Tigre, Tigre

Tigre, Tigre Margaux Fragoso

Resenhas - Tigre, Tigre

venicebgirl 03/05/2023

Angustiante
Num dia de verão, Margaux conhece Peter Curran na piscina do bairro e eles começam a brincar. Ela tem sete anos; ele tem cinquenta e um. Quando Peter convida ela e sua mãe para sua casa, a garotinha encontra um paraíso infantil com animais de estimação exóticos e um elaborado jardim no quintal. Sua mãe, atormentada por uma doença mental e sobrecarregada por cuidar de Margaux, agradece a atenção que Peter dispensa a ela e cria um universo imaginativo para ela, assim como Lewis Carroll fez para sua Alice na vida real.

Com o tempo, ele insidiosamente assume o papel de companheiro, pai e amante de Margaux. Charmoso e manipulador, Peter se intromete em todos os aspectos da vida de Margaux e a transforma de uma criança cheia de imaginação e afeto em uma jovem com lavagem cerebral à beira do suicídio. Mas quando ela tem vinte e dois anos, é Peter - doente e atormentado pela culpa - quem se mata, aos sessenta e seis anos. Contado com lirismo, profundidade e clareza hipnotizante, Tigre, Tigre ilustra vividamente o poder de cura da memória e da revelação. Este livro de memórias extraordinário é um vislumbre sem precedentes da psique de uma jovem em queda livre e transmite aos leitores - incluindo pais e sobreviventes de abuso - o quão completamente um pedófilo encanta sua vítima e a conecta a ele.

Lívia 27/02/2023

Definitivamente não é um livro fácil de ler, ainda mais sabendo que são relatos do que a própria autora vivenciou.

Impossível não sentir um gosto amargo durante a leitura, vontade de entrar na história e brigar para que certos ?personagens? abrissem os olhos. Ao mesmo tempo serve de alerta para certas atitudes e pessoas.

Margaux sofreu inúmeros abusos, de todos os tipos vindos não só de Peter.

Dulce 25/04/2022

Forte!
Criada em um lar totalmente desestabilizado, Margaux era carente de amor e atenção, foi então que, aos 7 anos de idade conheceu Peter de 51.

Desde então, sua infância foi interrompida pela educação lúdica de um predador nato!!

Tigre Tigre é uma história cruelmente narrada!! Precisa ser lida em doses homeopáticas, caso contrário você corre o risco de se afogar...

Se você optar por ler não espere uma narrativa onde Margaux foge e se vin
ga de Peter. Não a julgue!!

Apenas a ame, porque ela só queria ser amada!

Simone de Cássia 07/11/2021

A história é tão absurda que a gente chega a pensar que nem é verdade. E provoca tantos sentimentos que ficamos sem saber lidar direito com todos eles. O que fica é uma sensação de indignação profunda com a humanidade que ainda possui em seu meio esse tipo de ser. Como eu disse pra amiga que me emprestou o livro, eu fiquei completamente "envomitada" !

Cássia 15/03/2021

E pensar que isso existe!
Alguns livros deixam um embrulho no estômago, um gosto amargo na boca, faz-nos pensar até onde o humano pode chegar, quão doentio pode ser.
Não foi o primeiro livro que li com o tema pedofilia. Mas esse, uma autobiografia que relata um abuso de 14 anos, com uma manipulação mental do abusador, que leva a criança à sexualização precoce e até acreditar numa realidade inexistente, instalada para compensar suas carências infantis, ou uma fuga em lares problemáticos.
O tio bonzinho, que abraça, beija, que põe no colo, leva pra passear, que conquista a confiança de todos, que seduz. Um tio com históricos de pedofilia, que não poderia ter contato com criança, que deveria passar por tratamentos sérios de inibição de testosterona ou sei lá mais o quê, não sou da área, mas deve haver alguma solução pra uma perversão assim, nem que seja a morte.
Porque não é como um vício em drogas, um hábito ruim; trata-se de uma perversão, uma doença, quando o indivíduo não controla seus instintos.
Então, o livro me trouxe uma percepção diferente sobre pedofilia: quando o sedutor envolve mentalmente a vítima e a faz crer em sentimentos que lhe faltam na sua realidade, dão um carinho que ela necessita e invadem a mente frágil de uma criança, se instalando por 14 anos no imaginário dela, tornando-se alguém fundamental. Essa forma maligna de conceber o abuso, o livro me trouxe. E, com essa noção, uma angústia de quanto pode ser frágil a nossa mente adulta, logo, a de uma criança de 7 anos, como é o caso de Margaux, uma pavorosa realidade.

eduarda417 08/03/2021

esse livro é bizarro, não é fácil a leitura por se tratar de um tema tão pesado. eu sinto muito por tudo que a Margaux passou com o Peter, ninguém merece perder a infância igual ela perdeu. Peter a manipulou desde o princípio pra que fizesse tudo que ele quisesse, e ainda se fazia de vítima quando ela recusava fazer algo. é estranho pensar que o pai de Margaux, mesmo sendo um péssimo pai, era o único que não confiava em Peter e sabia que ele não era uma boa pessoa

Bell 02/10/2020

Uma autobiografia que fala sobre o relacionamento amoroso entre Margaux e Peter.
Relacionamento que durou 15 anos, terminando com o suicídio de Peter.
Qdo se conheceram Peter tinha 51 anos, Margaux tinha 7.
Sim.
Uma criança, e um pedófilo.
É um livro forte, inquietante, perturbador. Brutalmente honesto.
Extremamente triste.
Indico, porém não é pra qualquer um!!

Carla 08/08/2020

Que Livro, que história!!!
Forte, dramático, revoltante... O livro relata com detalhes a vida de Margaux Fragoso e seu relacionamento com ?Peter?, um homem que tinha idade pra ser seu pai. Os dois se apaixonam e por 15 anos vão manter sua ?relação? de amor e (por algumas vezes) de ódio em segredo. É um livro triste, revoltante não só pelos abusos que ela sofria mas também a vida que ela levou desde a infância. Um livro muito bom!

Gabi 19/05/2020

Pedofilia
Eu nem sei o que falar sobre tudo que eu li nesse livro. Pedofilia é o tema abordado e muito mais. Violência no lar, pai alcoólatra, falta de atenção e amor aos filhos, ignorância de um pai, uma criança que cresceu vendo a mãe sendo agredida verbalmente e fisicamente. E cresceu sentindo falta de amor, atenção, afeto e carinho. E encontrou tudo isso nas mãos de um predador sexual, um pedófilo. A história de Margaux e Peter é doentia demais. As perversidades que ele fez cm essa criança com apenas 8 anos de idade, se aproveitando da carência da criança e deixando ela totalmente depende dele é de arrepiar. Dá uma tristeza enorme ao leitor, pena, nojo e revolta.

Josie 24/07/2019

Livro impressionante. A postura de Margaux ante à narrativa é de uma franqueza desconcertante.

Wania Cris 08/07/2019

Uma leitura difícil
O tema é extremamente polêmico, porém a escrita permite acompanhar acontecimentos tão hediondos com menos incômodo. Nunca conseguirei colocar em palavras meus sentimentos ao terminar esse livro. Raiva, nojo, pena, tristeza...

Vanessa 03/04/2019

Complexo ao extremo
Não é um romance simplista. Não estou querendo fazer nenhuma apologia a pedofilia - que fique bem claro- mas este livro é extremamente complexo. Margoux tem malícia, tem intensidade, não é uma criança completamente inocente. Peter não é inteiramente mau. Ele não ultrapassava os limites do que ela queria ou demonstrava querer. Prova disso é que esperou anos para tentar fazer sexo com ela. É preciso muito estômago para ler esse livro e pra tentar entender que para além das idades, existia um sentimento de companheirismo e de amizade muito grande. Observe que o mundo lúdico criado pelos dois era o foco central da história, não o sexo. Muitos condenaram a família veementemente e eu concordo com isso- mas observem que a família permitiu a reaproximação após perceber a decadência da menina. Peter é o veneno, mas por vezes era o remédio. Era a salvação da menina em um mundo atormentado por um pai que vivia apenas de aparências e por uma mãe completamente alheia a tudo. Fica uma lição para os pais: cuidem de seus filhos com amor, para que eles não achem ?abrigo? em outras pessoas.