A Caldeira do Diabo

A Caldeira do Diabo Grace Metalious

Resenhas - A Caldeira do Diabo

George Facundo 29/09/2011

No subsolo do american way of life
Comprei esse livro em um sebo aqui em fortaleza. Numa estante abarrotada de livros que tinha uma plaquinha: Qualquer livro R$ 2,00.
Então garimpo por por cima de garimpo encontrei esse livro.
Vendo essa capa com a figura de uma linda mulher e o título "A Caldeira do Diabo" fiquei fascinado com o paradoxo.
E quando li, a cada página, fui adentrando no submundo da bonita e aparentemente pacata cidade do interior americano chamado Payton Place.
Me fascina muito, sempre me fascinou o que há por trás das "perfeições" que muitas comunidades nos apresenta.
Nossos pecadinhos e demoniozinhos interiores, que eu sei e vc sabe que vc tem, se estende para ciclos familiares e também sociedades mais amplas, como cidades.
Por tras de toda beleza pacata de Payton Place se esconde um sem numeros de segredinhos, trapaças, incestos e até assassinatos.
A autora chocou a sociedade americana na década de 50' quando, de forma visceral e direta, ter criticado através deste romance, o que há por trás dessa falsa aparência perfeitinha americanizada de ser.
Talvez só o filme Beleza Americana tenha chegado perto do espírito desse livro.
Enfim, gostei muito da narrativa e realmente fui transportado pela autora para dentro da cidade, das casas, acompanhando tudo como um voyeur fantasma, e pude sentir a sensação claustrofóbica ao acompanhar de perto o drama de alguns dos personagens.
Payton Place me marcou profundamente, devorei as paginas do livro em poucos dias e fiquei com gostinho de quero mais.
Enfim, é isso!

sonia 15/04/2012

uma cidade é um mundo
na pequena e provincial Payton Place, cruzam-se as vidas de poucas pessoas que representam o mundo - há o rico aproveitador, o garoto mimado, a menina pobre batalhadora, a garota sonhadora, o menino modelo, todos os bons e maus clichês da espécie humana - visto pelo olhar de um jornalista que passa por ali e acaba sem querer interferindo na trama da mulher que esconde de sua filha um segredo. Um livro de época, que não serve de modelo para outras sociedades não capitalistas, previsivel mas bem escrito.

Viviane 29/03/2009

Gostei do livro. Uma série de tramas interessantes que prendem a atenção do leitor... recomendo!

gabrielsquall 15/02/2012

Um dos melhores livros que já li
A história prende muito, a narração é boa e são vários casos, pois conta a história de várias pessoas da cidade Peyton Place e seus pensamentos. Muito bom, recomendo.

Rose 13/04/2014

Este livro quando foi lançado, sofreu uma forte censura nos EUA. Ele fala sobre a hipocrisia de uma pequena cidade interiorana da Nova Inglaterra, a Peyton Place, onde os habitantes jogam para debaixo do tapete segredos como adultério, estupro e suicídio.
A história é narrada por Allison Mackenzie que vive com sua mãe Constance. Seus melhores amigos são o Norman e a Selena, e a história começa quando boatos de que Norman e Allison estão nadando nus no riacho. Depois de brigar com sua mãe, Allison vai embora para Nova Iorque e volta apenas 1 ano depois quando Selena confessa um crime e acaba indo a julgamento.
As histórias dos moradores se misturam, e você percebe que a fachada e bom cidadão é fachada e que todos tem seus segredos para esconder. Quais são os seus?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 06/07/2015minha estante
Ainda não conhecia esse volume, mais gostei bastante da sua resenha , parece ser uma estória interessante :D

Simone de Cássia 04/12/2017

Deu não! Coisinha chata esse livro, nossinhora!! Começou chato, morno, sem graça, e eu ali, firme, esperando acontecer "alguma coisa", qualquer uma! Mas, nada... Quando começava um parágrafo assim: "Foi numa tarde quente e sem brisa".. aí eu pensava: vai acontecer alguma coisa! Nada!!!! A tarde só continuava... Aí em outro parágrafo: " ela , então, saiu da loja, caminhou rapidamente e chegou em casa". Pensei, pronto, em casa deve ter acontecido alguma coisa... Nada! Ela só chegou! Que preguiça!!! Aí minha paciência se esgotou. Só sinto!
tecla ede 04/12/2017minha estante
Kkkkkkkk pensei que seria assim.

Drica 04/12/2017minha estante
kkkkk Vc me mata de rir, Simone!

Tereza 05/12/2017minha estante
Kkkkkkkk definitivamente suas resenhas são as melhores!

Riva 05/12/2017minha estante
Suas resenhas são demais!!!!!!!!!

Simone de Cássia 05/12/2017minha estante
Eu falo que "perdi a paciência" aí meu pai responde: "como a pessoa perde o que nunca teve?!" rs rs rs

Claudia 07/12/2017minha estante
Creeeeedo escapei de mais um :)))))))

tecla ede 07/12/2017minha estante
Kkkkkkk

Rafaela 08/06/2018

Estava ansiosa para ler o livro porque além de estar na lista de livros que aparecem na serie Gilmore Girls, ele foi considerado muito polêmico quando foi lançado. Mas fiquei decepcionada com a escrita da autora, como ela tratou abuso, no desenvolvimento pobre dos personagens. A premissa da autora é muito interessante, em uma cidade pequena e tradicional, o leitor acompanha a vida de alguns personagens e conhece os podres que as famílias escondem. Mas como a autora trabalhou toda a fofoca de cidade pequena, os tabus é chato e hoje parece ultrapassado. O livro foi um grande sucesso e virou filme, acho que o filme pode ser mais interessante.