The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

Flávia 31/08/2022

O Retrato de Dorian Gray
Eu gostei da história achei uma escrita boa, infelizmente não consegui me conectar mas planejo reler algum dia.

Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

O retrato de Dorian Gray conta a história de um jovem que após ter seu quadro pintado por um amigo deseja que o quadro envelheça em seu lugar, e é o que acaba acontecendo.
O livro começa com Basil Hallward pintando o quadro de Dorian. Lord Henry, seu amigo, ao visitá-lo fica admirado com a beleza da pintura e pede para que Basil apresente-o a Dorian. Essa amizade leva Dorian Gray a sua ruína. Dorian vive como um imortal, enquanto isso sua pintura definha em seu porão.
O livro discute a oposição entre a vida privada e a vida pública, onde imagem pública é apenas um espectro do que é a verdadeira face do indivíduo, e que "por dentro" ele é decadente.
Dorian se apaixona, eventualmente, por Sybil Vane, uma atriz. Dorian se apaixona por sua performance, por suas personagens, apenas pelo que ela finge ser, ele não sabe nada sobre ela, não conhece sua família, e eles ficam noivos. Porém uma noite ela atua mal e ela diz que isso se dá pois agora sabe o que é amor. É como se o véu da "falácia" (a qual a ficção é muito atribuída) que cobria seu olhos inocentes desaparecesse e lá está Dorian, o amor da sua vida, o "real". O que ela não sabe é que o Dorian que todos conhecem, após o pacto, é apenas a sua imagem, não a realidade. Em um contraponto macabro, enquanto Sybil não quer mais "viver nas sombras", Dorian vive nelas, e é por isso que Sybil tem o seu trágico final.
A narrativa de #Wilde e sua incrível capacidade de criar diálogos instigantes é o que mais me manteve apegada ao livro. Algumas digressões não me agradaram, mas nada que me fizesse desgostar do livro.
#Doriangray é um livro a frente de seu tempo. Oscar Wilde se arriscou ao insinuar a homossexualidade de Dorian, Basil e Lord Henry. Por conta disso o autor e livro foram julgados em 1895, levando Wilde para prisão. 5 anos depois ele morre em Paris, aos 46 anos, sem dinheiro mas com a fama de um mártir, o rosto para o movimento em defesa aos direitos LGBT quase 70 anos depois (o antigo gay-rights movement).
Craig Rodwell, em 1967, abriu uma livraria gay em Nova York chamada Oscar Wilde Memorial Bookshop, que serviu como berço da primeira parada de gay pride após as revoltas de Stonewall em 1969.
Gostou da resenha? Segue a gente lá no instagram @nocaminhoumlivro e veja mais conteúdos como esse

Elvira.Leal 23/07/2022

O Preço da Vaidade
Dorian Gray é um jovem de beleza extraordinária, mas imaturo e influenciável.
Conheceu Lord Henry no estúdio de Basel, enquanto posava para os quadros daquele artista.
A amizade com o Lord se estreitou e por sua influência passou a ter a busca do prazer como objetivo de vida.
Basel pinta o retrato de Dorian Gray e ele então se dá conta da própria beleza e juventude extraordinárias. Num rompante de ciúmes expressa o desejo de que a pintura sofresse os efeitos do tempo enquanto seu corpo pudesse permanecer jovem e belo. Toma o quadro para si e o mantém em segredo.
Seu desejo se realiza, mas a verdade mais cedo ou mais tarde aparece.
O final é surpreendente e nos deixa a reflexão: até que ponto você chegaria para sustentar a própria vaidade?!

A primeira vez que li essa obra foi na escola, no período pré-vestibular e somente agora me dei conta que era uma edição censurada.
Curiosamente a versão censurada tem mais detalhes e explica melhor algumas situações do desfecho da trama.

eduarda2470 27/01/2024

...
Li esse livro no ensino fundamental pra um trabalho de escola e quando achei ele, tive que reler, pois lembro de ficar fascinada com o jeito dos homens se amarem entre si

Bia 17/07/2023

Retrato de dorian gray
Esplêndido.
Lindamente escrito. Poético, cruel e verdadeiro.
A essência da vaidade, o anseio pela juventute e a catástrofe do homem pelo próprio homem.
Certamente um dos meus clássicos favoritos.

Phanie 09/01/2015

o reflexo de uma alma
A leitura desse livro foi um tanto quanto turbulenta: eu passei alguns anos lendo aos poucos. Foi sem querer, estava num momento em que, infelizmente, não havia tempo nem mesmo para Oscar Wilde na minha vida. Não, não foi um erro não ler o livro num dia só - o que é perfeitamente possível.

Esse livro revela o grande pecado do mundo - ou de todas pessoas que a ele pertencem. Esse livro faz com que quem esteja lendo-o pare a cada capítulo para pensar em suas próprias atitudes. Obviamente, por ser uma ficção, cada acontecimento é sempre uma ilustração hiperbólica de nossos próprios atos. No entanto, mesmo com tantas alegorias, ao terminar o livro a única reação que pude ter foi a de auto conhecimento e, ainda mais importante, o de julgar cada vez mais minhas atitudes.

Esse livro, com toda certeza, é uma daquelas obras as quais esquecer é quase impossível. Eu recomendo sua leitura a quem estiver disponível a entender a si mesmo e, mais importante, a encarar suas próprias atitudes de forma que seja possível, nesse momento, encarar também sua própria alma.

crixeno 17/01/2013

Comentários
Foi o primeiro livro em inglês que me recordo ter lido. Excelente!!! Leia e vai gostar.

hscerri 30/11/2022

Um dos melhores livros que já li!
Esse é um livro que demorei muito para ler. Não porque era chato ou algo assim, apenas porque ele é muito complicado, tanto para ler quanto para compreender a história. Você precisa estar com a mente focada. Oscar Wilde utiliza muitas palavras difíceis e referências que apenas estudantes de Oxford na época poderiam entender, o que acabou atrasando o meu processo de leitura porque eu não sou um estudante de Oxford de 1891.

Apesar disso, o livro é maravilhoso; incrível! Ele continua sendo bastante atual, apesar do ano em que foi escrito.

Eu adorei ter lido esta versão anotada. Para não me perder, eu lia um capítulo e logo em seguida as anotações dele, para entender tudo antes de continuar a história. Fazendo isso acabei entendendo melhor não só a obra em si, mas também as motivações de Wilde ao escrever.

Marília 27/10/2021

Um bom clássico
Peguei esse livro para testar se gostaria de ler um clássico em inglês, e me surpreendi positivamente. Há algumas partes que são meio chatas pois são muito descritivas, mas no geral é um livro muito bom e fácil de acompanhar. Um história bem interessante

Kerly 20/01/2014

How sad it is! I shall grow old, and horrible, and dreadful. But this picture will remain always young.. It it were only the other way!
Comprei este livro logo depois de assistir a adaptação para o cinema, mas por muito tempo não consegui ir além do primeiro capitulo. Nem sei o porquê, já que dessa vez li numa tacada só. Os capítulos curtos tornam o livro muito fácil e rápido de ler.
Essa edição vem com um glossário, o que eu achei muito útil, uma vez que o livro é do final do século XIX, há muitas palavras incomuns.
Agora, com relação a historia, achei fascinante a evolução de Dorian Gray a cada virada de página. Como ele vai tomando consciência de sua alma envenenada. Ainda que durante anos ele tenha assistido prazerosamente à degradação de seu retrato. Como boa parte dos livros da época, criticando a sociedade hipócrita, a personagem imoral, eventualmente, conscientizando-se de seus erros, tenta remedia-los.
Para aqueles que assistiram ao filme e estão pensando se vão ler o livro ou não, eu realmente recomendo lê-lo. O filme pula muitas partes interessantes, além de distorcer completamente outras.

stella 06/09/2021

eu nem acredito que finalmente acabei esse livro depois de 4 meses lendo ele....

demorou bastante mas eu amei o livro, achei a escrita linda e lá pra página 120 eu não conseguia mais largar. acho que só demorei tanto pq ele tá em ingles pq é um livro fascinante e mt captante de se ler

put4 qu3 par1u que libertador poder falar que eu acabei isso

Marcelo 19/10/2022

O livro tem uma história muito interessante e desperta muitos questionamentos sofre vaidade, beleza e seu valor na sociedade. Porém há momentos em que a leitura se perde em longas descrições entediantes e sem valor ao plot principal. Apesar disso é um clássico e precisa ser lido.

lara 22/05/2021

?A arte reflete o espectador.? uma leitura incrível que valeu muito a pena. com uma escrita linda Wilde aborda temas de hipocrisia, vaidade, e hedonismo. a estética deste clássico é maravilhosa e a supervalorização da beleza e juventude te faz refletir sobre esses temas na atualidade.

sofia 21/03/2021

Não é meu novo preferido, mas estou feliz de ter lido
A minha leitura foi um pouco arrastada (talvez porque eu andasse meio sem tempo para focar), mas o livro é bom! Não é exatamente o estilo que mais me agrada e a história é bastante focada em diálogos e sentimentos (mais do que em grandes acontecimentos), mas o fator de mistério me estimulou a querer terminar. Além disso, Oscar Wilde de fato escreve muito bem. Um clássico que vale a pena conhecer.

Guilherme Ramos 08/12/2022

Um bom clássico
Recomendava a um amigo, é um livro leve mas com uma mensagem interessante. O autor tem uma escrita muito bonita