The Picture of Dorian Gray (eBook)

The Picture of Dorian Gray (eBook) Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Tiago 23/04/2024

Uma leitura sempre atual
O retrato de Dorian Gray é um grande clássico da literatura inglesa e, só por isso, já vale a pena a leitura. Através dele é possível ter uma visão da sociedade vitoriana do final do século XIX, seus costumes e códigos de conduta.

Mas mais do que isso, a obra de Oscar Wilde nos revela um personagem intrigante, que cativa e causa repugno ao mesmo tempo. Dorian Gray vive o dilema de se entregar às paixões e prazeres da vida em um período histórico marcado pelo conservadorismo e que tem grande influência até hoje.

As relações entre questões morais e sociais, entre a identidade e o desejo fazem desse um clássico sempre contemporâneo.

Um detalhe sobre a edição da Biblioteca Azul: trata-se de edição muito bonita, com imagens, fortuna crítica e muitas notas, a maioria contextualizando a sociedade da época ou a obra de Oscar Wilde. Considero mais como uma edição de estudos, para quem quer analisar a obra e se debruçar sobre as edições que foram feitas devido à sua repercussão quando foi publicada pela primeira vez e que levaram à prisão do autor.

Paty 14/04/2024

Em 1891 foi um escandalo e ainda hoje continua sendo
Eu realmente fiquei escandalisada com a depravasão implicita e explitas nos diálogos.
A princípio foi muito desconfortável ler a descrição dessse triangulo amoroso que não chegou as vias de fato, mas que exageradamente, e as vezes tediosamente, insinua-se entre os três personagem principais.
Eles soam muito fantasiosos e muito destoantes da realidade. Sim, eu sei que o livro e os seus personagens são ficticios, e? Aí que está o paradoxo; um bom autor é capaz de trazer vida aos seus personagens, sejam bons ou maus, fazendo com que nós - meros leitores - sintamos facilidade em nos identificar e conectar com eles. Mas esse não foi o caso. Admito que quase abandonei pela primeira vez após o drama digno de princesa da Disney, mas decidi insistir e insisti mais de uma vez, mas o livro se revelou uma bela de uma lição de moral. Quem diria, não? Ou melhor, me senti vingada após aguentar dolorosamente, página após página, com aversão pela infindável defesa e endeusação do hedonismo, com o fim que teve quem leva esse estilo de vida.
Há discussões sobre a corrupção, a influência e o declínio de alguém, mas concordo com o Harry quando ele diz que um livro não tem esse poder todo. Quer dizer, como o retrato, só revela o que a pessoa já tem dentro.
"The books that the world calls immoral are books that show the world its own shame"

livia.lanzoni 11/04/2024

Viadinho
Eu odiei o Harry grande parte do livro, senão o livro todo. A decadência e a depravação da alma de Dorian foi em grande parte culpa do Harry.
O Basil foi lúcido. RIP ??

deuxdesoleil 05/04/2024

Diabolicamente tentador.
Li este na graduação, com 18 anos, e peguei para reler por curiosidade. Estou com 26 agora e, preciso admitir, a leitura foi imensamente mais prazerosa! Oscar Wilde provoca tantas emoções quanto é capaz. Raiva pela burguesia; nojo pelas atitudes de homens privilegiados, que define todas as mulheres como inferiores; simpatia pelas amizades; e empatia pelos erros juvenis, afinal, quem nunca errou quando jovem?

É muito curioso como eu enxergo a inocência do Dorian nos primeiros capítulos e a manipulação do Lord Henry/Harry, mas mesmo enxergando ainda me sinto seduzida pela lábia da personagem! Ele é carismático, inteligente, cínico, brutalmente honesto, despreocupadíssimo com tudo e com todos! Henry é fascinante de acompanhar. Dorian, por outro lado, é um pouco enfadonho, para mim.

As trocas entre Dorian e Basil também são interessantes e, quando lembro dos comparativos com a vida do próprio autor, as cenas conseguem se elevar. É um clássico, mas é tão simples de ler que poderia ser um contemporâneo.

Eveba 28/03/2024

Que livro!
Eu entendo a ânsia de querer tudo, de experienciar tudo que que se pode obter na vida, desfrutar de todos os prazeres, até mesmo de certas dores, julgar tudo e a todos e proporcionalmente ser julgado sem ser afetado, de fato, por nenhuma dessas coisas. Quem não desejaria? Dorian Gray é um personagem apaixonado por si mesmo que abraça, ama e despreza o mundo, mas o faz porque o conhece. Esse livro vai ficar na minha cabeça por um longo tempo, talvez nunca saia e eu como o próprio Dorian acredita, tenha sido envenenada por um livro hahaha, se existe um livro que poderia fazer isso, com certeza é Dorian Gray.

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"Esse livro conta a história de um pintor que fez um quadro de seu melhor amigo, Dorian, que é muito lindo. Basil, o pintor, diz que Dorian não gostou do quadro e ele tenta quebrá-lo, mas Dorian não deixa. É um livro em inglês, mas também tem em português. Adorei o livro, quem escreveu foi o Oscar Wilde."

Lembro de ter AMADO esse, mesmo sendo em inglês e uma obrigação pra aula.

Gimenes 14/03/2024

Demorei quase 1 mês para ler, mas valeu a pena por causa do fim, que fiquei sem palavras. O livro foi muito bom, mas as partes que não eram de diálogo eram um pouco cansativas. Recomendo.

Camila 13/03/2024

Um clássico é um clássico, mas a versão adaptada para leitores menos fluentes tem muitas pontas soltas.
A história sobre inveja e poder fica confusa em muitos pontos, pois são suprimidos ou ignorados.
Vale a leitura pela obra original, como uma inspiração para ler o livro completo.

Vi 09/03/2024

Clássico é clássico. Tirando uma parte que descreve os interesses do Dorian, a leitura é facil, envolvente e quando percebe ja leu o livro todo.

beckkkj 23/02/2024

Magnum Opus
Citando o próprio Oscar Wilde: "Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos." e o Retrato de Dorian Gray é o exemplo de uma bela obra, sobretudo, bem escrita.

Existe todo um pano de fundo sobre essa obra, sobre a vida do autor e como ambos se misturam em certa medida. Essa edição comentada é fundamental para entender melhor sobre isso. Comecei lendo e pensando que talvez fosse um livro que se tornasse muito maior por conta da vida de Oscar Wilde, mas conclui achando que o livro é gigante. Ponto. Por ele em si. Ao meu ver, Oscar Wilde foi um artista além do seu tempo.

O livro é muito profundo em tudo que se propõe a apresentar e tem a dose ideal entre algo parecido com um tecnicismo, contendo algumas teorias e filosofias de pensamento e aquilo que é comum a todos nós: sentimentos, pensamentos e desejos.

O romance se dá, basicamente, a partir de três personagens e suas idolatrias, seja a si mesmo ou ao próximo. Confesso que tive uma certa dificuldade com a leitura no começo, mas a partir de certo momento, o livro tem um "quê" de encantamento. É uma obra prima e não à toa, compõe um dos clássicos literários mundiais.

Por tudo que foi e pela sua vida em si, Oscar Wilde sempre permanecerá vivo. Sua obra é uma - gloriosa - extensão disso.

flora 16/02/2024

O primeiro twink do mundo
Dorian Gray é o twink mais icônico que eu já vi. A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa e a história tem uma pegada filosófica que acaba te fazendo continuar pensando no livro mesmo depois de muito tempo após terminar de lê-lo. Dei muitas risadas e me diverti analisando cada personagem, é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa.

Livia176 09/02/2024

Ah a vaidade
Dorian é um menino puro, que não tem noção de sua beleza.
Um pintor o vê numa festa, e encantado pela sua beleza, insiste para fazer um retrato dele. Dorian, não sabe se aceita. Mas no final acaba cedendo. Afinal, o livro se chama o retrato de Dorian Gray, né?

O pintor comenta com um amigo dele que não lá boas coisas, que está pintando um retrato de um moço muito bonito e muito inocente. O, Harry, amigo do pintor pede para conhecer ele. E Basil, diz que não vai apresentar nada que o Harry é má companhia vai levar o menino pro mau caminho.
Só que o guri aparece na casa do Basil para finalizar o retrato. Então ele conhece o Harry, que fala que ele é maravilhoso. Que a beleza dele está sendo desperdiçada. Que tem que aproveitar os prazeres da vida quando ainda é jovem. E o Dorian acha aquilo tudo uma grande besteira. No entanto, o que ele achava besteira sobre vaidade muda quando vê seu retrato finalizado.
E o resto você lê para descobrir!

O autor desse livro foi condenado ao crime de homossexualidade na época do seu lançamento, eu li a versão censurada. Quem sabe no futuro eu leia a versão sem censura.

Um ótimo livro para quem gosta de clássicos.

lacklusterstarchild 29/01/2024

The Picture of the Pettiest Hypocrite
Dorian Gray so enviably beautiful, an innocent child whom shouldn't neither come nor do any harm - or, at least that's what Lord Henry thinks when he whispers to the lad's ear the wish which shall come true: dorian shall keep his beautiful youth while his portrait grows old and wrinkled. For this main charcter it is not the devil for whom he's selling his soul to but rather to his own vanity.

A gothic tale concerning sociopaths, gays, bad decisions through enchanting writing. Such a good classic!

eduarda2470 27/01/2024

...
Li esse livro no ensino fundamental pra um trabalho de escola e quando achei ele, tive que reler, pois lembro de ficar fascinada com o jeito dos homens se amarem entre si

Maria. 15/01/2024

Esse livro me deixou atordoada
"Na dura luta pela existência, queremos ter algo que perdure, por isso enchemos nossas cabeças com lixo e com fatos, na tola esperança de garantirmos um lugar ao sol."

Esse livro foi um misto de emoções e pensamentos, muitos desse último. A narrativa sobre a vida de Dorian Gray foi a melho leitura que fiz esse ano (e falo isso sem medo, mesmo que seja apenas 15 de janeiro.) Como o autor conseguiu colocar tanto de nós mesmos em um livro, eu não sei explicar direito, ainda estou um pouco que atordoada. A influência, "a meninice", o gênio com quem nascemos. "O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe." É um exemplo disso para com toda sociedade inglesa e o coração vil de Gray que os encontrou. Não posso dizer que o que aconteceu com ele, sua ascenção e decadência em decisões precárias de moralidade, tenha seguido esse pensamento. Ele por si só tinha o "pecado", como o autor profere, dentro de si, ele apenas comprou sua passagem quando viu a change de explorar isso. Esse livro realmente não foi o mais rápido que ja li, tive que ler bastante durante um dia para poder finalizar em um prazo acessível para ter tempo com os outros que tenho que ler, mas não me decepcionou em nada, foi melhor que todas as minhas expectativas. O deixa mastingando e pensando como algumas ações e reações podem ser tão explosivas para sua volta. Como podemos ser as vezes, tão fáceis para coisas tão banais. Como coisas passageiras se tornam o oceano, e a parte mais importante da vida, sua compaixão e vivência com seus sentimentos, viram nada mais que uma poça de água na estrada quando escutamos a voz da consciência errada.
Adri/Diana 15/01/2024minha estante