Clarão na Serra

Clarão na Serra Francisco Marins

Resenhas - Clarão na Serra

André 05/04/2022

Ótimo livro, mas pouco conhecido.
A história se passa no interior do Estado de São Paulo, e é narrada desde a revolução liberal de São Paulo, em 1842 até a Proclamação da República em 1889. Um tempo onde o homem descendente do Europeu ainda lutava contra a natureza e os povos indígenas pelo sertão inexplorado do oeste do Estado. A narrativa do autor deslisa na companhia de seus personagens que, cada um de sua maneira, vencem a árdua vida de quem vivia em terra tão isolada e selvagem. A autenticidade de seus personagens e descrições do ambiente natural e social demonstram que o autor realmente conhecia a vida rural, o que deixa tudo mais agradável a leitura.
O interessante também é como Marins consegue lincar assuntos históricos com o desenvolvimento do romance, desde a ocupação bandeirante com sua bravura e crueldade, passando pela escravatura e sua abolição, desenvolvimento do café e Proclamação da República.
Super recomendo para quem queira adentrar e saborear os Sertões Paulistas de outrora.