforme a leitura avança e nem percebe.

O tom poético que o livro contém casou perfeitamente com a leitura e foi uma ótima combinação.

Falangola 08/05/2021

Clássico é Clássico né pai
A versão em inglês é de fácil leitura, indicado pra quem pretende treinar sua leitura em inglês e aumentar seu vocabulário. A história em si é incrível, como esperado de um clássico.

Rafael.Barbosa 21/04/2021

Lendário
Não importa quantas vezes leio essa história, sempre vai ser como a primeira vez.

A narrativa pelo olhar do narrador é o mais fascinante nesse livro.

Juliana (Ju/Jubs) 17/04/2021

"O golpe tá aí, cai quem quer", eu mesma lendo esse livro em inglês. Ele parecia tão fácil em alguns momentos, em outros eu entendia quase nada, no fim, acho que consegui entender 70% do livro.
Mesmo tendo dificuldade por causa do idioma, me impressionou o quanto Fitzgerald evoluiu desde "Este lado do paraíso", a escrita de The Great Gatsby é bem mais fluida.
Outro ponto que me chamou atenção é que TODOS os personagens têm defeitos e TODOS tomam uma decisão ruim em algum momento, isso deixa os personagens mais interessantes, mesmo eles não cativando tanto.
Mas o que me irritou profundamente foi a obsessão de Gatsby, a postura da Daisy no meio de tudo e Tom... Tom é muito real, muito atual, o macho alfa, branco, racista e privilegiado.
Nem mesmo Nick se salva, mesmo sendo o narrador, tem atitudes que ele toma que não dá pra passar pano e que teria evitado muita coisa.
As três estrelas são basicamente pelo golpe que eu caí, achando que ia ser fácil ler em inglês e pela raiva que eu passei com os personagens. Mas, é um livro muito bem escrito, muito bem elaborado, e com muita treta envolvida.

Arthicus 15/04/2021

"O meu amigo, o grande Gatsby"
Não sei se tenho alguma coisa a dizer diferente do que já foi dito sobre The Great Gatsby/O Grande Gatsby que já não tenha sido dito.

Nick se muda para Nova York e se descobre vizinho do mistério Jay Gatsby, dono de uma grande fortuna e anfitrião de grandes festas onde todos vão, mas há mais coisas sobre sua vida que se pode imaginar.

Se eu pudesse falar algo de "ruim" de algo é que Nick, apesar de ser o protagonista, parece ser o coadjuvante da história, estando mais nos lugares só ouvindo pessoas falarem sobre suas vidas, seu passado e suas relações.

Porém o livro é uma ótima lupa na vida estadunidense dos anos 20 pós guerra e o quão o desejo de mudar o passado pode influenciar uma pessoa.

?????

Ana Carolina 12/04/2021

Clássico dos clássicos
Uma vez eu ouvi que quem gosta de Fitzgerald gosta do autor, não de uma obra específica. Isso porque os temas de suas obras são recorrentes - riqueza, crítica social, moralidade, decadência, etc, tendo a era do jazz como pano de fundo -, ainda que as obras dele nunca deixem de ser interessantíssimas. Gatsby é o seu livro mais famoso, relativamente curto e fácil de ler - eu, Ana Carolina, admiro imensamente a escrita de Fitzgerald - e que merece seu reconhecimento.

A história é contada por Nick Carraway, que muda-se para uma casa em Long Island (perto de Nova York) ao lado do milionário Jay Gatsby. Nick também é primo de Daisy Buchanan, que mora do outro lado da baía com seu marido Tom. Gatsby é uma figura misteriosa, que dá enormes festas que criam o tom da proibição americana e acabam aumentando o fascínio por ele. Ninguém sabe bem quem é Gatsby. Nick, assim, torna-se envolvido na vida deles, em uma sociedade obcecada por dinheiro, aparências e liberdades.

A história descreve um panorama dos anos 20 daquela forma que sempre imaginamos (festas, bebida, dança), mas, por outro lado, quebra várias das ilusões de que a vida na época era apenas de alegrias desenfreadas, sem aquele chato do karma batendo à porta. Sonhos e esperanças, tragédias e decepções, e assim vai a história. É extremamente interessante porque o enredo vai se esclarecendo aos poucos, e ficamos totalmente curiosos pela figura de Gatsby, tentando entendê-lo (assim como os próprios personagens do livro!).

Ainda que eu prefira Os Belos e Malditos, adoro O Grande Gatsby. Ele conquistou seu lugar na lista de “grandes romances americanos” com louvor e razão. Embora a imagem do DiCaprio sorrindo com uma taça de champanhe me venha à mente (e Nick é interpretado por Tobey Maguire/Homem-aranha 😂), o livro possui outra dimensão e outra profundidade, que vale muito a pena conhecer. No final do dia, é um clássico incrível, super envolvente e super marcante, e que merece ser recomendado.

site: instagram.com/miojo.literario

Ana Carolina 12/04/2021

Clássico dos clássicos

Amanda 10/04/2021

Ler um clássico é sem dúvida um grande desafio. Mas O Grande Gatsby representou a escalada do Monte Everest para mim. Não me entenda mal. O livro em si possui um encantamento único vindo da época que retrata e dos personagens a que dá vida, mas o obstáculo estava em mim e se chamava preconceito; não sei bem como nasceu, mas estava aqui e me atrapalho a leitura.  No geral a obra é uma crítica à superficialidade da vida da classe média alta. Não sei quantos leitores enxergaram este livro como eu, mas F. Scott Fitzgerald tinha o costume de utilizar suas obras para criticar a sociedade vigente. Para comprovar esse fato, basta ler outro livro deste autor, como O Curioso caso de Benjamin Button que era uma crítica descarada a busca irrefreável pela juventude eterna.A
Em O grande Gatsby Fitzgerald retrata a sociedade da década de 20. Uma sociedade pós 1° Guerra Mundial que mergulhava em festas, respirava riquezas e futilidades para preencher o vazio interno, esquecendo-se do mundo lá fora. Para dar vida a tal sociedade o escritor criou o casal Tom Buchanan e Daisy, e a jogadora de golfe Jordan. Além deles, Scott Fizgerald representou a si mesmo como Nick Carraway e deu um modelo do que seria uma pessoa de verdade em Jay Gatsby, um milionário e Islandex-oficial da marinha conhecido por organizar festas apoteóticas em sua mansão em Long . Sendo assim, o livro é ambientado nos EUA de 1922, narra a história de Gatsby, e tem como pano de fundo os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. E quem narra o livro é Nick Carraway, um observador honesto que vai descobrindo junto com o leitor o mundo misterioso de Gatsby.
Gatsby é uma figura e tanto. Os segredos de seu passado alimentam a curiosidade do leitor. Os rumores vão desde uma possível descendência alemã, até um suposto assassinato. Parece que todos os personagens falam dele, mas com o tempo Nick descobre a verdade sobre seu vizinho: Jay Gatsby enriqueceu com o único propósito de reconquistar sua ex-namorada, Daisy, e é esse romance que move os demais acontecimentos da obra.
Tom, o marido rico e esnobe, desperta logo de cara a antipatia do leitor. Claro, que por se tratar do séc. XX ainda se vê o auge do racismo, mas como vivemos em um mundo em que combatemos o preconceito é praticamente inconcebível pensar que exista alguém como Tom. Arghhhhhh! Casada com Tom, o objeto de amor de Gatsby, Daisy é uma mulher encantadora (pessoalmente a achei chata, rsrs) capaz de seduzir qualquer homem, mas é infeliz em seu casamento. Quando reencontra Gatsby, parece que isso muda, mas apenas parece.
O livro é realmente bom para se ter uma ideia de como era a sociedade na época dos anos 20, quando os casamentos eram movidos por interesses financeiros (ainda hoje o são em alguns casos), e a classe alta era fútil e vivia em seu mundinho de festas onde o dinheiro bancava tudo e as pessoas eram descartáveis (qualquer semelhança com os dias atuais não é mera coincidência). No geral, indico a obra para os que gostam de clássicos ? o que infelizmente aparentou não ser o meu caso, eu amei a crítica social, mas infelizmente não consegui romper meu preconceito com este livro e, eu sei, a culpa é somente minha, o que de fato justifica as quatro estrelinhas atribuídas ao livro

emasbookshelf 27/03/2021

Welcome to Long Island, Nick!
Okay, não sei nem como fazer essa resenha pois eu sou apaixonada por essa história. The Great Gatsby é meu filme favorito desde a primeira vez que assisti, por isso escolhi esse livro pra ser meu primeiro livro em inglês. A linguagem é bem difícil, mas eu já sabia a história então consegui ler de boas, e realmente queria que esse fosse meu primeiro livro em outro idioma.
É fácil de explicar por que sou tão apaixonada por esse livro: Ninguém nessa história está completamente certo. Mas ninguém está completamente errado. Todos tiveram seus erros e seus acertos, esse livro é muito real. Muito lindo.
O final é completamente chocante, lembro até hoje como fiquei suspresa e chorei muito assistindo, e chorei lendo também hahahaha.
O romance se passa nos anos 20, e é cheio de mistérios. Tem uma vibe incrível e única. Sexy sem ser vulgar, isso define muito bem! KKKKK
Cada página nesse livro deixa a gente eufórico com algo completamente inesperado sendo revelado, isso que é perfeito.
Minhas amigas não entendem o motivo de eu gostar tanto dessa história, mas é simples, ela é real, traz um pedacinho de realidade em tudo o que acontece: Tem amor proibido e amor permitido. Tem o ricaço e tem os mais humildes. Tem delicadeza e tem tapa na cara. E tem mais coisa que se eu falar é spoiler hahahaha.

Enfim, leiam "The Great Gatsby", e depois assistam a adaptação de 2013, com o perfeito do Leonardo DiCaprio interpretando o próprio Jay Gatsby! Vocês não vão se arrepender!

?????

"Whenever you feel like criticizing anyone, just remember that all the people in this world haven't had the advantages that you've had."

César | @extratextos 11/03/2021

Minha história favorita
Gatsby é meu livro favorito. Desde que comprei essa edição, acho que já li ele umas 5 ou 6 vezes e cada um tinha um envolvimento diferente com o romance. É um livro de leitura fácil e rápida, nunca li a versão traduzida para o português (apesar de querer muito), mas o original é uma ótima indicação para aqueles que querem se aventurar em um idioma estrangeiro.

Aqui temos uma história triste de amor (ou de um amor triste) e acompanhamos dois núcleos principais de personagens: Nick e Gatsby; e Daisy, Tom e Jordan. Trata-se de um triângulo amoroso acompanhado pela perspectiva em primeira pessoa de Nick, o nosso narrador, que transita entre as relações dos personagens.

No desenvolvimento, vemos um mistério surgir em relação ao nome de Gatsby: não sabemos de onde ele vem, nem porque detém uma riqueza sem precedentes e muito menos qual é a sua motivação. Muita especulação é feita em torno disso, apesar de os boatos serem espalhados pelas mesmas pessoas que usufruem de suas riquezas.

Na medida que a história avança, entendemos muito sobre esse personagem incrível e mal interpretado. Algumas dúvidas ficam no ar, mas o romance é inevitável. Para mim, o final é angustiante e é um dos pontos que eu mais gosto da história. Recomendo demais, principalmente por se tratar de um livro super rápido de ser lido.

Se você gostou dessa resenha, comecei um Instagram literário para divulgar as minhas leituras, opiniões, resenhas e afins nesse universo. Você pode me acompanhar em @extratextos no Instagram!

site: https://www.instagram.com/extratextos/