The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - The Great Gatsby

Fabrício Franco 02/10/2023

Resistindo ao teste do tempo...
Fui tentar entender porque este livro resistiu
ao teste do tempo e continua popular entre os leitores de todo o mundo. Descobri três razões para isso.

Primeiro, Fitzgerald evoca vividamente o espírito da Era do Jazz e o automóvel tem um significado simbólico. Suas descrições das festas refletem a atmosfera decadente, chamativa e vibrante daqueles anos.

Em segundo lugar, Fitzgerald era um mestre da narrativa. A história é apresentada através do relato em primeira pessoa de Nick Carraway, nem sempre um narrador confiável. Através de suas opiniões subjetivas e falhas
morais pessoais, transmite indiretamente as opiniões do autor. O recurso literário revela habilmente um tom satírico no romance.

Terceiro, através de reflexões morais, Nick reavalia e critica o sonho americano enquanto fala da situação dificil e do destino final de Gatsby. O sonho americano é
rejeitado como algo degradado. Uma vida boa não virá apenas do prazer material.

Assim, embora o próprio Gatsby não seja "grande", O Grande Gatsby é um bom livro.

nalura 03/09/2023

Gostei bastante do livro. Li ele em formato de áudio e funcionou bem. A história de início parece bem pacata, mas vai progredindo em uma trama bem comovente.

Alex 31/08/2023

Tentei ler em inglês não posso dizer que compreendi 100%, mas entendi grande parte, e oque eu entendi eu amei, que história boa mds, causou muitas emoções, fiquei fissurada, quero inclusive ver o filme agora.

francezju 29/08/2023

Esse livro é considerado um clássico mas eu nem sabia do que se tratava a história, e basicamente é sobre um homem muito rico chamado Jay Gatsby, e o seu círculo de amigos, narrada por Nick.
A história se passa em NY, lá pelos anos 20 no pós guerra, e é um retrato da sociedade americana da época (ou seja, bem racista). Tem um romancezinho bem sem graça na trama, e um mistério sobre a identidade e riqueza de Gatsby, mas que sinceramente não me prendeu.

Paula1798 29/08/2023

Meh
Esse foi um livro bem meio termo na minha opinião. Gostei da mensagem de que o sonho americano é uma ilusão e o livro em geral não foi cansativo de ler mas ainda acho que poderia ter sido melhor.

TrizDosAnjos 09/08/2023

Estudei esse na faculdade e, apesar de as discussões terem sido ótimas e eu achar realmente vários aspectos do livro interessante, a história em si não faz muito o meu estilo. Mas é super tranquilo de ler e muito bem escrito.

ca ;) 03/08/2023

Olha, confesso que não consegui prestar muita atenção no livro pq ele realmente não me prendeu muito. eu já tinha visto o filme e também achei mais ou menos, mas gostei um pouco mais do que o livro por conta dos atores e da trilha sonora. passa umas mensagens legais mas não achei nada demais.

Skye.James 26/07/2023

Cê acha que homem pensa?
"I'm glad it's a girl. And I hope she'll be a fool ? that's the best thing a girl can be in this world, a beautiful little fool." Comecei a acreditar veementemente na teoria que o Scott Fitzgerald plagiou a Zelda quando eu li essa frase. (fui pesquisar no google e não é nem teoria, é confirmado 100% e essa é uma frase que a Zelda falou sobre a filha dela)

Gabrieli 23/07/2023

Sempre fascinante
Eu li novamente e tive as mesma sensações de quando li pela primeira vez.
A satiricidade da narração não deixa de me impressionar. E considerando o contexto histórico, não é difícil imaginar esse personagens existindo realmente, o que dá uma sensação de veracidade e honestidade do enredo. Se tornou meu livro preferido quando o conheci, e agora lendo a versão versão original em inglês, continua sendo.

Mirellissima1 19/07/2023

Clássico Favorito
Não consigo explicar minha obsessão por Jay Gatsby.

Talvez seja pelo fato de que Gatsby era a definição de ?perfeição?, tinha dinheiro, poder, bons modos, afeição e por trás de tantos mistérios, riquezas e segredos descobrimos um homem extremamente apaixonado e que fez tudo durante sua vida, levando-o também a morte, por conta dessa paixão - Daisy.

Qual o verdadeiro valor do dinheiro? Que apesar de muito, não pode comprar tudo, muito menos o amor. Simplesmente meu livro favorito

Amanda 11/07/2023

Talvez por ser um clássico eu esperava mais dessa leitura. Porém, apesar de não ser um livro de grandes acontecimentos, os personagens conseguem nos manter interessados.

anatalieportman 22/06/2023

Belle Époque Americana
Simplesmente não consegui parar de ler.
O livro retrata o contexto dos EUA dos anos 20 (Roaring Twenties), que o autor carinhosamente nomeia como a ?Era do Jazz?. A narrativa conta uma história cheia de ilusões, o que entrega o ?american dream? da época. Resumindo: uma loucura boa demais.
F. Scott Fitzgerald, obg por tudo.

Occult 01/06/2023

A hipocrisia da Alta Sociedade Novaiorquina
Mundo de festas, ostentação, dinheiro (muitas vezes conseguido de modo ilegal, fraudulento ou contra a lei) onde a alta sociedade novaiorquina da época se faz presente, enquanto isso, um antigo amor de juventude reaparece (e não por acaso).
Traições, falsidades, preconceitos de classe e racismo estão em muitos momentos presentes e mostrando a face podre de muitos ricaços da época.

"'Whenever tou feel like criticizing anyone,' he told me, 'just remember that all the people in this world haven't had the advantages that you've had". Pág. 7

"Everyone suspects himself of at least one of the cardinal virtues, and this is mine: I am one of the few honest people that I have ever known." pág. 39