Branca Como o Leite, Vermelha Como o Sangue

Alba.Otero 19/10/2018

Leitura encantadora!!! Adorei

Joice (Jojo) 21/05/2018

Personagem sem carisma arruína sick-lit de Alessandro D'Avenia
"branca como o leite, vermelha como o sangue" foi publicado originalmente em 2010, dois anos antes de John Green publicar o seu "A culpa é das estrelas". Para quem leu os dois livros, o motivo da comparação é clara: tratam-se de dois "sick-lits" que também trazem no enredo o romance entre dois adolescentes. Contudo, onde o livro de John Green acertou em todas as medidas - narrativa, personagens, arco dramático, desenvolvimento da história -, o romance de Alessandro D'Avenia padece em vários aspectos.

No livro, Léo é o típico garoto-enxaqueca: reclama de tudo (até do cachorro), não gosta da escola, acha que os pais não o entendem e está apaixonado por uma garota, Beatriz, que nem sabe que ele existe. Todo esse drama é descarregado na pobre Silvia, a melhor amiga de Léo (de quem ele faz gato e sapato, só recorrendo a ela quando está em necessidade).

Diante de um protagonista de tão pobres atributos, é ainda mais desesperador saber que o romance é narrado em primeira pessoa. Ou seja: temos capítulos e mais capítulos focados unicamente na mente limitada de Léo. Ainda bem que os capítulos são curtos.

Focada apenas na vida de Léo, a trama avança aos tropeços. Pior: com exceção de Silvia, todos os personagens secundários não têm profundidade, são meras sombras que estão ali para conferir solidez à narrativa do personagem (caso contrário D'Avenia estaria trabalhando com uma literatura abstrata). O tal "Sonhador", professor substituto que supostamente incute algumas ideias na cabeça de Léo, é outro personagem sem qualquer profundidade, que está ali mais para ser uma forma do autor interagir com seu protagonista que de um professor capaz de operar uma mudança em alguém.

Assim sendo, quando o drama central da narrativa é apresentado, você já está com tanta antipatia pelo protagonista que não há qualquer sentimento positivo a ser direcionado à pessoa doente. Ou àquela amiga que deveria abrir os olhos e perceber que aquele garoto por quem ela suspira não passa de problema.

Não recomendo.

Raquel.Santos 16/01/2018

Eh o livro da minha vida

Drii.Furtuna 04/01/2018

Amo esse livro
Uma historia linda e comovente

mari 12/04/2017

O ser humano é formado por sonhos, grandes, vazios, cheios, infinitos. A grande diferença é o que fazemos com eles, como utilizamos, como aproveitamos, como adicionamos eles à nossas vidas. Os sonhos sempre precisam de algo, de um empurrão, de um "eu acredito que irá acontecer", como o mar precisa da Lua e o céu do Sol; que seres humanos miseráveis seríamos sem sonhos.
A vida acontece, aqui, ai, agora, e os sonhos são acrescentados no decorrer de toda história. A vida é o risco, o abismo e a paixão. É o sacrifício, o declínio,a ilusão. A vida, meus sonhos, minha família, meus amores, meus dedos sobre o teclado. Tudo o que tenho levo comigo, nos olhos, na alma, no sorriso, no coração.
Leo (Leão, Anjo da guarda, vermelho), Beatriz, Silvia, Sonhador e Alessandro D'avenia, muito obrigado. Foi de uma cara feia na biblioteca do colégio que eu descobri vocês. Foi por causa de alguém que pegou o meu livro desejado que eu dei uma chance a todos vocês, e, meu Deus, por que não fiz isso antes? Vocês transformaram meus sonhos e minha visão do mundo, transformaram o meu ser. Quando o livro é muito bom, ele deve ser compartilhado com o mundo. Davi, Jessica, e todos os que irão ler depois de mim, aproveitem!
Lary.Momentolitera 31/01/2018minha estante
Nossa! Confesso que a ainopse desse livro não me cativou, mas a sua resenha me fez mudar de ideia para add esse livro como desejado hahahah. Amei?

Lary.Momentolitera 31/01/2018minha estante
Amei muito

Monica332 27/10/2016

Trechos/frases de Branca como leite, vermelha como sangue
"“Estava convencido de que a amava, estava convencido de ir até o fim com ela, estava disposto a fazer qualquer coisa, até doei sangue, e depois, quando a vi na minha frente, sai correndo. Fugi como um covarde. Isso não é amor. Quem foge não ama de verdade.”"

"“Quando existe amor, tudo é possível!”"

"“A vida é uma caixa vazia que a gente enche de besteiras para deixa-la agradável, mas
depois basta um nadinha e pufff... você se vê sem nada.”"

"“Ninguém presta atenção no céu, até se apaixonar.”"

"Os sonhos são como estrelas: você as vê brilharem todas, quando as luzes artificiais se apagam, e no entanto já estavam ali antes. Você é que não as via, por causa do excesso de luzes.”"

“"Este é o segredo da felicidade: ser você mesmo e ponto.”"

“"Ter medo é normal. Assim como é normal chorar. Não significa ser frouxo. Ser frouxo é fingir que não esta nem aisem voltar pra o outro lado.”"

“"As vezes, para te devolver ao mundo, basta a palavra de que alguém acredite em você.”"

“"O amor é uma espécie de força de gravidade: Invisível e universal, como na física. Inevitavelmente, sem que nos demos conta, nosso coração, nossos olhos, nossas palavrasvão para ali, naquilo que amamos, como a maçã da gravidade.”"

“"A vida é uma só, e quando fica branca, o meu computador é o único jeito de colori-la:
sempre encontro alguém para ater papo.”"

“"O azar é roxo, por que roxo é a cor dos mortos.Ou você me ama assim como eu sou ou não se pode fazer nada, porque se não estivermos de acordo nessas pequenas coisas, como podemos ficar juntos? Cada um deve ser ele mesmo e aceitar o outro como ele é, do contrario, que amor é esse?”"

“"Meus amigos sou eu que escolho. Isso é o bom dos amigos. Que você escolhe e dá tudo certo porque você escolhe justamente como quer. Já os colegas, esses você não escolhe. Eles lhe acontecem, e muitas vezes são uma verdadeira encheção de saco.”"

“"Quando você está apaixonado, o tempo parece não existir.”"

“"Em compensação tenho um ipod. Pois é, porque quando você sai e sabe que na escola te espera um dia com gosto de asfalto empoeirado e em seguida um túnel de tédio entre deveres de casa, pais, cachorro, e depois tudo de novo, até que a morte nos separe, somente uma boa trilha sonora para te salvar. Você gruda a cabeça nos dois fones de ouvido e entra em outra dimensão”."

“"Mas o amor é outra coisa. O amor não da paz.. O amor é insone. O amor é levar a uma
potência. O amor é veloz. O amor é o amanhã. O amor é um tsunami. O amor é
vermelho-sangue.”"

“"Não consigo adormecer. Estou apaixonado, e quando você esta assim, o mínimo que pode lhe acontecer é não dormir. (...) Você vai levando a mesma vida de todos os dias, com as mesmas coisas e o mesmo saco cheio. Aí se apaixona, e essa mesma vida se torna grande e diferente.”"

“"Às vezes você encontra na musica as respostas que procura, quase sem procurar. E, mesmo que nao encontre, pelo menos acha os mesmos sentimentos que está experimentando. Alguém já lhe experimentou. Você não se sente sozinho. (...) Ao tocá-las, é como se você enfrentasse aqueles monstros, mesmo quando nem sabe que nomes eles têm.”"

“"Uma vez li num livro que o amor não existe para nos fazer felizes, mas para demonstrar o quanto é grande a nossa capacidade de suportar a dor.”"

regifreitas 19/08/2016

Nota: 3,5 de 5,0.
uma leitura bem gostosa, bem acima da média de outros títulos do gênero que já li. só poderia ser menor, pois a partir de certo ponto começa a ficar repetitivo e cansa um pouco. mesmo assim foi uma leitura muito rápida e agradável.

Caroline Carvalho 18/12/2015

Esse livro é, sem dúvidas, um dos meus favoritos. Há um tempo que li ele e às vezes ainda me pego pensando. É um livro leve, que me deixou ali cara a cara até que eu acabasse, pois cada coisa que fazia era rápida pra poder voltar pra ele. Marquei várias frases favoritas no pdf, mas a que eu mais gosto é: "(...) naquele momento, compreendi que o que importa diante da liberdade do mar não é ter um navio, mas um lugar aonde ir, um porto, um sonho, que valha toda aquela água atravessar.".

Ellen 06/09/2015

BRANCA COMO O LEITE VERMELHA COMO O SANGUE
A livro conta a história de Léo, um garoto que se importa muito com cores, em especial o branco e o vermelho, branco é a cor do silêncio, que ele não suporta, o vermelho é a cor dos cabelos de Beatriz o seu sonho.

Giovani73 06/09/2015

Recomendo!
"Leo sente em si a força de um leão, mas há um inimigo que o aterroriza: o branco."
Leo é o protagonista desse ótimo livro e, assim como todos os outros garotos, ele tem hábitos muito comuns: Ama ouvir músicas, gosta de futebol e adora bater um papo com os amigos. Porém, Leo relaciona sentimentos à cores. Por exemplo, o branco, já citado aqui em cima, é a ausência, tudo ligado à perdas. O vermelho, o contrário: a paixão, o amor, o sangue.
Vermelho é tambem a cor dos cabelos de Beatriz e por quem sente grande amor, quer dizer, sente seu sonho. Ao notar que Beatriz já não vai mais à escola, descobre que ela tem uma doença relacionado ao "apavorante" branco. Leucemia.
Agora ele terá que viver isso e mergulhar em si mesmo e compreender que os sonhos não podem morrer.
Li esse livro quando estava na mesma faixa etária do protagonista e posso dizer que me senti como a história fosse minha. Bem, não sou bom em fazer resenhas, mas acho que consegui passar o que queria. Enfim, recomendo-o completamente!

Carol FS 24/08/2015

Só amor.
Esse livro estava em minha meta de leitura desde 2012. Depois ficou empoeirando na minha estante ( eu sei, pecado né?), até que resolvi colocar a leitura em dia nessas férias, e… Meu DEUS, que surpresa deliciosa, que livro incrível, que história linda! O livro é narrado por Leo, um garoto que define a vida em cores. E de todas as cores, a que faz com que Leo se perca, é: vermelho. A cor da Beatriz.

"Só o amor dá sentido às coisas. Beatriz, se, como os esquimós para a neve, tivéssemos quinze maneiras de dizer te amo, eu usaria todas para você."

Leo a observa somente de longe, imaginando o dia em que terá coragem de dizer o que sente. Até que ele conhece o professor substituto, que ele apelida de “sonhador”, e então, ele aprende a enxergar as coisas de uma outra maneira. Ele então aprende sobre sonhos, pessoas, sentidos e sentimentos. Mas a vida nunca é fácil, é? Então Leo descobre o segredo de Beatriz, e tudo muda.

"Deus, as estrelas já não servem para nada: pode apagar uma a uma. Destrua o sol e esconda a Lua. Esvazie o oceano, arranque as plantas. Agora, nada mais é importante.
E, sobretudo, me deixe em paz!"

A história reúne tudo o que deixa maravilhada em um bom livro: música, romance, poesia e um leve toque de drama. O autor tem uma escrita deliciosa e contagiante. Poucos livros me deixam sem palavras, e esse é um deles. A delicadeza e franqueza com que os assuntos são tratados, o amor sincero e cru, o enredo e os personagens cativantes, tornam essa obra uma das mais belas e simples que eu já li.

"Os gregos diziam que originariamente o homem era esférico e que Zeus, para castigá-lo por seus malefícios, o dividiu ao meio. As duas metades vagam pelo mundo e se procuram. A saudade as impele a procurar cada vez mais, e, quando se encontram, aquela esfera se reconstitui. Esta história tem algo de verdade, mas não é suficiente. Quando se reencontram, as duas metades já viveram suas vidas até aquele momento. Não são as mesmas de quando se deixaram. Suas bordas não coincidem mais. Têm defeitos, fraquezas, feridas. Não basta que se reencontrem e se reconheçam. Agora, também precisam se escolher, porque já não combinam perfeitamente, e só o amor leva a aceitar as arestas que não se encaixam, só o abraço atenua essas arestas, mesmo que doa."

Recentemente descobri que a obra, já está nas telonas e pretendo assistir o filme ainda essa semana, assim que o fizer, publicarei a minha opinião aqui para vocês. Se você ainda não leu, por favor, leia! E apaixone – se assim como eu.
Aproveitem a leitura!

site: https://meapaixoneiporumlivro.wordpress.com

Má Vidoto 19/08/2015

Livro apaixonante
Branca como o leite, vermelha como o sangue, é um livro extremamente apaixonante, pois trata-se de uma linda e bela história de amor e amizade.
Mas não vá pensando que trata-se de uma história igual aquelas de contos de fadas, que como sempre acabam tendo seus finais felizes, muito pelo contrário, essa é de fato uma louca e alucinante história de amadurecimento e descobrimento de desejos e sonhos.
Sua principal característica, é a forma no qual o livro é escrito (uma linguagem poética), que é capaz de contagiar e entreter seu leitor deixando-o vidrado em cada novo capítulo, que contribui para o desfecho emocionante do livro.
Um outro traço também importante é a forma no qual o autor emprega o uso de cores (no caso o vermelho e branco), para expressar os sentimentos e emoções do personagem.
“ O silêncio é branco. Na verdade, o branco é uma cor que não suporto: não tem limites... Ou melhor o branco não é se quer uma cor ! Não é nada, é como o silêncio. "
" Mas o amor é outra coisa. O amor não dá paz. O amor é insone. O amor é elevar a uma potência. O amor é veloz. O amor é tsunami. O amor é vermelho-sangue. "
Léo é um garoto de dezesseis anos, que antes sua motoneta, seu iPod, sua amizade com Sílvia e Nico, sua paixão platônica por uma garota de sua escola, sua banda, e seu campeonato de futebol representava tudo de mais importante que ele tinha em sua vida, e que de uma hora pra outra, essas pequenas coisas que antes era ' TUDO ', definitivamente viraram sinônimo de pequenos e míseros detalhes.
Toda essa mudança ocorre devido uma paixão que ele sente por uma garota de sua escola.
Seu nome? Seu nome é Beatriz, uma menina alta, magra, branca, olhos castanhos, e o que mais o atrai : os cabelos vermelhos.
Sim, é ela a principal causadora de toda essa reviravolta em sua vida. E o mais intrigante, é que ele era loucamente apaixonado por ela, sem ao menos ter tido a oportunidade de dialogar e conhece-la melhor.
Mas tudo isso foi questão de tempo, até ele descobrir que Beatriz, sua linda e amada princesa estava mal. Na verdade muito mal, ela corria risco de morte, pois estava com uma doença muito grave, que havia a participação de um inimigo que o aterroriza, o tão pavoroso e destemido 'BRANCO'. Na verdade Beatriz estava com leucemia (sangue-branco).

Apartir daí Léo deverá mergulhar profundamente dentro de si, sangrar, sofrer e renascer para a tão responsável vida adulta que o espera .

Sem dúvidas ele é um dos livros que mais me apaixonei, e que me fez refletir como vale a pena sonhar e lutar pelos nossos sonhos, em acreditar que é na amizade e na parceria que surge o verdadeiro amor, que nada mais é, do que um compreender o outro, onde cada um aprende com seus defeitos.
Mas nessa história tão bonita, há um ponto em que me entristeceu bastante, e acredito que vários outros leitores também. Fiquei triste em saber de algo,que eu particularmente achei que não iria acontecer mas infelizmente acontece, dando um final extremamente surpreendente aos leitores.
Por outro lado fiquei feliz pelo Léo ter finalmente encontrado seu verdadeiro amor, que tanto esteve ao seu lado.
De fato o livro serve para aqueles leitores que desejam apreciar uma linda e emocionante história de amor, que não tem nada de original, mas que tem em cada página uma emoção, uma ansiedade, uma aflição, um momento de alegria... que certamente contribuíram para o livro tornar-se simplesmente perfeito, desde o primeiro parágrafo até o último ponto final.

Mai 02/06/2015

Espetacular.
"Branca Como o Leite, Vermelha Como o Sangue" é um romance diferente de qualquer um que eu já li. Sua história é envolvente e viciante. Você fica sem saber por qual casal "torcer" e se apaixona por todos os personagens.
Talvez por ser um professor, não sei, Alessandro, o autor, consegue descrever de forma muito vívida e emocionante os sentimentos do adolescente Leo, e eu, sendo uma adolescente, me identifiquei em quase todas as páginas.
A história é tão linda que mal consigo escrever uma resenha decente rs'
Tudo que sei é que com toda a certeza esse livro me deu uma visão nova, aprendi com esse livro, assim como Leo aprendeu com Beatriz, a ter uma visão nova da vida, uma visão mais bela e plena. O livro te coloca para refletir em vários momentos e realmente te "força" a levar aquilo para sua própria vida. É algo meio impossível de descrever com palavras.
Tudo que posso dizer é o meu ponto, minha opinião sobre esse maravilhoso livro. Eu vivi esse livro durante 3 dias e não é atoa que ele se tornou um dos meus favoritos.
Se esse ainda é o primeiro romance de Alessandro espero ansiosamente pelos outros e que eles me emocionem tanto quanto esse o fez. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6