A Dama de Espadas

A Dama de Espadas Alexander Púchkin

Resenhas - A Dama de Espadas

Ly. Su 18/04/2023

Gostei
Eu fico imaginando o conto sendo lido na época que foi escrito.
Achei divertido e recomendo.
Pode parecer uma história boba mas tem fundo crítico.

Tammi.Mello 05/04/2023

T.M
Em uma roda de amigos em volta de uma mesa de baralho, a história da condessa e do misterioso segredo para vencer no jogo de cartas vem à tona e desperta a curiosidade de ambicioso Hermann. Ele então põe em prática seu plano para descobrir o mistério, mas mal pode imaginar com o que vai se deparar.

Uma Novela curta, de leitura fluida e com significados que devem ser levados pra vida.
O preço da ambição e como ela cega.
Vale muito a pena a leitura.
Amei.

Amanda Arcanjo 21/02/2023

Ambição
Nada mais que uma ambição, não tendo qualquer sentimento levando em consideração.
Gostei da história, é uma leitura rápida.
Recomendo.

Johann 26/01/2023

Pushkin é Pushkin
Embora aclamado como o maior poeta da língua russa, Pushkin de modo algum deixa a desejar quando o assunto é prosa.

Neste conto de leitura fluída e rápida (li em pouco mais de uma hora) Pushkin faz uma sátira à ambição e à imprudência, ao nos apresentar a história de uma velha condessa, portadora do segredo para sempre ganhar uma aposta no baralho, e um ambicioso e jovem herdeiro em ascensão, que quer tirar o segredo da velha a qualquer custo.

O conto termina de forma cômica e surpreendente, que achei muito satisfatória.

A escrita é leve e de fácil entendimento, bem como o desenrolar dos acontecimentos. A única questão um tanto incômoda, é que alguns personagens e lugares não possuem nome, tendo *** em seu lugar.

Mas, para meu primeiro contato com sua obra, Pushkin realmente me surpreendeu.

"Duas ideias não podem coexistir no mundo moral, assim como dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no mundo físico. "

Emma 17/01/2023

A dama sempre ganha
Simplesmente apaixonada por essa história, faz muito sentido quando lida atentamente (ou bebendo um bom coquetel alcoólico).

Guria dos livros 27/12/2022

Leve, rápido e envolvente
Há pessoas, assim como Hermann, que são capazes de tudo (de partir um coração a matar alguém) pelo segredo para conseguir uma vida de fortuna sem muito esforço.
Mas geralmente essas pessoas precisam se lembrar que nem sempre as coisas são o que parecem.

Yeda 24/09/2022

Mais conhecido por "Eugene Oneguin", Aleksandr Púchkin foi o autor que devolveu a Rússia "o orgulho de sua língua". Nesse compilado é possível entender porque Púchkin é tão reverenciado. Seus contos(dois não-finalizados nessa edição) mostram que ele foi bem sucedido nas diversas áreas da literatura: romance, sobrenatural, drama, etc. A variedade de gêneros e a qualidade estável combinados me surpreendeu demais; histórias tanto sobre a grandeza quanto sobre o cotidiano da vida rural russa dão ao leitor conhecimento sobre a realidade e também traz a voz do próprio autor. Apesar dessa variedade, a personalidade do russo é marcante e sobressalta aos olhos, e isso foi maravilhoso. Infelizmente dois de seus contos não foram finalizados: "O Negro de Pedro, O Grande", que elucida sobre o racismo das sociedades francesa e russa em 1700 e alguma coisa e "Dubróvski", que parece um predecessor de "O Conde de Monte Cristo", com um protagonista que não é inteiramente consumido pelo desejo de vingança.
"A Dama de Espadas", "O Tiro" e "O Fazedor de Caixões" foram meus contos preferidos. Dois deles(o primeiro e o terceiro) brincam o tema sobrenatural, apesar da essência ser uma sátira sobre prudência e ambição. Já em "O Tiro" vemos o rancor de um militar russo e a realização da vingança sobre uma ótica diferente daquela que os oficiais tinham na época.
Por fim, seus poemas são sublimes. De novo, a edição trouxe os mais variados temas: a Arte(sim, com A maiúsculo), a guerra, a esperança e até o vazio existencial. Em seus poemas, os seus ideais políticos e suas críticas são mais explícitas do que em sua prosa(que já é bem crítica). Há um motivo por Dostoiévski respeitar tanto o autor.

Bruna 23/09/2022

A leitura não foi tão fácil. A história até que é intrigante e dá vontade de ler. Como o livro fala muito de jogo de carta e eu não entendo muito, principalmente os termos técnicos, as vezes ficava confuso. Mas quem realmente gosta do assunto provavelmente vai gostar mais da história. O final se desenrola bem rápido, existe um pulo na história que não deixa a desejar, acabou que fez sentido.

Thainara 19/09/2022

Um conto rapido
Divertido de ler. Até quanto você é capaz de blefar pra se dar bem na vida? Vale a pena? Em uma jogada arriscada veremos um jovem usando de sua esperteza pra atingir seu alvo. E sendo inconsequente, ele acaba fazendo uma burrada atrás da outra.

Juliana 17/08/2022

A dama de espadas
Na obra podemos ler algumas novelas, alguns contos e poemas. Dois textos estão inacabados e é um pouco frustrante. Mas no geral é uma boa leitura.

Hianny 09/08/2022

Não gostei muito do livro pois não vi que tinha muita história. Não tive tanto interesse para ler por que não é o estilo de livro que eu gosto. Eu não recomendo ele para quem procura uma história mais demorada, mas não sou contra quem gostou.

13marcioricardo 29/07/2022

Leitura leve.
Novela curta, boba, tranquila e com final surpreendente. Um velhinha sabe um segredo sobre como ganhar no jogo. Um jovem, sabendo disso, tenta descobrir o mistério. A empregada da velhinha pensa que o jovem está interessado no seu amor em vez do dinheiro da patroa.
Thaey 20/12/2023minha estante
O livro é breve e cativante, com um desfecho verdadeiramente surpreendente! A velha condessa guarda um segredo para vencer um jogo, despertando o interesse do jovem. Entretanto, o segredo revela-se ao envolver-se romanticamente com a empregada, que interpreta erroneamente seus verdadeiros motivos. O desfecho é completamente inesperado.

13marcioricardo 20/12/2023minha estante
Sim, é mesmo ? Sugiro a Filha do Capitão, do mesmo autor. É ainda melhor. Boas leituras.

Thaey 26/12/2023minha estante
Obrigado pela sugestão vou dá uma olhada

Côrtes 21/07/2022

Melhor poeta russo
Adorei o livro, a prosa poderia ser melhor se estivessem terminadas, a parte das poesias, são maravilhosas!!!