Experiência e Educação

Experiência e Educação John Dewey

Resenhas - Experiência e Educação

Isabela 13/03/2021

Que tipo de experiências a escola tem nos proporcionado?
Minha primeira leitura de Dewey, livro curto e claro, ao mesmo tempo em que é inquietante. A forma como ele se faz atual me surpreende, pois parece que foi escrito ontem. E isso é muito triste, já que nossas escolas já deveriam ter saído dessa luta entre o tradicional que não considera o aluno vs o excesso de liberdade, sem o devido direcionamento do professor. Este livro é um bom começo para se pensar, mas ainda há um longo caminho a percorrer, preciso de muitas respostas e leituras. Recomendo a todos aqueles que não se conformam com o modelo de educação que temos.

Maurino 28/07/2011

As potencialidades da experiência.
Para o filósofo pragmatista norte-americano John Dewey a educação é um “continuum experiencial” e a tarefa do educador consiste em discriminar e propiciar aos seus alunos o conjunto de experiências de maior valor educativo. A seu ver, vivenciar uma única experiência afeta, para melhor ou para pior, a qualidade das experiências subseqüentes e, portanto, para que haja um “crescimento” do processo educativo o professor deve conduzi-las a favor da curiosidade e da iniciativa, de forma a neles suscitar desejos suficientemente intensos que os levem a superar os seus próprios limites. Para o autor, cada experiência é uma “força em movimento” e educar é organizar as suas condições de aquisição em prol de uma contínua reconstrução dela. A mais importante atitude a ser formada nesse processo envolve o autêntico desejo de continuar aprendendo. Esse livro nos oferece uma lúcida e consistente filosofia educacional baseada em uma filosofia da experiência. Uma excelente leitura para os educadores!

Bebela Toledo 25/08/2020

Um livro que traz fundamentos para uma educação pela experiência. John Dewey é um filósofo de grande importância no campo educativo e sua ideias sobre a experiência contínua e o papel do educador são super atuais , embasando inclusive as práticas de metodologias ativas de hoje.
Recomendo. Fonte de pesquisa.

Nathalia.Priscila 18/02/2021

Um trabalho incrível falando da necessidade do ensino baseado em experiências, e a importância do caráter dessa experiência.