Mundo em Caos

Mundo em Caos Patrick Ness

Resenhas - O Motivo

Nathaliagcosta 15/07/2021

Decepcionante
"Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo."

Eu tinha expectativas muito altas para esse livro, afinal a sinopse é muito interessante. Comecei gostando muito, mas com o tempo achei o livro uma verdadeira bagunça kkkkkkkkkk (rindo de nervoso) é isso.

Isa 13/07/2021

A trama do livro é bem interessante. A linguagem coloquial de início foi um problema para mim, mas com o tempo percebi que era parte essencial para a história.
O livro do meio para o final é um tanto desanimador, mas talvez a sequência seja mais interessante.

Carol 13/07/2021

Sobre ele?
No começo da leitura eu quase abandonei ele? mas depois do capítulo 4 me empolguei demais na leitura e ela fluiu muito bem!! Amei ? quero ler o segundo já!!!

Marques60 11/07/2021

Gostei do livro, mas não tanto. Fiquei bem perdida no início, aliás, só fui entender melhor depois dos 65% de leitura. A gente fica um pouco desanimado, mas queria uma explicação, então continuei lendo. O ideal é que se leia o livro já sabendo que ele tem uma continuação.

Ro15 08/07/2021

Impactante
Amei demais esse livro, muitas reviravoltas e aventura do começo ao fim. Uma leitura que prende e tira o fôlego

Vivian124 07/07/2021

Tody Hewitt é dos brabos
A característica mais marcante do livro com certeza foi a comunicação.
Tudo que os homens pensam é ouvido por todo mundo, e alguns aprendem a controlar, mas Tody ainda é novo, ele precisa a narrativa toda aprender a controlar o barulho.
O que eu mais gostei foi que ele passou por vários maus bocados fugindo, se fosse eu teria desistido.
A relação dele com ela foi legal, esperava mais, mas foi bom.
O final do livro acabou comigo k
Fiquei muito triste e depois muito brava, mas basicamente chocada.
O livro não é incrível, mas a ideia foi muito boa e mesmo não sendo "uou", eu gostei bastante.

Morais 03/07/2021

O mundo em caos
Se você ama livros com reviravoltas, esse aqui é perfeito pra você.
Se passa em um planeta onde os pensamentos dos homens tem formas e sons, enquanto as mulheres... Bom elas não existem, elas foram mortas pelas criaturas que lá habitavam.
O protagonista é Todd e a história toda se passa em primeira pessoa. Então isso que acaba nos cativando mais a essa leitura pois enquanto Todd não sabe nós ficamos presos nas teorias. E confesso fiquei brava em algumas partes deu vontade de meter a
porrada nesse moleque, mas vale a pena ler
Lucas1429 03/07/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK amei a sua resenha moça

Lucas1429 03/07/2021minha estante
Ansioso pra ver a da sua próxima leitura

Lucas1429 03/07/2021minha estante
Amei conhecer o seu perfil??????

Morais 03/07/2021minha estante
Aaaa vlw, fico feliz que vc tenha gostado ????????

Lari_Marcondi 02/07/2021

Aventura do começo ao fim
Adorei a leitura desse livro!!! Fazia tempo que não lia livros de aventura e esse chegou para encher meu coração...

Os personagens são muito cativantes e vc torce por eles o tempo todo.
Fiquei um pouco agoniada pq toda hora acontece um perrengue diferente kkkk mas isso que fazia a leitura ficar interessante.
Quero muito continuar lendo os próximos livros!

Stefanie33 02/07/2021

Todd Hewitt
Esse jovem tem uma jornada e tanto. Cheio de emoções, altos e baixos, e cheia de desafios.
É intrigante, e você sempre quer saber o que vem no próximo capítulo. Você vai se apegando ao personagem do Todd e Viola de uma forma muito fácil com os decorrer.

Lucas O. 29/06/2021

O conceito da história é incrível. Os personagens são muito bons e você realmente fica surpreso a cada momento. Tirando o começo é o meio que parece meio sem motivação é muito bom.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 29/06/2021

O livro ou o filme?
"O Mundo em Caos" é o primeiro livro de sua trilogia Chaos Walking, publicada entre os anos de 2008 e 2010. A premissa da obra de Ness é que a Humanidade precisou deixar a Terra e se estabeleceu em uma colônia em outro planeta. Lá, é possível visualizar e ouvir os pensamentos dos homens, mas não das mulheres, aparentemente por causa dos "germes" emitidos pelos Spackles, as criaturas que já habitavam o planeta antes. Todas as mulheres morrem e restam apenas os homens, com o Barulho insuportável que eles emanam de seus pensamentos caóticos (daí o título do livro, da trilogia e do filme).
O protagonista, Todd Hewitt, no livro está prestes a se tornar um homem pelas regras da sociedade em que vive em Prentisstown. Passeando pelo pântano com seu cachorrinho Manchee, cujos pensamentos também se ouvem porque ele é macho, Todd descobre um ponto sem nenhum pensamento no meio da floresta, em completo silêncio, o que é assustador para ele, que já nasceu nesse planeta cheio de Barulho. Logo depois, seus pais adotivos o mandam embora da vila sem maiores explicações.

No filme, Todd é interpretado por Tom Holland e aqui vem a primeira diferença. No livro, Todd é mais jovem, algo em torno dos 13 ou 14 anos de idade, enquanto no filme Holland interpreta um Todd mais velho, na faixa dos 20 anos.
Além disso, no filme não fica claro que é possível escutar os pensamentos de qualquer ser vivo que seja macho, não apenas dos homens. Imagino que eles tenham feito esse ajuste para que o expectador fique focado em Todd e em seus pensamentos, o que funciona bem na tela. E, no livro, me diverti horrores com o Barulho do Manchee. Então as duas coisas deram certo, cada uma a seu modo.

Por outro lado, eu gostei mais do filme quando eles mostraram um dos Spackles que Todd encontra no pântano. Eu não consegui visualizar como as criaturas seriam no livro e o filme trouxe isso muito bem. Li algumas pessoas dizendo que a cena com o Spackle no filme ficou um pouco avulsa, pois no livro há um significado mais profundo no amadurecimento de Todd, mas eu particularmente não me incomodei com isso.
Também achei que não deram a importância devida ao personagem de Davy Jr, o filho do prefeito, interpretado por Nick Jonas. No livro, ele foi muito mais relevante para a trama do que no filme e não senti que o personagem foi bem aproveitado. Por outro lado, o prefeito em si tem mais destaque e Mads Mikkelsen estava ótimo no papel, e isso aconteceu porque, na trilogia, o prefeito vira um super vilão que quer dominar todo o planeta, incluindo os Spakles, o que não chega a ser mostrado no filme.

Mas a principal diferença é que o filme compila a trilogia inteira. Eu só li o primeiro volume e ele termina quando Todd sai da fazenda e descobre que há uma mulher no pântano, daí o Silêncio que ele encontrou. No filme, no entanto, ele já sai da fazenda com Viola consigo, ele mostra a garota ao prefeito de Prentisstown quando a encontra no pântano, e há todo o desdobramento dos outros dois livros de Ness. Os livros são bem curtinhos (li o primeiro em um dia!), então acho que faz sentido juntar a história inteira em apenas um filme.
Como eu não li os livros onde Viola aparece, o que vi pela internet é que o filme não fez juz ao seu arco e que ela é muito mais interessante no livro. Talvez seja verdade pois achei Viola meio apagada no filme e não me apeguei a ela como aconteceu com Todd (Holland deixa qualquer personagem carismático, é impressionante).
Eu fiquei incomodada com a parte onde Viola precisa se comunicar com a nave que vai levar 4 mil pessoas para o planeta, depois de uma viagem espacial de mais de 60 anos. Para mim, esse é o ponto principal de toda a história e é mencionado rapidamente, apenas umas duas ou três vezes ao longo do roteiro. Queria ter visto mais disso.

O livro ou o filme? Embora eu ache que o filme poderia ter sido um pouquinho mais longo para retartar alguns desses aspectos que ficaram perdidos, no geral, o filme faz um bom trabalho em manter a história da trilogia intacta. Isso desperta vontade de ler os livros, aprofundar os personagens e descobrir mais detalhes sobre tudo, porque a história em si é muito boa. Eu adorei ambos, livro e filme, e pretendo continuar lendo a trilogia.
Então, desta vez, a disputa dará em empate.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/06/o-livro-ou-o-filme-o-mundo-em-caos-de.html

AlanaDeduck 21/06/2021

Mundo em caos
Achei a ideia bem original, a leitura é fluida e fácil. Senti que tem alguns "buracos" no enredo, mas considerando que tem uma continuação, talvez isso seja sanado. Final surpreendente. Considero mais infanto juvenil.

@leituraesurto 21/06/2021

Interessante
Esse livro foi MUITO interessante para mim, foi a primeira distopia/ficção que eu li.

Eu simplesmente amei esse livro pq ele me prendeu de um jeito que nenhum outro fez,(no mês que eu li) eu ficava muito ansiosa para saber o que ia conhecer.

Confesso que li esse livro todo pq queria conhecer o universo do Tood (o principal) e gostei muito do que li.

A escrita é muito cansativa, tem muita coisa que não precisava ser citada. Mas eu já sou acostumada com esse tipo de leitura e li sem dificuldade.

Se você quiser ler esse livro, tem que entender que o personagem principal é imaturo e faz algumas coisas burras, afinal ele só tem 13 anos. Mas isso não atrapalha na leitura, pq ele aprende com as burradas dele.

Não gostei do final, fiquei muito confusa. Mas gostei muito do livro em si.

Enfim, amei esse livro e com certeza vou ler o segundo.??

Aninha 13/03/2023minha estante
talvez você devesse dar uma olhada no segundo livro :) (btw a menina não morreu

Bia || @bia.bookstan 17/06/2021

diferente
?O Ruído é como um homem sem filtro e, sem um filtro, um homem é apenas caos em movimento?
Não sei até agora como chamar esse livro, já que ele tem elementos de distopia, sci-fi e fantasia ao mesmo tempo (???).
Nunca tinha lido nada parecido com esse livro antes, e a primeira experiência foi interessante.
Amei a Viola, mas o Todd eu demorei a amar (que tipo de criança fica BATENDO em um cachorro pra fazer ele calar a boca?? -isso não é um spoiler).
O final aberto me fez querer morrer (vou precisar ler o 2º livro rápido, porque eu juro que se acontecer o que eu penso vai ser PÉSSIMO E EU VOU CHORAR POR UMA SEMANA)
Enfim, leiam Mundo em Caos e se preparem para chorar.
@leituraesurto 21/06/2021minha estante
Ele não bate de verdade no manchee. ele faz, mas não para pegar de verdade.