Poema Sujo

Resenhas - Poema Sujo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LuluHina 19/04/2022

O que eu entendi....
Comecei o poema sem entender nada e aos poucos fui me acostumando com a escrita,o ritmo e consegui compreender certas coisas.
Entendi que se tratava da cidade de São Luís,mas precisamente das partes "menos nobres", descritas pela sua poluição,pobreza e problemas sociais.Contudo, pode-se perceber certa nostalgia e recordações de infância por parte do autor.
Esse livro abriu minha curiosidade,talvez eu passe a ler mais poemas e poesias.

Ana Paula 12/04/2022

O livro de um poema
Poema Sujo de Ferreira Gullar.
Nota 08 de 10.

Um livro que contém um único e longo poema, que se mostra grandioso em beleza, sentimento e estilo.

Quando percebi que havia sido escrito no exílio, em um contexto político da vida do autor, confesso que senti medo de perder tempo lendo algum tipo de manifesto.
Senti alegria de ler apenas lembranças, saudades e amor por sua terra, São Luis do Maranhão. Também uma percepção da vida do homem comum que em aspectos diversos é retratado com um lirismo duro e cru, sem embelezar palavras, mas extremamente tocante.
Enfim, amei.
Um trecho dos que mais gostei:
"E são coisas vivas as palavras
e vibram da alegria do corpo que as gritou
têm mesmo o seu perfume, o gosto
da carne
que nunca se entrega realmente
nem na cama
senão a si mesma
à sua própria vertigem"
(Pag 100)

Marco 23/02/2022

Stalingrado resiste
Stalingrado resiste
Ferreira Gullar existe
Poema sujo transcende o tempo
O presente e o passado se confundem e tomam a forma do futuro

Carolina Del Puppo 24/11/2021

Difícil, porém lindo
"que me ensinavam essas aulas de solidão entre coisas da natureza e do homem?"
Ler esse poema foi uma sensação diferente de tudo o que li, ainda não sei porque, mas mesmo quando eu não entendia, ainda conseguia ver a importância.

Gabriel 25/09/2021

Que livro. Que grande poema. Não sei por que fiquei de birra e demorei tanto tempo para lê-lo. Impressiona o modo como ele se parece com a produção de poesia contemporânea. Todos os códigos estão ali.

Marcela Bianchini 09/08/2021

incrível
ferreira gullar é um gênio e sua obra prima se encontra nas estrofes do poema sujo. leitura rápida, mas nem por isso rasa. que livro.

J. W. Murta 09/06/2021

Difícil entendimento
Leitura muito difícil. Apesar de ler e pesquisar sobre o livro, é uma poesia contemporânea muito complexa.

Vitória 23/05/2021

Arte pura, nua e crua.
Assim como a vida, esse livro é dramático, profundo e lindo! Com palavras ousadas e sinceras Gullar nos enche de comoção e reflexões necessárias sobre a vida. Digno de ser lido e enaltecido, é uma obra-prima que todos deveriam conhecer.

thecia 22/05/2021

A verdade que comove
Eu, que não sou lá amante da poesia, indico que todos leiam poema sujo! De início não tava entendendo quase nada (confesso que até no final não entendi algumas coisas, inclusive pretendo relê-lo mais pra frente), mas do livro como um todo consegui tirar muito. Gullar literalmente vomitou toda a verdade da humanidade brasileira, e da própria vida. Consegui reconhecer que muitas coisas ainda não mudaram no Brasil, o livro parece inclusive muito atual. E o mais legal é que ele escreveu esse poema tão longe do Brasil e ao mesmo tempo deu pra ver que ele estava muito perto! Poema sujo é uma reconstituição da vida do Gullar e do povo brasileiro.
Bea 22/05/2021minha estante
E ela terminooou hahahahaha..
Deu nota baixa mas terminou kkk

thecia 22/05/2021minha estante
acredito que vou ler poesia agora só em 2025 kkkkkkkkkkk definitivamente não é pra mim

Bea 22/05/2021minha estante
Tem que ter muitaaaaaaa paciência

TCN 26/04/2021

Reflexivo
Incrível como o autor consegue falar coisa que de longe parecem totalmente desconexas ao mesmo tempo que fazem um sentido brutal.

Bruna 24/04/2021

Poesia
A leitura do Poema Sujo é uma experiência que estava pretendendo fazer a alguns anos. Não tenho muito a dizer, apenas que essa obra é tão viva que as palavras, além de escritas, são sentidas. Pra mim, esse é o valor das palavras, quando expressam o que é sentido profundamente, verdadeiramente. Durante a escrita do livro, Gullar estava exilado em Buenos Aires, mas é admirável a presença do Brasil no poema, das suas lembranças... A vida é um mistério eterno "e todos buscavam [...] a decifração do enigma".

Monica 21/04/2021

Poema sujo
Uma conversa forte e solitária do autor.
Não conhecia.
Em breve vou ler novamente para ver uma melhor percepção da obra.

Josimar_Cruz72 15/04/2021

Grande Retrato do Brasil e do Brasileiro!
Neste livro, Gullar consegue transmitir imagens em que nos sentimos na pele do "narrador" pelas sensações passadas, podemos ver o que ele vai narrando e vemos como isso se encaixa em nossa realidade
No livro, há a citação de alguém afirmando que este livro é um retrato do Brasil, e eu concordo bastante além dele ser bem escrito pois mesmo sendo em versos livre, a uma entonação nas palavras que nos traz um ritmo encantador então tanto Poeta quanto Brasileiro, Ferreira Gullar consegue nos surpreender e conquistar com seus versos.

João Lagden 21/03/2021

Li isso em uma tarde e estou literalmente em estado de transe.

Todo brasileiro devia ler isso.

Patrícia 25/02/2021

Forte
Embora não tenha entendido muito bem vou ler novamente; entender o autor, o contexto histórico do livro para entender a mensagem do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5